MATO GROSSO

Escolas Estaduais de Cuiabá participarão de desfile cívico-militar de Independência na Avenida Getúlio Vargas

Publicado em

Doze escolas da rede estadual de Cuiabá participarão do desfile cívico-militar de 7 de setembro de Independência do Brasil, na Avenida Getúlio Vargas, que será realizado no início da manhã deste sábado (07.09).

Organizada principalmente pelo Exército Brasileiro, a concentração das tropas da própria força militar e também da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Judiciária Civil, além das 12 escolas, começará a partir das 6h. A marcha, que está prevista para acontecer das 08h às 10h30, finalizará na Praça Santos Dumont.

Das 12 escolas da capital, 10 delas desfilarão com suas fanfarras, bandas, balizas e corpos coreográficos completos. Entre elas, está a Escola Estadual André Avelino Ribeiro, que tem uma banda de percussão sinfônica e uma banda marcial, ambas premiadas em eventos musicais nacionais. “Nossos alunos vão subir a avenida com muita empolgação e prometem um show”, contou o regente, professor Lueder Bruno.

Em Barra do Garças, os estudantes das Escolas Militares Tiradentes (PMMT) e Dom Pedro II (CBM), e da Escola Estadual Maria de Lourdes Hora Moraes também desfilarão no início da manhã, na Avenida Ministro João Alberto.

Leia Também:  Setasc abre inscrições para sorteio do Camarote do Autista no jogo entre Cuiabá e Flamengo na próxima quarta-feira (20)

Já em Tangará da Serra, o desfile acontecerá às 17h, na Avenida Brasil, com a presença de forças militares e das Escolas Militar Tiradentes, 13 de Maio, 29 de Novembro, Antonio Hortolani, Patriarca da Independência, Jada Torres, Helcio de Souza, Indígena Malamalali, Ramon Sanches e a Escola Estadual Pedro Alberto Tayano.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o 7 de setembro possui uma significado cívico fundamental para os estudantes, que são incentivados pela Seduc e pelas Diretorias Regionais de Educação (DREs) a participarem ativamente do desfile. “É uma oportunidade para que os jovens aprendam sobre a história do Brasil e a importância da independência, fortalecendo seu sentido de cidadania”, disse.

Em Tangará da Serra o evento será a partir das 17h na Avenida Brasil

Algumas cidades do interior não realizarão suas festividades devido ao tempo quente e seco, como Alta Floresta, Matupá, Confresa, Primavera do Leste, Poxoréo e Paranatinga.

Segundo a Seduc, além da realização do desfile no início da manhã ou no final da tarde, as 13 diretorias regionais de educação estão orientando as escolas para que providenciem água para os estudantes.

Confira a programação do desfile em Cuiabá

06h00 – Posicionamento das tropas militares e veículos
06h30 – Dispositivo pronto – tropas do Exército, PMMT, CBMMT, PJC e Polícia Penal
06h35 – Posicionamento das escolas federais, estaduais, municipais e outras entidades
07h00- Dispositivo pronto – escolas federais, estaduais, municipais e outras entidades
07h15 – Hasteamento dos Pavilhões Nacionais (Praça Santos Dumont)
07h25 – Revista à tropa formada pelo comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada
08h00 – Início do desfile militar e em seguida o desfile cívico
10h30 – encerramento

Leia Também:  Polícia Militar prende suspeito e recupera mais dois veículos roubados de lava jato

Escolas estaduais de Cuiabá que participarão do desfile

E.E. Militar Dom Pedro II Presidente Medici
E. E. Militar Tiradentes Ten Cel PM Louirson Rodrigues Benevides
E.E. André Avelino Ribeiro
E.E. Governador José Fragelli
Centro estadual de atendimento e apoio ao deficiente auditivo
E.E. Agenor Ferreira Leão
E.E. Alina do Nascimento Tocantins
E.E. Dr. Mario de Castro
E.E. Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller
E.E. Prof. Welson Mesquita de Oliveira
E.E. Souza Bandeira
E.E. Professora Eliane Digigov Santana
E.E. Prof. José Mendes Martins
E.E. Padre Ernesto Camilo Barreto

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Parceria entre Governo e municípios do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia: “Visão dessa gestão nos ajuda a planejar as obras”, afirma prefeito

Published

on

O Governo de Mato Grosso firmou, nesta quarta-feira (24.6), convênios para a realização de R$ 110 milhões em investimentos nos municípios do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia. No total, 28 parcerias para melhorias em infraestrutura e educação foram assinadas durante o encontro dos prefeitos da região, com o governador Otaviano Pivetta, no Palácio Paiaguás.

“Com essas parcerias queremos reduzir cada vez mais a burocracia para que os recursos do Estado cheguem a quem realmente está lá na ponta, que é a população. Nos últimos anos, essa gestão conseguiu reverter a situação financeira do Estado, impulsionou o crescimento e está levando para os municípios, atuando em total parceria com os prefeitos, que são quem conhecem e tem autoridade para realizar essas obras”, destacou o governador Otaviano Pivetta.

Para o prefeito de Guarantã do Norte, Márcio Gonçalves, essa forma de parceria entre Governo do Estado e prefeituras, traz resultados importantes, pois escuta quem conhece as demandas de cada município, como a ampliação de salas de aula na Escola Municipal Professora Sueli Olmira Pereira.

“Essa visão do Governo de Mato Grosso de atuar em parceria com as prefeituras vai nos ajudar a planejar as obras para que saiam do papel o quanto antes e a gente consiga evitar situações como o período chuvoso. O município vai conseguir tocar a obra mais de perto, com atenção”, afirmou.

Leia Também:  Profissionais da Educação participam de curso online em Cuiabá 

Todos os convênios firmados nesta quarta-feira de Guarantã do Norte foram na área de Educação, num total de R$ 10,8 milhões. O município terá ampliação de salas de aula em outra escola e a construção de uma escola estadual no bairro Jardim Araguaia. Já o município de Carlinda firmou convênios para desenvolvimento urbano, com construção de asfalto novo em estradas vicinais e ruas do distrito Del Rey, e na educação, com a construção de uma piscina semiolímpica na escola municipal Manoel Bandeiras. No total, serão R$ 15,5 investidos em Carlinda.

Para o prefeito de Carlinda, Pastor Fernando, tanto a reunião com os prefeitos, ouvindo cada um para fazer investimentos onde cada município mais precisa, vai trazer inúmeros resultados. “Essa colaboração entre Estado e município faz o Estado crescer e os resultados vêm”, ressaltou.

O Vale dos Teles Pires e Portal da Amazônia contemplam os municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte.

Leia Também:  Polícia Militar e PRF prendem homem com 19 tabletes de pasta base em Porto Alegre do Norte

Também foram assinados convênios para investimentos em Alta Floresta, no total de R$ 4,4 milhões, para melhorias na infraestrutura urbana do município; com Itaúba, de R$ 7,3 milhões, para construção de asfalto e construção de arquibancada; Matupá terá R$ 14,4 milhões para fazer a reforma geral e a construção de uma nova escola estadual.

Nova Bandeirantes ganhará um nova quadra e terá construção de asfalto em ruas do município, no total de R$ 4,7 milhões; Nova Canaã do Norte assinou convênios e terá investimento do Estado para melhorias na infraestrutura urbana no total de R$ 4,9 milhões; Nova Guarita terá recursos estaduais para asfalto novo em área urbana no montante de R$ 2 milhões e Nova Santa Helena terá R$ 3,2 milhões para iluminação pública e a construção de um pórtico.

Também tiveram convênios assinados os municípios de Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo e Marcelândia.

Participaram da reunião os deputados federais Juarez Costa e Fábio Garcia; e os deputados estaduais Nininho, Dilmar Dal Bosco e Diego Guimarães.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA