CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá fortalece parceria com Iphan na restauração de imóveis históricos

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá reafirma seu compromisso com a preservação do patrimônio cultural ao fortalecer a parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na restauração de imóveis tombados no Centro Histórico da capital mato-grossense.

O lançamento das obras de restauração da sede do Iphan, localizada na Rua Sete de Setembro, foi anunciado nesta semana pelo presidente nacional do instituto, Leandro Grass. A iniciativa conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será executada em colaboração com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do projeto Canteiro Modelo de Conservação.

O projeto Canteiro Modelo de Conservação, desenvolvido pela UFMT em parceria com o Iphan, visa à restauração de imóveis históricos, incluindo residências de famílias de baixa renda, promovendo a inclusão social e a preservação cultural. A iniciativa já beneficiou diversas edificações no Centro Histórico de Cuiabá, contribuindo para a revitalização da região e o fortalecimento do turismo cultural.

Com investimentos que somam R$ 2,5 milhões, as obras de restauração abrangem, além da sede do Iphan, a Casa de Bem-Bem, outro importante imóvel histórico da cidade. A Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e de Cultura, acompanha de perto as intervenções, reforçando o compromisso da gestão com a conservação do patrimônio histórico e a promoção da cultura local. 

Leia Também:  Criação de cooperativa impulsiona avanço da cadeia da apicultura, que faz parte do programa Agro da Gente

A parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, o Iphan e a UFMT representa um avanço significativo na preservação do Centro Histórico da cidade, garantindo que as futuras gerações possam conhecer e valorizar a rica história e cultura cuiabanas.

#PraCegoVer

A imagem mostra as autoridades posicionadas em frente a sede do Iphan no Centro Histórico de Cuiabá, para anúncio da reforma do prédio.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Mais de 56 mil pessoas já aproveitaram ônibus grátis em Cuiabá

Published

on

Mais de 56 mil pessoas aproveitaram passagem de ônibus gratuita em Cuiabá, no feriado de 1° de maio, Dia do Trabalhador e no domingo (4). A gratuidade do transporte coletivo é resultado da Lei 7.248 sancionada em 29 de abril, pelo prefeito Abilio Brunini, que garante tarifa zero aos domingos e também nos feriados – mediante decreto.

No dia 4, 28.671 pessoas foram beneficiadas, conforme registros da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Os números ultrapassaram em 949 passagens gratuitas que o dia 1º de Maio, quando a Tarifa Zero também foi aplicada. No total, já são 56.393 passagens gratuitas só este mês.

Com a nova legislação em vigor, a estimativa é de que as pessoas aproveitem mais as atividades de lazer, visitando parques da cidade, pontos culturais, esportivos e turísticos acompanhados de toda família.

A ação da Prefeitura de Cuiabá promove a inclusão social e a participação dos cidadãos, garantindo que todos tenham acesso às oportunidades, independente da condição financeira. “Isso reforça o compromisso da gestão municipal com a inclusão social, a mobilidade acessível e o fortalecimento do transporte público como ferramenta de cidadania”, frisou a vice-prefeita e secretária da Semob, coronel Vânia Rosa.

Leia Também:  Eleição define composição de novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá

Para o prefeito Abilio Brunini não restam dúvidas de que o ganho é compartilhado. “Estamos conduzindo as ações com responsabilidade, e uma delas, foi a economia que tivemos desde que assumimos a administração. Como resultado, cumprimos compromissos com dívidas e estamos conseguindo proporcionar melhoria de qualidade de vida para os cidadãos. Isso nos dá indícios de que devemos perseguir no propósito, ajustando e economizando para ampliar em mais projetos”, pontuou.

No Dia do Trabalhador, quando a medida já havia sido aplicada de forma pontual, o prefeito Abilio, acompanhado da primeira-dama e vereadora Samantha Iris e vereadores, percorreu de ônibus o trajeto entre o Centro e o bairro Tijucal, conversou com diversos passageiros. Entre eles, alguns não sabiam que a passagem era de graça, nem se atentaram quando passaram a catraca. A novidade, no entanto, deixou muitos deles empolgados porque vislumbraram a oportunidade de passear com os filhos.

CARTÃO TRANSPORTE

A Tarifa Zero é válida apenas para Cuiabá e não se aplica ao transporte intermunicipal entre Cuiabá e Várzea Grande.

Para usufruir do benefício, é necessário possuir o cartão transporte, que pode ser solicitado pelo link https://amtu.com.br/solicitacao-de-cartao-transporte, nas cabines da MTU, nos terminais/estações de transporte ou com monitores devidamente identificados.

Leia Também:  Servidores públicos municipais podem fazer pós-graduação em Direito Administrativo e Gestão Pública; veja como se inscrever 

#PraCegoVer

A imagem mostra um ônibus do transporte coletivo que estaria na Estação Alencastro, uma vez que do outro lado é a Igreja Matriz, no centro de Cuiabá. E várias pessoas passando pela faixa de pedestres que está a frente do ônibus.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA