MATO GROSSO

MT Hemocentro irá realizar coletas de sangue neste sábado (11)

Publicado em

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, realizará coletas neste sábado (11.01), das 7h30 às 12h. A ação busca facilitar a doação para aqueles que não podem comparecer durante os dias úteis da semana.

Embora haja a necessidade por todos os tipos sanguíneos, os tipos O- e A- estão em estado de atenção. A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, ressaltou que a iniciativa busca reforçar os estoques de sangue da unidade especializada.

“Estamos iniciando o ano com baixa no estoque e, por isso, abriremos excepcionalmente neste sábado. Convidamos os doadores que não conseguem comparecer durante os dias úteis da semana, bem como aqueles que desejam ajudar ao próximo, ao realizarem a doação de sangue”, disse.

Para doar sangue, é preciso apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada. A faixa etária para doação é de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias. Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

Leia Também:  Programa Palavra Literária estreia quarta temporada neste sábado (24)

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses.

São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

Serviço

Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento do MT Hemocentro. O voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.

O banco de sangue fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Vereador Horácio Pereira repudia conduta de capitão da PM em Brasnorte e pede atenção urgente à saúde mental dos militares

Published

on

Em entrevista ao MT,TRANSPARÊNCIA,  o vereador de Tangará da Serra, Horácio Pereira, que integra a mobilização estadual entre as câmaras municipais em defesa dos policiais e bombeiros militares, comentou sobre o caso envolvendo o comandante da PM de Brasnorte e um soldado subordinado:

“Antes de qualquer coisa, quero deixar claro meu total repúdio ao comportamento do capitão. A atitude dele foi vergonhosa, desrespeitosa e completamente incompatível com a postura que se espera de um oficial da Polícia Militar.”

Horácio também chamou atenção para o que considera o verdadeiro problema por trás de episódios como esse:

“Estamos tratando de uma tropa exausta, sobrecarregada, sem estrutura e muitas vezes sem apoio psicológico. Muitos militares estão vivendo no limite. O que aconteceu em Brasnorte é grave, mas é também um retrato do abandono que essa categoria vem sofrendo há anos.”

O vereador aproveitou para fazer um apelo à imprensa:

“Infelizmente, alguns meios de comunicação acabam querendo inflamar ainda mais esse tipo de situação. Isso não ajuda em nada. O momento exige responsabilidade, respeito e equilíbrio. Não se trata de proteger erro, mas de cuidar das consequências para toda a instituição.”

Leia Também:  Programa Palavra Literária estreia quarta temporada neste sábado (24)

Ele reforçou seu apoio ao soldado envolvido:

“Espero que o soldado receba todo o apoio necessário – jurídico, emocional e institucional. E que a Corregedoria da Polícia Militar atue com rigor, acompanhando o caso de forma isenta e transparente.”

Por fim, deixou um alerta ao Governo do Estado:

“Nossos combatentes estão como granadas: prontos para explodir a qualquer momento. O Governo precisa agir com urgência. A tropa está pedindo socorro. Nós, vereadores, seguiremos cobrando, nos mobilizando e defendendo a valorização dos nossos heróis de farda.”

Jornalista: Luan Schiavon

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA