CUIABÁ

Central da Semob auxilia motoristas monitorando ruas e avenidas com 45 câmeras

Publicado em

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) mantém diariamente, em tempo real, a fiscalização das principais ruas e avenidas de Cuiabá, por meio de um sistema de videomonitoramento com 45 câmeras de alta tecnologia.

Algumas das avenidas monitoradas por vídeo são: Miguel Sutil, Fernando Corrêa da Costa, Historiador Rubens de Mendonça, Isaac Póvoas, Beira Rio, Tenente Coronel Escolástico, XV de Novembro, Getúlio Vargas, Oatomo Canavarros e Arquimedes Pereira Lima.

Esse videomonitoramento do Centro de Controle de Mobilidade Urbana é feito para permitir aos agentes de trânsito celeridade nos deslocamentos para atender com maior rapidez qualquer interferência nas vias públicas, quando necessário, ao mesmo tempo em que a verificação em tempo real auxilia agentes de trânsito na formulação de políticas públicas que poderão melhorar o trânsito de Cuiabá.

Um dos objetivos da central de videomonitoramento é certificar que a faixa exclusiva para ônibus não seja ocupada por outros veículos. Isso porque, quando carros e motos ocupam o espaço reservado aos ônibus, estes poderão atrasar nos pontos de parada, gerando transtorno aos usuários do transporte coletivo.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)

Além do uso da faixa exclusiva de ônibus, outra infração fiscalizada pela central de videomonitoramento são veículo pesados que transitam em horários e locais não permitidos, o que pode prejudicar o trânsito, a malha asfáltica e comprometer a fiação elétrica e de serviços de telecomunicações.

A secretária de Mobilidade Urbana, Regivânia Alves Venâncio, explica que o monitoramento é essencial aos agentes de trânsito. “As imagens possibilitam a identificação imediata de situações de riscos, acidentes, permitindo uma ação imediata dos agentes para uma boa convivência dos motoristas e pedestres”.

O agente de trânsito Fabiano Dmytro explica que outra contribuição do sistema de videomonitoramento é colaborar com vítimas de furtos e roubos de veículos.

“Trabalhamos em conjunto com a Secretaria de Estado de Segurança Pública cedendo as imagens da central de videomonitoramento, juntamente com o sistema de OCR contido nos radares para contribuir na recuperação de veículos furtados e roubados. Em casos de sinistros (quando alguém bate involuntariamente em um veículo), essas imagens podem ser solicitadas administrativamente por meio de preenchimento de formulário disponível na sede da Semob”, disse.

Leia Também:  Equipes de tapa-buracos atuam nas avenidas República do Libano e das Torres

A agente de trânsito Fernanda Paula Rosa orienta motoristas a manter dados atualizados no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para facilitar o contato da Semob quando necessário.

“Ocorrem situações das quais precisamos entrar em contato diretamente com o proprietário do veículo. Um exemplo: um veículo que está trancando uma garagem ou obstruindo pedestres porque foi estacionado no passeio. O trabalho dos agentes de trânsito não é diretamente penalizar. Mas, de orientar, buscar soluções pacíficas antes de autuar”, pontuou.

#PraCegoVer

A imagem mostra a sala de monitoramento da Semob com servidores atuando. O local é repleto de telas/monitoes com imagens em tempo real das vias de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura apresenta projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas do exterior

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá apresenta nesta terça-feira (23) o projeto Bom de Bola, Bom de Escola, iniciativa que amplia as ações de formação esportiva gratuita para crianças e adolescentes da capital. O evento contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, vereadores, secretários municipais e representantes do esporte mato-grossense.

A programação terá como destaque a participação de dois atletas cuiabanos que atualmente atuam no futebol internacional: Rikelme Hernandes, jogador do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e Lucas Calegari, lateral-direito do Eyüpspor, equipe da primeira divisão da Turquia. Os atletas irão compartilhar experiências de suas trajetórias profissionais e participar das atividades de apresentação do programa.

O projeto integra a ampliação do programa Bom Esporte, Bom de Escola e prevê atendimento gratuito a 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. A iniciativa garantirá aos participantes acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado.

Além da prática esportiva, o programa terá acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, fortalecendo a proposta de integração entre educação e esporte. A meta é estimular a permanência dos jovens na escola, promover inclusão social e oferecer novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá convida população para mais uma atividade do projeto ‘Eu Candeeiro’ nesta quinta-feira (25)

A presença de atletas que alcançaram destaque fora do país reforça um dos principais objetivos do projeto: mostrar às novas gerações que a dedicação aos estudos e ao esporte pode abrir caminhos e transformar realidades. A expectativa da Prefeitura é ampliar o alcance da iniciativa nos próximos anos, com a criação de novas vagas e parcerias voltadas à formação esportiva de crianças e adolescentes da capital.

Serviço

Evento: Apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola
Data: 23 de junho de 2026 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Mini Estádio João Faustino Lima, bairro Praeirinho, Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA