A Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) publicou, nesta segunda-feira (24.11), o edital para seleção dos 14 Monitores de Língua Inglesa da rede pública estadual que participarão da nova edição do Programa de Intercâmbio MT no Mundo, que acontecerá em 2026.
A inscrição para participar pode ser realizada por todos os servidores da rede estadual de ensino que estejam lotados no Órgão Central ou nas Diretorias Regionais de Educação (DREs) no ano letivo de 2026, através do link.
Para participar, o servidor deve ser efetivo ou contratado da Seduc e possuir vínculo ativo no ano de 2025 e continuidade ou renovação em 2026 até o momento de embarque ao país de destino.
Além disso, o candidato também deve ter nível superior completo e proficiência mínima de B1 no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR), que deverá ser comprovado através de exame de proficiência TOEIC ou TOEFL.
A seleção dos monitores conta com duas etapas: a primeira consiste na análise documental do candidato, verificando a conformidade dos materiais enviados no período de inscrição.
Já para a segunda etapa, será realizada uma entrevista, de forma online. O objetivo é avaliar o perfil profissional, motivação e capacidade de comunicação em inglês.
Os servidores convocados deverão participar de reuniões, palestras e videoconferências presenciais ou online, quando solicitado pela Seduc ou pela DRE. Da mesma forma, também deverão acompanhar avisos, comunicados e informações oficiais sobre o programa e acompanhar, auxiliar e supervisionar os estudantes do grupo.
Com três semanas de duração em um país de língua inglesa, o programa faz parte da Política Educacional de Línguas Estrangeiras da Seduc, uma das 30 políticas que compõem o Plano Educação 10 Anos, que busca posicionar a rede estadual entre as cinco mais bem avaliadas do país até 2032.
Com foco na desburocratização e no fortalecimento do ambiente de negócios em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) apresentou ao Sebrae-MT uma proposta de parceria para ampliar a regularização de empresas de baixo risco. A iniciativa foi discutida em reunião realizada no Quartel do Comando-Geral, em Cuiabá, na tarde desta sexta-feira (19.6).
A iniciativa faz parte do Programa Empresa Segura MT, desenvolvido pelo CBMMT para ampliar o alcance das orientações sobre segurança contra incêndio e pânico e facilitar o acesso dos empreendedores ao processo de regularização junto à corporação.
Segundo o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a proposta busca unir esforços para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização e fortalecer a segurança das empresas em Mato Grosso.
“O nosso objetivo é aproximar ainda mais o Corpo de Bombeiros dos empreendedores mato-grossenses. Muitas vezes, a falta de informação acaba sendo um obstáculo para a regularização, mesmo quando o processo é simples, digital e de baixo custo. Com essa iniciativa, queremos ampliar o acesso às orientações, facilitar a regularização das empresas e, consequentemente, aumentar a segurança das edificações e da população. Quando promovemos a prevenção, ganham os empresários, ganham os municípios e ganha toda a sociedade”, destacou.
Durante o encontro, representantes das duas instituições discutiram formas de cooperação para levar informações sobre regularização empresarial a um número maior de municípios. Entre as ações previstas estão a capacitação de agentes do Sebrae para orientar empreendedores, a produção de materiais educativos e a realização de campanhas informativas.
A proposta também prevê a utilização da rede de atendimento do Sebrae como apoio na disseminação de informações sobre o licenciamento simplificado, modelo voltado às atividades classificadas como de baixo risco. A medida busca facilitar o acesso dos empresários às orientações necessárias para a regularização de seus estabelecimentos.
Para o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae-MT, Sandro Rossi, a proposta apresentada pelo CBMMT está alinhada ao trabalho desenvolvido pela instituição junto aos pequenos negócios e pode contribuir para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização.
“A orientação aos empreendedores faz parte da missão do Sebrae. Temos uma rede de atendimento presente em praticamente todo o Estado e entendemos que a informação é fundamental para que o empresário consiga tomar decisões e cumprir suas obrigações com mais segurança”, afirmou.
Além de contribuir para a segurança das edificações, a iniciativa pretende incentivar a conformidade das atividades empresariais e fortalecer o ambiente de negócios no Estado.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade