MATO GROSSO

Detran orienta mais de 3 mil pessoas sobre segurança no trânsito

Publicado em

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) realizou 16 ações educativas, impactando 3.028 pessoas em palestras, pit stops educativos e na ação integrada “Amigo da Rodada” durante o mês de fevereiro.

Dentre as iniciativas de destaque estiveram as campanhas de Volta às Aulas e de Carnaval. A campanha de Volta às Aulas envolveu visitas, orientações e palestras educativas voltadas para pais, responsáveis e a comunidade escolar em unidades de ensino de Cuiabá e Várzea Grande.

Além disso, foram realizadas blitzes educativas, com apoio da Coordenadoria de Fiscalização de Trânsito do Detran, abordando condutores e reforçando a importância do uso do cinto de segurança e dos dispositivos adequados para o transporte de crianças, conforme a faixa etária.

Já a campanha de Carnaval teve como foco a conscientização sobre a segurança no trânsito, especialmente os riscos da combinação de álcool e direção. Durante o feriado, mais de mil pessoas foram abordadas e orientadas, incluindo condutores que viajaram para destinos festivos e foliões de blocos carnavalescos.

Leia Também:  Governo de MT institui programa de residência técnica para estudantes de pós-graduação

A coordenadora de Ações Educativas de Trânsito do Detran-MT, Gresiella Almeida, destacou a importância das campanhas sazonais na promoção da educação para o trânsito.

“Todos desempenham um papel essencial na construção de um trânsito mais seguro. Por isso, realizamos ações contínuas para reforçar normas e condutas seguras, além de sensibilizar pedestres, motoristas e ciclistas sobre os riscos que podem surgir quando as regras de trânsito não são respeitadas. Nosso objetivo é sempre a conscientização para reduzir os sinistros”, enfatizou a coordenadora.

Além dessas iniciativas, o Detran-MT também realizou, em fevereiro, ações integradas com outras instituições do Sistema Nacional de Trânsito, promovendo orientações dentro do programa Rodovida para condutores que trafegavam pelas rodovias do estado.

As atividades contaram com a participação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), da Guarda Municipal de Várzea Grande e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Leia Também:  Ipiranga do Norte é contemplada com mais de R$ 345,9 milhões em recursos do Estado

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros apresenta proposta de programa para ampliar regularização de empresas em Mato Grosso

Published

on

Com foco na desburocratização e no fortalecimento do ambiente de negócios em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) apresentou ao Sebrae-MT uma proposta de parceria para ampliar a regularização de empresas de baixo risco. A iniciativa foi discutida em reunião realizada no Quartel do Comando-Geral, em Cuiabá, na tarde desta sexta-feira (19.6).

A iniciativa faz parte do Programa Empresa Segura MT, desenvolvido pelo CBMMT para ampliar o alcance das orientações sobre segurança contra incêndio e pânico e facilitar o acesso dos empreendedores ao processo de regularização junto à corporação.

Segundo o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a proposta busca unir esforços para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização e fortalecer a segurança das empresas em Mato Grosso.

“O nosso objetivo é aproximar ainda mais o Corpo de Bombeiros dos empreendedores mato-grossenses. Muitas vezes, a falta de informação acaba sendo um obstáculo para a regularização, mesmo quando o processo é simples, digital e de baixo custo. Com essa iniciativa, queremos ampliar o acesso às orientações, facilitar a regularização das empresas e, consequentemente, aumentar a segurança das edificações e da população. Quando promovemos a prevenção, ganham os empresários, ganham os municípios e ganha toda a sociedade”, destacou.

Leia Também:  Fiscalização apreende 13,3 kg de pescado ilegal durante patrulhamento em Poconé

Durante o encontro, representantes das duas instituições discutiram formas de cooperação para levar informações sobre regularização empresarial a um número maior de municípios. Entre as ações previstas estão a capacitação de agentes do Sebrae para orientar empreendedores, a produção de materiais educativos e a realização de campanhas informativas.

A proposta também prevê a utilização da rede de atendimento do Sebrae como apoio na disseminação de informações sobre o licenciamento simplificado, modelo voltado às atividades classificadas como de baixo risco. A medida busca facilitar o acesso dos empresários às orientações necessárias para a regularização de seus estabelecimentos.

Para o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae-MT, Sandro Rossi, a proposta apresentada pelo CBMMT está alinhada ao trabalho desenvolvido pela instituição junto aos pequenos negócios e pode contribuir para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização.

“A orientação aos empreendedores faz parte da missão do Sebrae. Temos uma rede de atendimento presente em praticamente todo o Estado e entendemos que a informação é fundamental para que o empresário consiga tomar decisões e cumprir suas obrigações com mais segurança”, afirmou.

Leia Também:  Eugênio Pacelli é o novo professor notável da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso

Além de contribuir para a segurança das edificações, a iniciativa pretende incentivar a conformidade das atividades empresariais e fortalecer o ambiente de negócios no Estado.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA