MATO GROSSO

Parceria da SES e Ministério da Saúde capacita gestores para melhorar o acesso da população ao atendimento médico

Publicado em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizou, nesta semana, a oficina de ativação do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), promovida pelo Ministério da Saúde. O objetivo é melhorar o acesso da população aos atendimentos médicos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS), reduzir as filas de espera e otimizar a gestão dos serviços de saúde.

O evento foi ocorreu na Escola dos Servidores do Poder Judiciário, na sexta-feira (21.2).

“Embora esta capacitação seja um programa do Ministério da Saúde, ela complementa as ações que a Secretaria de Estado já vem desenvolvendo, fortalecendo o plano estadual de saúde e alinhando com as agendas locais dos municípios, através de seus planos municipais. É assim que podemos, de forma integrada, promover a transformação necessária, levando a mudança concreta e garantindo mais acesso e qualidade para o cidadão”, declarou o secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde, Juliano Melo.

A oficina teve o propósito de capacitar e integrar as equipes para que o programa Mais Acesso a Especialistas seja implementado de forma eficaz, promovendo a ampliação do acesso aos serviços especializados, principalmente em áreas com alta demanda e em regiões de difícil acesso. Ela também focou no fortalecimento da cooperação entre os setores da saúde, promovendo uma gestão mais eficiente e resolutiva, com a participação ativa dos profissionais de saúde e dos gestores locais.

Leia Também:  Polícia Militar prende jovem por tráfico e associação criminosa e apreende simulacro de arma de fogo

Durante a oficina, foram discutidos pontos como a organização e implementação das ofertas de cuidado especializado, como consultas e exames, além de estratégias para prevenir a fragmentação do atendimento, garantindo a continuidade do cuidado dos pacientes, desde o diagnóstico até o acompanhamento clínico.

“Quero parabenizar a Secretaria de Estado do Mato Grosso pela realização do evento, que a gente está chamando de oficinas de ativação desse programa que vem atender a um anseio histórico, que era o acesso do cidadão e da cidadã a ações de atenção especializada. Esse programa vem para melhorar e organizar melhor os serviços de atenção especializada em cinco ações específicas, oftalmologia, cardiologia, ortopedia, otorrinologia, câncer e oncologia”, frisou o diretor do Departamento de Programas Estratégicos do Ministério da Saúde, André Luís Bonifácio de Carvalho.

Também participaram da oficina o superintendente da Secretaria Estadual do Ministério da Saúde, Altir Antônio Peruzzo, e Fátima Malinski, que é secretária Municipal de Saúde de Santa Carmem, vice-presidente regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems) na região de saúde Teles Pires e membro da Comissão de Acompanhamento da Contratualização (CAC) dos hospitais contratualizados da região Teles Pires.

Leia Também:  Operações Integradas prendem mais de 80 e apreendem 40 armas de fogo em Cáceres

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Parceria entre Governo e municípios do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia: “Visão dessa gestão nos ajuda a planejar as obras”, afirma prefeito

Published

on

O Governo de Mato Grosso firmou, nesta quarta-feira (24.6), convênios para a realização de R$ 110 milhões em investimentos nos municípios do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia. No total, 28 parcerias para melhorias em infraestrutura e educação foram assinadas durante o encontro dos prefeitos da região, com o governador Otaviano Pivetta, no Palácio Paiaguás.

“Com essas parcerias queremos reduzir cada vez mais a burocracia para que os recursos do Estado cheguem a quem realmente está lá na ponta, que é a população. Nos últimos anos, essa gestão conseguiu reverter a situação financeira do Estado, impulsionou o crescimento e está levando para os municípios, atuando em total parceria com os prefeitos, que são quem conhecem e tem autoridade para realizar essas obras”, destacou o governador Otaviano Pivetta.

Para o prefeito de Guarantã do Norte, Márcio Gonçalves, essa forma de parceria entre Governo do Estado e prefeituras, traz resultados importantes, pois escuta quem conhece as demandas de cada município, como a ampliação de salas de aula na Escola Municipal Professora Sueli Olmira Pereira.

“Essa visão do Governo de Mato Grosso de atuar em parceria com as prefeituras vai nos ajudar a planejar as obras para que saiam do papel o quanto antes e a gente consiga evitar situações como o período chuvoso. O município vai conseguir tocar a obra mais de perto, com atenção”, afirmou.

Leia Também:  Sefaz realiza audiência pública para discutir diretrizes orçamentárias de 2027

Todos os convênios firmados nesta quarta-feira de Guarantã do Norte foram na área de Educação, num total de R$ 10,8 milhões. O município terá ampliação de salas de aula em outra escola e a construção de uma escola estadual no bairro Jardim Araguaia. Já o município de Carlinda firmou convênios para desenvolvimento urbano, com construção de asfalto novo em estradas vicinais e ruas do distrito Del Rey, e na educação, com a construção de uma piscina semiolímpica na escola municipal Manoel Bandeiras. No total, serão R$ 15,5 investidos em Carlinda.

Para o prefeito de Carlinda, Pastor Fernando, tanto a reunião com os prefeitos, ouvindo cada um para fazer investimentos onde cada município mais precisa, vai trazer inúmeros resultados. “Essa colaboração entre Estado e município faz o Estado crescer e os resultados vêm”, ressaltou.

O Vale dos Teles Pires e Portal da Amazônia contemplam os municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte.

Leia Também:  Polícia Militar detém três suspeitos por tráfico ilícito de drogas em Cuiabá

Também foram assinados convênios para investimentos em Alta Floresta, no total de R$ 4,4 milhões, para melhorias na infraestrutura urbana do município; com Itaúba, de R$ 7,3 milhões, para construção de asfalto e construção de arquibancada; Matupá terá R$ 14,4 milhões para fazer a reforma geral e a construção de uma nova escola estadual.

Nova Bandeirantes ganhará um nova quadra e terá construção de asfalto em ruas do município, no total de R$ 4,7 milhões; Nova Canaã do Norte assinou convênios e terá investimento do Estado para melhorias na infraestrutura urbana no total de R$ 4,9 milhões; Nova Guarita terá recursos estaduais para asfalto novo em área urbana no montante de R$ 2 milhões e Nova Santa Helena terá R$ 3,2 milhões para iluminação pública e a construção de um pórtico.

Também tiveram convênios assinados os municípios de Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo e Marcelândia.

Participaram da reunião os deputados federais Juarez Costa e Fábio Garcia; e os deputados estaduais Nininho, Dilmar Dal Bosco e Diego Guimarães.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA