MATO GROSSO

Seduc alinha investimentos com municípios dos vales do Cuiabá e do Araguaia

Publicado em

Representantes de 42 municípios dos vales do Rio Cuiabá e do Araguaia se reuniram, nesta sexta-feira (19.6), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para discutir demandas da educação pública com o Governo de Mato Grosso. Durante o encontro, foram assinados convênios que somam mais de R$ 60 milhões para obras de infraestrutura educacional em oito municípios.

A reunião faz parte do ciclo de 10 encontros regionais organizados pelo Estado para ouvir prefeitos, secretários municipais de Educação e equipes técnicas. A iniciativa busca atualizar o diagnóstico das redes municipais e alinhar ações em áreas como construção e reforma de escolas, creches, transporte escolar, aquisição de equipamentos e programas pedagógicos desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Durante a agenda, a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle Soares, apresentou um balanço dos convênios firmados com os municípios, das entregas realizadas nos últimos sete anos e meio e das ações previstas até 2026.

Os gestores municipais também apresentaram demandas consideradas prioritárias para suas regiões, como a ampliação da oferta de vagas em creches, a melhoria da estrutura física das escolas e a renovação da frota do transporte escolar.

Segundo Flávia, os investimentos do Estado nas duas regiões, entre 2020 e 2026, ultrapassam R$ 580 milhões. O valor considera convênios, transporte escolar, construção de creches, aquisição de patrimônio e programas como o Alfabetiza MT e o Mais MT Muxirum.

Leia Também:  Seduc apresenta resultados de 2023 do Pré-Enem Digit@l nesta terça-feira (19)

“São investimentos que precisam estar conectados à realidade de cada município. Por isso, esse diálogo é importante. A Seduc apresenta os dados, ouve as demandas e organiza os próximos encaminhamentos com base no que cada região aponta como prioridade”, afirmou a secretária.

O governador Otaviano Pivetta destacou que o Estado tem buscado reorganizar a rede pública de ensino e ampliar a cooperação com os municípios. Para ele, o Regime de Colaboração permite que as decisões sejam tomadas com mais precisão, porque as prefeituras conhecem de perto as necessidades das comunidades.

Pivetta afirmou que o Governo pretende manter a aproximação com os municípios, especialmente nas áreas mais sensíveis para a população. “Educação e saúde exigem presença, parceria e resposta rápida. Quando Estado e municípios trabalham juntos, a capacidade de entrega melhora”, disse.

O governador também ressaltou que a gestão municipal tem papel central na identificação das demandas locais. “Em Nobres, em Rosário Oeste ou em qualquer outro município, quem está mais perto da comunidade é a prefeitura. É ela que conhece a realidade e pode apontar onde o investimento precisa chegar primeiro”, afirmou.

Pivetta reforçou ainda que o Estado quer garantir as condições necessárias para que os municípios executem obras com qualidade.

“Queremos repassar os recursos para que prefeitos possam construir ou reformar escolas e creches bem-feitas. Nenhuma criança deve estudar em prédio inadequado, sem climatização, sem boa alimentação ou sem um ambiente educacional digno”, completou.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros Militar socorre vítima de acidente de trânsito na rodovia dos Pioneiros

O governador também determinou agilidade à Seduc no andamento das ações de reforma e construção. Segundo ele, a prioridade será avaliar o que deve ser recuperado e onde será mais adequado investir em novas estruturas, com espaços que atendam ao ensino, à alimentação, à convivência e às práticas esportivas.

O prefeito de Nobres, José Domingos Fraga, destacou que o encontro permite aos municípios apresentar necessidades com base em evidências. Para ele, os resultados já entregues mostram que a parceria entre Estado e prefeituras tem contribuído para melhorar a educação nas redes locais.

“O que vemos aqui são entregas concretas, com participação das redes municipais. O modelo proposto pelo Governo ajuda os dois lados, porque organiza os investimentos e dá mais segurança para quem precisa executar as ações”, afirmou o prefeito.

O ciclo de reuniões começou no dia 27 de maio, com os municípios da região Sul. No dia seguinte, participaram gestores das regiões do Consórcio Nascente do Pantanal e do Vale do Guaporé. Em 3 de junho, a agenda incluiu Cuiabá e Várzea Grande.

As próximas etapas, ainda com datas a serem definidas, devem reunir representantes dos demais municípios do Alto Teles Pires, Portal da Amazônia, Médio Araguaia, Portal do Araguaia, Alto Rio Paraguai e Norte Araguaia.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros apresenta proposta de programa para ampliar regularização de empresas em Mato Grosso

Published

on

Com foco na desburocratização e no fortalecimento do ambiente de negócios em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) apresentou ao Sebrae-MT uma proposta de parceria para ampliar a regularização de empresas de baixo risco. A iniciativa foi discutida em reunião realizada no Quartel do Comando-Geral, em Cuiabá, na tarde desta sexta-feira (19.6).

A iniciativa faz parte do Programa Empresa Segura MT, desenvolvido pelo CBMMT para ampliar o alcance das orientações sobre segurança contra incêndio e pânico e facilitar o acesso dos empreendedores ao processo de regularização junto à corporação.

Segundo o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a proposta busca unir esforços para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização e fortalecer a segurança das empresas em Mato Grosso.

“O nosso objetivo é aproximar ainda mais o Corpo de Bombeiros dos empreendedores mato-grossenses. Muitas vezes, a falta de informação acaba sendo um obstáculo para a regularização, mesmo quando o processo é simples, digital e de baixo custo. Com essa iniciativa, queremos ampliar o acesso às orientações, facilitar a regularização das empresas e, consequentemente, aumentar a segurança das edificações e da população. Quando promovemos a prevenção, ganham os empresários, ganham os municípios e ganha toda a sociedade”, destacou.

Leia Também:  Governo e Consórcio chegam a acordo sobre rescisão do contrato do BRT

Durante o encontro, representantes das duas instituições discutiram formas de cooperação para levar informações sobre regularização empresarial a um número maior de municípios. Entre as ações previstas estão a capacitação de agentes do Sebrae para orientar empreendedores, a produção de materiais educativos e a realização de campanhas informativas.

A proposta também prevê a utilização da rede de atendimento do Sebrae como apoio na disseminação de informações sobre o licenciamento simplificado, modelo voltado às atividades classificadas como de baixo risco. A medida busca facilitar o acesso dos empresários às orientações necessárias para a regularização de seus estabelecimentos.

Para o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae-MT, Sandro Rossi, a proposta apresentada pelo CBMMT está alinhada ao trabalho desenvolvido pela instituição junto aos pequenos negócios e pode contribuir para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização.

“A orientação aos empreendedores faz parte da missão do Sebrae. Temos uma rede de atendimento presente em praticamente todo o Estado e entendemos que a informação é fundamental para que o empresário consiga tomar decisões e cumprir suas obrigações com mais segurança”, afirmou.

Leia Também:  Seis prédios de igrejas centenárias de MT são restaurados com recursos do Governo do Estado

Além de contribuir para a segurança das edificações, a iniciativa pretende incentivar a conformidade das atividades empresariais e fortalecer o ambiente de negócios no Estado.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA