CIDADES

Várzea Grande se destaca em Mato Grosso e vira referência na execução de recursos da cultura

Publicado em

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Maria Fernanda Figueiredo, recebeu, na tarde desta segunda-feira (1º), representantes do Ministério da Cultura (MinC) para uma reunião de alinhamento e acompanhamento das ações desenvolvidas pelo município por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Participaram do encontro a coordenadora do Escritório Estadual do Ministério da Cultura em Mato Grosso, Lígia Viana, a superintendente de Cultura de Várzea Grande, Lu Arruda, além de equipes técnicas da área cultural.

A reunião teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre a execução do Plano de Aplicação de Recursos (PAR), validar os procedimentos adotados pelo município e discutir os próximos passos para a continuidade dos investimentos destinados ao fortalecimento da cultura local.

Durante o encontro, a coordenadora do Escritório Estadual do Ministério da Cultura, Lígia Viana, destacou que Várzea Grande vem se consolidando como referência na execução da Política Nacional Aldir Blanc em Mato Grosso.

“Viemos parabenizar a Superintendência de Cultura pelo excelente trabalho que está sendo desenvolvido em relação à Política Nacional Aldir Blanc. Várzea Grande foi um dos primeiros municípios a lançar os editais e já possui três editais em andamento, além de um planejamento estruturado para as próximas etapas. O município está cumprindo o calendário previsto no Plano de Aplicação de Recursos, construído a partir de uma ampla escuta pública que envolveu os diversos segmentos culturais. Isso demonstra compromisso, organização e respeito aos fazedores de cultura”, afirmou.

Lígia ressaltou ainda que os investimentos em cultura geram impactos positivos para toda a sociedade.

Leia Também:  Cartão de Confirmação do processo seletivo já pode ser consultado

“Cada real investido em cultura retorna cerca de cinco reais para a economia. Além da geração de emprego e renda, os recursos fortalecem os trabalhadores da cultura e promovem transformação social. Fiquei muito feliz em saber que Várzea Grande estuda a criação de uma secretaria exclusiva para a Cultura. Isso representa reconhecimento, valorização e fortalecimento das políticas culturais no município”, destacou.

A superintendente de Cultura, Lu Arruda, explicou que a reunião foi importante para validar o trabalho que vem sendo realizado pela gestão municipal e garantir maior segurança aos fazedores de cultura.

“Havia algumas dúvidas por parte dos agentes culturais e também de representantes da sociedade sobre a execução do PAR. A presença da Lígia em Várzea Grande reforça a certeza de que estamos no caminho certo. O PAR é o documento que orienta como serão aplicados os recursos da PNAB por meio dos editais, e essa validação do Ministério da Cultura nos dá ainda mais segurança para dar continuidade ao trabalho”, explicou.

Segundo Lu Arruda, o município já avança na execução do segundo ciclo da política cultural.

“Concluímos o primeiro ciclo com excelência e agora estamos no segundo ciclo, com um planejamento muito bem estruturado. Já temos três editais abertos, sendo que um deles iniciará os pagamentos em breve. Nossa meta é executar pelo menos 60% dos recursos até o final deste ano para garantir o acesso ao terceiro ciclo de investimentos, em 2027. Além disso, estamos ampliando a participação das associações culturais do município, fortalecendo ainda mais o setor”, pontuou.

A secretária municipal Maria Fernanda Figueiredo destacou que a reunião reforça a transparência e o compromisso da gestão com o desenvolvimento cultural de Várzea Grande.

Leia Também:  Alunos aprendem formas de utilização adequada de aparelhos eletrônicos

“Receber a equipe do Ministério da Cultura demonstra que estamos trabalhando de forma alinhada às diretrizes nacionais e comprometidos com a correta aplicação dos recursos públicos destinados à cultura. Nosso objetivo é garantir que esses investimentos cheguem aos artistas, produtores culturais, coletivos e instituições que contribuem diariamente para a preservação da identidade cultural de Várzea Grande. A cultura é uma ferramenta de transformação social, geração de oportunidades e fortalecimento da cidadania”, afirmou.

A reunião reforçou a parceria entre o município e o Ministério da Cultura e consolidou o compromisso de Várzea Grande em ampliar as políticas públicas voltadas ao setor cultural, garantindo que os recursos da Política Nacional Aldir Blanc continuem impulsionando projetos, ações e iniciativas que beneficiam a população e fortalecem a economia criativa local.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Atletas revelados pelo VG Mais Esporte conquistam período de avaliação nas categorias de base do Cruzeiro

Published

on

O esporte de Várzea Grande alcançou mais uma importante conquista. Os jovens atletas Gabriel Sales Duarte, de 15 anos, e Juan David, de 14 anos, foram selecionados para realizar um período de avaliação técnica nas categorias de base do Cruzeiro, um dos maiores clubes do futebol brasileiro. A oportunidade é resultado do trabalho desenvolvido pelo projeto VG Mais Esporte, executado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), por meio da Superintendência de Esportes.

Os atletas embarcam para Belo Horizonte nesta semana, onde permanecerão por 15 dias no centro de treinamento do clube mineiro. Durante esse período, serão avaliados pela comissão técnica do Cruzeiro e poderão conquistar uma vaga definitiva nas categorias de base da equipe.

Gabriel Sales Duarte, aluno da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Paulo Freire, localizada na região do bairro Mapim, não escondeu a emoção ao falar sobre a oportunidade.

“Meu coração está a mil. É uma oportunidade que sempre sonhei e vou dar o meu máximo para conseguir essa vaga. Vou dar meu sangue dentro de campo para mostrar meu futebol e realizar o sonho de me tornar um jogador profissional. Também quero agradecer aos professores e ao projeto VG Mais Esporte por acreditarem no meu potencial e me darem essa oportunidade”, afirmou.

Já Juan David, estudante do 9º ano, morador do bairro Canelas e natural da Colômbia, vive em Várzea Grande há oito anos e também encara a experiência como a realização de um sonho de infância.

“Estou muito grato por essa oportunidade. Sempre sonhei em ser jogador de futebol e acredito que estou preparado para esse desafio. Tenho fé que vou conseguir fazer um bom teste e conquistar meu espaço. Vou aproveitar cada momento para mostrar tudo o que aprendi”, disse o atleta.

A emoção também toma conta da família dos jovens. A mãe de Juan, Yully Rocio, destacou o orgulho de ver o filho alcançando uma oportunidade tão importante.

Leia Também:  Prefeita apresenta projeto de infraestrutura ao presidente do Carrapicho

“Meu coração está cheio de orgulho. Sou muito grata aos professores e a todos que acreditaram no meu filho. Essa é uma oportunidade enorme e nós sempre acreditamos no potencial dele. Tenho fé que ele vai crescer muito e alcançar seus sonhos. Só tenho a agradecer por tudo que estão proporcionando para ele”, declarou.

O professor Elias Rosa, responsável pelas aulas de futebol do projeto VG Mais Esporte, explicou que os dois atletas passaram por um rigoroso processo de seleção antes de serem indicados ao clube mineiro.

“Temos vários polos esportivos em Várzea Grande e realizamos uma seleção dos atletas que mais se destacam. Os professores fizeram uma primeira avaliação e encaminharam os melhores para um grupo especial de treinamento no polo do Ipase. Lá fizemos uma nova seleção e identificamos aqueles que tinham condições de disputar uma oportunidade em um grande clube. Conseguimos essa avaliação junto ao coordenador do Cruzeiro e agora eles terão a chance de mostrar seu talento”, explicou.

Segundo o treinador, os jovens permanecerão durante duas semanas dentro da estrutura do clube, sem custos para as famílias.

“Eles vão ficar alojados no Cruzeiro durante esse período de avaliação. Será uma experiência muito importante. Agora depende deles dentro de campo. Nós fizemos nossa parte, treinamos, orientamos e acreditamos muito no potencial dos dois. Eles foram escolhidos porque se destacaram entre muitos atletas e possuem qualidade. A expectativa é muito boa”, destacou.

Para a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, a seleção dos atletas demonstra a importância dos investimentos realizados no esporte como ferramenta de transformação social.

“Ver dois jovens de Várzea Grande sendo selecionados para um período de testes em um dos maiores clubes do Brasil é motivo de muito orgulho para todos nós. Isso mostra que o esporte abre portas, transforma vidas e cria oportunidades reais para nossos estudantes. O VG Mais Esporte foi criado justamente para isso: revelar talentos, promover inclusão social e oferecer perspectivas para nossas crianças e adolescentes. Estamos na torcida para que Gabriel e Juan tenham muito sucesso e representem nossa cidade da melhor forma possível”, afirmou.

Leia Também:  Equipes da Saúde ampliam serviços levados ao 1º mutirão social do bairro Capela do Piçarrão

O projeto VG Mais Esporte atende centenas de crianças e adolescentes em diferentes modalidades esportivas e tem se consolidado como uma importante ferramenta de inclusão, cidadania e desenvolvimento de novos talentos no município.

Agora, as atenções se voltam para Belo Horizonte. Com as malas prontas e muitos sonhos na bagagem, Gabriel e Juan carregam não apenas a expectativa de conquistar uma vaga no Cruzeiro, mas também o orgulho de representar Várzea Grande em um dos maiores centros de formação de atletas do país.

O superintendente de Esportes de Várzea Grande, Edimilson “Piranha”, destacou que a ida dos dois atletas para um período de testes no Cruzeiro é resultado do trabalho desenvolvido pelo projeto VG Mais Esporte e do investimento da Prefeitura nas categorias de base.

“É motivo de muito orgulho ver dois atletas preparados por nós recebendo uma oportunidade em um clube do tamanho do Cruzeiro. Temos muitos talentos em Várzea Grande e estamos trabalhando para abrir portas para esses jovens. Agradeço à prefeita Flávia Moretti pelo apoio ao esporte e aos nossos professores, que fazem um trabalho fundamental na formação desses atletas. Acredito muito no potencial dos dois e espero que aproveitem essa oportunidade da melhor forma possível”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA