MATO GROSSO

Estudantes da Rede Estadual iniciam programa para formar pilotos civis em MT

Publicado em

O Governo de Mato Grosso realizou, nesta segunda-feira (22.6), a aula inaugural do Programa Estadual de Formação de Pilotos Civis – Decolando, iniciativa que oferece formação gratuita e completa em aviação para estudantes da Rede Estadual. A aula ocorreu no Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande.

Desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), o programa busca ampliar oportunidades educacionais e profissionais para estudantes da rede pública estadual, promovendo a inclusão social e o acesso a carreiras de alta qualificação. Nesta primeira edição, 20 estudantes foram selecionados para participar da formação.

O governador Otaviano Pivetta destacou que o Decolando vai permitir aos estudantes uma formação altamente especializada.

“O Decolando nasce para mostrar que o ensino público de Mato Grosso pode levar nossos estudantes a lugares antes inalcançáveis. Queremos que eles aproveitem essa chance, se dediquem e sirvam de inspiração para milhares de outros jovens que também sonham em transformar suas vidas por meio da educação”, afirmou.

A secretária de Estado de Educação, Flávia Soares, destacou que um dos aspectos mais marcantes do programa é o impacto gerado na vida dos estudantes e de suas famílias. “O que mais emociona é ver o orgulho nos olhos dos pais e a expectativa desses estudantes ao perceberem que podem chegar a lugares antes considerados inacessíveis”, disse.

Leia Também:  "Essa oficina é mais que capacitação, é mudança real na vida dessas mulheres", diz diretora de penitenciária feminina

“O Decolando representa esperança, inclusão e a possibilidade de um futuro diferente para esses jovens e suas famílias. É uma iniciativa que mostra a força da união entre as políticas públicas para gerar oportunidades reais e promover transformação social”, avaliou o secretário de Assistência Social e Cidadania, Klebson Haack.

A secretária de Estado de Segurança Pública, tenente-coronel PM Susane Tamanho, afirmou que este é o momento para que os estudantes abracem esse desafio com dedicação, disciplina e compromisso. “Ao final dessa jornada, sei que muitos realizarão um sonho e servirão de inspiração para outros jovens que também acreditam no poder da educação e das oportunidades**.**”

Entre os selecionados estão jovens de Cuiabá e Várzea Grande que enxergam na iniciativa uma oportunidade de acesso a uma formação tradicionalmente de alto custo e pouco acessível a grande parte da população.

Para Lucas Cardoso, de 17 anos, da Escola Estadual Raimundo Pinheiro da Silva, ter sido selecionado representa uma oportunidade única para uma profissão que, historicamente, esteve restrita a poucas pessoas. Segundo ele, a iniciativa tem potencial para abrir caminhos para outros jovens da rede estadual. “Foi uma emoção muito grande para mim e para a minha família”, resumiu.

Leia Também:  Polícia Militar entrega kits da 10ª edição da Corrida do Bope

“Quando fui aprovado, minha família ficou muito feliz e começou a acreditar nesse sonho junto comigo”, disse Rafael Fabiano de Araújo, de 17 anos, da Escola Estadual Jayme Veríssimo de Campos. Alegria compartilhada pelo colega da Escola Estadual Maria de Macedo, João Marcos de Farias, de 17 anos. “Estou feliz. Vejo essa oportunidade como um grande passo para a minha vida”.

Rafael, João Marcos e Lucas, da esquerda para a direita – Foto: Isabely dos Anjos

O programa

Com duração estimada de até 24 meses, o curso inclui formação teórica, avaliações de desempenho, exames médicos e treinamento prático de voo. Ao longo do percurso, os estudantes poderão obter as licenças de Piloto Privado (PP) e de Piloto Comercial (PC), além de habilitações para voo por instrumentos (IFR), para voo multimotor e capacitação em inglês aeronáutico.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Bombeiros militares capturam cachorro pitbull que estava solto em via pública

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, na manhã de segunda-feira (22.6), a captura de um cão da raça pitbull que estava solto em uma via pública em Rondonópolis (219 km de Cuiabá).

A equipe do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (3º BBM) foi acionada por volta das 9h. Segundo relato da solicitante, o cachorro estaria atacando outros animais na região.

No local, os bombeiros constataram que o cão havia entrado nos fundos do terreno de uma residência. Utilizando técnicas e equipamentos adequados, a equipe realizou a captura do animal sem intercorrências.

Após a contenção, o cão foi transportado e entregue ao Centro Integrado de Bem-Estar Animal (CIBEAR), permanecendo sob os cuidados de um veterinário.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Polícia Civil prende homem condenado por estupro de criança cometido há 22 anos
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA