MATO GROSSO

Nova delegacia de Matupá é inaugurada com espaço mais amplo e moderno

Publicado em

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e a Polícia Civil inauguraram na manhã desta sexta-feira (22.03), a nova sede da Delegacia de Matupá. O evento contou com a participação de autoridades, imprensa e população da região. A unidade, que traz um novo padrão de estrutura, passa a contar com um espaço mais amplo, moderno e com melhores condições de atendimento aos servidores e cidadãos.

As tratativas para a construção da nova sede iniciaram no ano de 2018, após a estrutura do antigo prédio da delegacia apresentar problemas e se tornar inadequada para atender as necessidades da Polícia Civil na cidade.

As obras iniciaram em 2019 resultando em um prédio com estrutura física de 530 m², com 14 salas destinadas a cartórios, gabinetes, salas de investigadores, recepção, alojamento, cela para os presos, entre outros cômodos, atendendo toda uma estrutura para receber servidores e a população de maneira adequada, com mais conforto.

O terreno foi doado pela Prefeitura Municipal e a obra iniciou no ano de 2019, por meio da união de esforços entre entidades e instituições locais e sociedade civil. A construção também contou com apoio da Cadeia Pública de Peixoto de Azevedo, que garantiu o trabalho de reeducandos com expertises e conhecimento em construção civil na execução da fundação, levantamento de paredes, cobertura e reboco.

Foram realizados diversos leilões de madeiras apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal, sendo os valores destinados para construção da delegacia, por decisão da Justiça com pareceres favoráveis do Ministério Público. A parte de acabamento da obra foi realizada mediante convênio com a Prefeitura de Matupá, que destinou recursos ao Conselho Comunitário de Segurança Pública para finalização da obra.

Na inauguração, o secretário de Segurança Pública, César Roveri, agradeceu a todos os envolvidos no projeto pela parceria e lembrou que nenhuma liderança se faz sozinho, destacando a importância de se ter uma instituição forte, que demanda bastante e que entende o que é necessário para se crescer no estado todo, seja em tecnologia, seja em viatura, armamentos e edificações, o que tem sido feito em todo estado.

“Somente quem pensa e quem sonha consegue realizar. Temos que destacar todos aqueles que idealizaram esse sonho lá atrás para estarmos vivendo esse momento hoje. É só um breve relato do que nós estamos fazendo em toda a região, são mais de R$ 80 milhões em investimentos em Matupá. O governador tem feito esse investimento em todas as áreas, mas em especial na Segurança Pública. Hoje todos os policiais possuem uma arma individual que é uma das melhores do mundo, que é a Glock, temos armas longas, viaturas, ou seja estamos em uma condição e um momento do estado muito bom”, disse o secretário.

Leia Também:  Lacen é referência em análises laboratoriais e sequenciamento genético em Mato Grosso

Roveri ainda garantiu ao prefeito da cidade, Bruno Santos Mena, o fortalecimento da segurança na região com mais câmeras do Programa Vigia Mais MT. “Eu acho muito importante ter essa parceria com prefeitos que executam, prefeitos competentes e com as cidades que estão fazendo e executando o Vigia Mais MT, nós estamos assegurando esse reforço, porque realmente é necessário para todas as cidades, principalmente para aquelas que demonstram que querem e Matupá é uma das cidades que quer “, destacou.

A delegada-geral, Daniela Silveira Maidel, destacou que a construção da nova delegacia é um grande exemplo do trabalho conjunto de diversos atores que se uniram em prol de um objetivo em comum. “Este edifício, Secretário Roveri, é mais do que tijolos e argamassa. É o símbolo de uma comunidade que valoriza a segurança, a dignidade e o conforto tanto da população quanto dos valorosos policiais civis que aqui irão trabalhar. Graças a este investimento, temos hoje uma delegacia moderna, bem equipada e preparada para enfrentar os desafios da segurança pública no século XXI”, disse a delegada-geral.

Acompanhando todas as etapas desde o início da idealização da nova delegacia, o delegado de Matupá, Geraldo Gezoni, lembrou que o planejamento para construção da Delegacia de Polícia e todos os desafios enfrentados ao longo do caminho até a finalização da obra. 

“Uma delegacia nova não é um ambiente aconchegante apenas para os servidores da Polícia Civil, pelo contrário é um ambiente agradável para a população. A Polícia Civil acolhe diariamente em suas dependências vítimas de todos os tipos de crime, seja para registro de boletins de ocorrência, seja para coleta de oitivas ou encaminhamento para exames de corpo de delito. O povo usa muito a estrutura da Delegacia de Polícia”, disse Gezoni. 

O prefeito de Matupá, Bruno Santos Mena, ressaltou que era um dia muita felicidade com mais um prédio público de qualidade entregue à população. “É uma honra poder fazer parte da história do município de Matupá ao lado de uma população que ajuda a trabalhar. Foram muitas instituições que contribuíram, lembrando que esta é uma obra que iniciamos em 2019, estamos em 2024 e ainda me lembro da primeira reunião para construção desta delegacia. Mandamos um recurso de mais de R$ 900 mil para a câmara de vereadores aprovar o repasse no Conseg a qual foi feito, um recurso muito bem fiscalizado pelos órgãos de controle. Então é muito importante quando toda a comunidade participa e é assim que nós trabalhamos em Matupá”, ressaltou.

Leia Também:  Inscrições para o programa de residência técnica do Governo de MT terminam nesta quarta-feira (29)

A promotora de Justiça de Matupá, Rebeca Santana Rego, lembrou que a Polícia Civil é a porta de entrada para o cidadão e parabenizou todos que se empenharam para que a nova sede se tornasse uma realidade. “Quem conheceu a delegacia antiga, dispensa qualquer comentário sobre a necessidade de uma nova. A importância da Polícia civil para sociedade é incomensurável, uma vez que é a primeira porta que a comunidade bate, é o primeiro acesso à Justiça Criminal, portanto essa porta não podia manter as condições que tinha”, frisou.

O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Dilmar Dal Bosco, disse que fez questão de comparecer à inauguração da nova sede da Delegacia de Matupá, por sempre acreditar e almejar o sucesso para a cidade. “É impressionante como o Estado de Mato Grosso tem investido nos servidores públicos, principalmente no bem-estar da vida pessoal dos nossos colaboradores, principalmente para dar qualidade de vida a nós mato-grossenses e na segurança pública do estado. Tenho certeza que esta obra aqui engrandece ainda mais a nossa Polícia Civil”, disse o parlamentar.

Já o delegado Regional de Guarantã do Norte, Waner dos Santos Neves, ressaltou que a nova estrutura reflete muito bem o que Matupá espera da Polícia Civil. “Com um prédio como este, a Polícia Civil está dando a resposta a importância e a confiança que a população tem na Polícia Civil. Hoje nós temos a estrutura, temos pessoal e sabemos cumprir nossa missão que é a investigação. Então é isso que nós vamos fazer, investigar e combater crimes e esse é o nosso compromisso com a população”, ressaltou o Regional 

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma

Published

on

O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), consagrou as equipes Rescue Team São Paulo e a CBMSC Mafra como as campeãs gerais da competição, que foi encerrada nessa sexta-feira (26.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.

A Rescue Team São Paulo, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), conquistou o primeiro lugar no Desafio de Salvamento Veicular. Já a CBMSC Mafra, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), foi a vencedora do Desafio de Trauma. Os resultados refletiram o melhor desempenho técnico entre os participantes, considerando os critérios de avaliação aplicados ao longo das provas, que simularam ocorrências reais de acidentes.

Para além da disputa entre equipes, o desafio foi reconhecido como uma das principais ferramentas de capacitação prática para bombeiros e profissionais de emergência. Durante três dias, 46 equipes de 16 estados e do Distrito Federal enfrentaram cenários realísticos com vítimas presas às ferragens e múltiplos traumas. Em cada prova, os participantes precisaram tomar decisões rápidas, atuar de forma integrada e aplicar protocolos internacionais de atendimento pré-hospitalar e resgate, sob avaliação de árbitros especializados.

O comandante da Rescue Team São Paulo, tenente BM Mateus Felipe de Almeida Pelico, atribuiu a conquista ao trabalho contínuo desenvolvido pela equipe ao longo dos últimos anos na busca pelo melhor desempenho técnico e profissional.

Leia Também:  Traficante é preso pela Polícia Civil com drogas e arma de fogo em Matupá

“Nossa equipe participa desse processo desde 2015. Ao longo dos anos, passamos por diferentes formações. Há quase dois anos estamos nessa configuração e, no ano passado, conquistamos o quarto lugar no campeonato nacional. Neste ano, alcançamos o título. Estou muito feliz com esse resultado”, afirmou.

Durante o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, as equipes foram avaliadas em critérios como comando da ocorrência, atendimento pré-hospitalar (APH), atuação da equipe técnica e desenvolvimento da operação em cenários que simulavam acidentes reais. Em todas as provas, os participantes receberam pontuações de acordo com a qualidade técnica, a segurança dos procedimentos e a eficiência no atendimento às vítimas.

Na modalidade de trauma, por exemplo, as equipes tiveram apenas 15 minutos para avaliar a cena, identificar as lesões e concluir todo o atendimento da vítima conforme protocolos internacionais. Os cenários permaneceram em sigilo até o início das provas e foram montados com veículos, vegetação e vítimas caracterizadas por especialistas em maquiagem realística para reproduzir, com fidelidade, as condições encontradas em acidentes reais.

Já na modalidade de salvamento veicular, as equipes tiveram 25 minutos para realizar o resgate da vítima em uma simulação de acidente de trânsito, cumprindo cerca de 150 critérios de avaliação, que abrangeram desde o atendimento médico e a liderança até a técnica operacional.

Leia Também:  Polícia Civil apreende cerca de 25 quilos de entorpecentes em Matupá

Para o tenente Mateus, comandante da Rescue Team São Paulo, o principal diferencial foi a experiência da equipe em atuar em conjunto.

“Esse resultado foi fruto da sintonia da equipe. Precisamos estar preparados técnica, operacional e psicologicamente. Como estivemos juntos há bastante tempo, acabamos nos tornando uma família. Isso fortaleceu a comunicação e a tomada de decisões durante as provas”, concluiu.

Participaram dos desafios equipes dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Roraima, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Pará, Ceará, Amapá, Rondônia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

2° Conesv

O 2º Conesv, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), reuniu bombeiros militares, especialistas e profissionais de diversas áreas do Brasil e do exterior para debater avanços, desafios e boas práticas voltadas à segurança viária e ao atendimento de emergências no trânsito.

Além do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, a programação incluiu painéis, reuniões estratégicas, atividades práticas como o Holmatro Experience e os cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados à capacitação em controle de hemorragias e atendimento pré-hospitalar.

Confira os vencedores do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma:

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA