MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros resgata vítimas em andaime e telhado em ocorrências registradas em Alta Floresta e Sinop

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou dois resgates em altura em ocorrências registradas nesta quarta-feira (4.3), em Alta Floresta, e na terça-feira (3), em Sinop. As vítimas estavam em locais elevados e precisaram ser retiradas com o uso de técnicas de salvamento.

Em Alta Floresta (791 km de Cuiabá), os bombeiros resgataram, na manhã desta quarta-feira (4), um trabalhador da construção civil de 31 anos que sentiu fortes dores nas costas enquanto trabalhava em uma casa em construção, no bairro Jardim Universitário.

A ocorrência foi registrada por volta das 08h40, quando a Central de Operações de Bombeiros da 7ª Companhia Independente Bombeiro Militar (7ª CIBM) foi acionada para atender ao chamado.

Ao chegar ao local, os bombeiros constataram que o trabalhador se encontrava a aproximadamente seis metros de altura, sobre um andaime da obra. Ele estava consciente e orientado, relatando intensa dor na região lombar e impossibilitado de se locomover.

Leia Também:  Foragido com diversas passagens criminais é preso pela Polícia Civil em Comodoro

Diante da situação, a equipe realizou os procedimentos de atendimento pré-hospitalar. A vítima foi imobilizada em prancha rígida e acondicionada em maca tipo cesto, com todas as fixações de segurança necessárias.

Para efetuar o resgate, os bombeiros militares montaram um sistema de salvamento com cabos, mosquetões, escada extensível e um freio oito, equipamento usado para controlar a descida em operações com cordas. A descida ocorreu com a técnica conhecida como escada trilho.

Após a retirada da vítima do plano elevado, o homem foi encaminhado à Unidade de Resgate e conduzido ao pronto-socorro para atendimento médico.

Em Sinop

O CBMMT socorreu, na tarde de terça-feira (3), um homem que ficou retido sobre o telhado de uma residência no bairro Jardim Paraíso II, em Sinop (a 502 km de Cuiabá).

O 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) foi acionado por volta das 17h20 para atender a uma ocorrência de queda ao mesmo nível, na qual a vítima permaneceu sobre o telhado do imóvel.

No local, os militares constataram que o homem apresentava ferimento no joelho, com suspeita de fratura. Para garantir a segurança da operação, a equipe imobilizou a vítima e utilizou uma maca envelope para retirá-la do telhado.

Leia Também:  Governo de MT entrega nova escola estadual no bairro Real Parque em Cuiabá

Após o resgate, o homem foi encaminhado a uma unidade hospitalar. Não há informações das circunstâncias do acidente.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM conquista 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” durante o 2º Conesv

Published

on

A equipe de Salvamento Veicular do 2º Comando Regional Bombeiro Militar (2º CRBM), representante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” do Desafio Nacional de Salvamento Veicular, realizado durante o 2º Congresso Nacional de Emergências e Segurança Viária (Conesv), entre os dias 24 e 26 de junho, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.

O Conesv reuniu bombeiros militares, profissionais da saúde, integrantes das forças de segurança e especialistas de diversas regiões do país para promover a atualização técnica, o intercâmbio de conhecimentos e o aperfeiçoamento dos protocolos de atendimento às vítimas de acidentes.

Um dos destaques da programação foi o Desafio Nacional de Salvamento Veicular, competição que simula ocorrências reais de alta complexidade e avalia as equipes conforme padrões internacionais. Entre os critérios analisados estão a segurança das operações, a aplicação das técnicas de resgate, o gerenciamento da cena, o trabalho em equipe e o atendimento às vítimas.

Representando o CBMMT, a equipe do 2º CRBM, formada por militares de Rondonópolis, Primavera do Leste e Jaciara, competiu ao lado de equipes de diferentes estados brasileiros e conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento”.

Leia Também:  Foragido com diversas passagens criminais é preso pela Polícia Civil em Comodoro

O comandante da equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM, sargento BM John Weslley Oliveira da Silva, destacou que a participação no Conesv e no Desafio Nacional representou uma importante oportunidade de aperfeiçoamento técnico e de crescimento profissional para os militares.

” Nós tivemos a grata satisfação de participar do 2º Conesv, um evento que trouxe técnicas, equipamentos e muito conhecimento para todos nós. Dentro do Conesv, também pudemos participar do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e conquistamos a 4ª colocação na modalidade Em Desenvolvimento. Esse pódio nos deu mais confiança e aprendizado para que nossa equipe possa avançar e, nos futuros desafios, conquistar colocações melhores”, afirmou.

Segundo o militar, a equipe iniciou sua preparação ainda na competição estadual realizada em Tangará da Serra e seguirá se preparando para os próximos desafios.

“Pudemos nos preparar a partir do desafio estadual que teve em Tangará da Serra, onde ficamos na 3ª colocação geral. Então, a nossa equipe segue forte e firme e estará se preparando muito mais para poder representar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso”, finalizou.

Leia Também:  Comarca de Vera informa problemas técnicos com a telefonia fixa do Fórum

Além da competição, o Conesv proporcionou a troca de experiências entre profissionais de diferentes instituições e estados, contribuindo para a padronização de procedimentos e o fortalecimento das ações de resposta às ocorrências de trânsito.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA