MATO GROSSO

Mato Grosso registra crescimento de 5,97% no saldo de empregos formais de janeiro a outubro de 2025

Publicado em

Mato Grosso apresentou avanço na geração de empregos com carteira assinada nos primeiros dez meses de 2025. Dados do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego, indicam que o Estado registrou saldo positivo de 56.358 postos de trabalho entre janeiro e outubro deste ano, o que representa um crescimento de 5,97% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 53.183 novos vínculos formais.

No acumulado de 2025, foram registradas 591.323 admissões e o estoque de empregos formais no Estado chegou a 1.000.359 vínculos, reforçando a expansão do mercado de trabalho mato-grossense ao longo do ano.

O setor de Serviços liderou a geração de vagas no período, com saldo de 20.146 empregos, seguido pela Agropecuária (11.918), Construção (11.489), Indústria (7.619) e Comércio (5.186). O desempenho positivo em todos os grupamentos evidencia a diversificação e a força da economia estadual.

Entre os municípios, Cuiabá aparece com o maior saldo de postos de trabalho formais no período, com 8.967 novas vagas, seguida por Lucas do Rio Verde (3.615), Várzea Grande (3.117), Sinop (3.116) e Rondonópolis (2.768).

Leia Também:  Seciteci abre inscrições para XVIII Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Mato Grosso alcançou um novo patamar de destaque no mercado de trabalho em 2025: além de registrar forte crescimento na geração de empregos formais, o Estado também apresentou, no terceiro trimestre, a menor taxa de desemprego do país, com índice de 2,3%, empatado com Santa Catarina. Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, esse desempenho reflete o impacto positivo das políticas estaduais de fomento à economia e à inserção no mercado de trabalho.

“Esses números mostram a força do mercado de trabalho em Mato Grosso e o impacto direto das ações que estimulam a geração de empregos, o empreendedorismo e os investimentos em todas as regiões do Estado. Seguimos trabalhando para ampliar oportunidades e garantir que esse crescimento seja cada vez mais sustentável e inclusivo”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Sema e PM aplicam cerca de R$ 1,5 milhão em multas durante operação contra ilícitos ambientais

Published

on

A Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema-MT), com apoio da Polícia Militar (PMMT), concluiu nesta sexta-feira (26.6) uma operação de fiscalização contra crimes ambientais na região da Baixada Cuiabana. A ação conjunta, iniciada na segunda-feira (22), resultou na apreensão de uma pá-carregadeira, utilizada para o desmate ilegal, embargos de cerca de 250 hectares e aplicação de sanções administrativas estimadas em torno de R$ 1,5 milhão.

A atuação terrestre ocorreu nos municípios de Barão de Melgaço, São Pedro de Joselândia, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimaraes, Nova Brasilândia e Rosário Oeste. As esquipes de fiscalização se deslocaram até os endereços para atender aos alertas detectados pela base de dados da Sema, além dos emitidos pelas imagens via satélite Planet, de monitoramento em tempo real.

Após cinco dias de ofensiva, as principais infrações constadas foram o desmatamento em corte raso, atuação em desacordo com o licenciamento e uso do fogo em período proibitivo ou sem autorização. Essas irregularidades geraram 7 relatórios técnicos, 6 notificações, 3 embargos, 3 autos de infração, 3 autos de inspeção, 2 despachos, 1 termo de apreensão e 1 termo de depósito.

Leia Também:  Governador lança construção de batalhões da PM e Bombeiros e viabiliza mais de mil novas moradias

Uma pá-carregadeira apreendida em flagrante durante a operação foi removida e depositada no pátio credenciado da Sema em Cuiabá.

Atividades de queima

Devido às condições climáticas favoráveis à propagação de incêndios, a operação também atuou firmemente na prevenção de incêndios florestais, resultando no cancelamento imediato de licenças e autorizações de queima na região.

Este ano, o período proibitivo de uso do fogo para limpeza e manejo de áreas localizas nos três biomas do estado (Amazônia, Cerrado e Pantana) será de 1º de julho a 30 de novembro.

Denúncia

Crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou WhatsApp), pelo email [email protected], pelo aplicativo MT Cidadão, pelo Fale Cidadão da CGE ou em uma das regionais da Sema.

Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.

*Com supervisão da jornalista Clênia Goreth

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  Ciosp concede medalha do Mérito das Comunicações a 22 personalidades de Mato Grosso

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA