CUIABÁ

Durante o Carnaval, Prefeitura amplia recuperação asfáltica em bairros de Cuiabá

Publicado em

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras manteve o ritmo de trabalho no período de Carnaval em Cuiabá, com ações de tapa-buracos e microrrevestimento. Desde sábado (14), as equipes aceleraram o serviço, tendo sanado 850 buracos nesses dias. Nesta quarta-feira (18), finalizam o microrrevestimento na Rua São Paulo, no bairro São Mateus. A iniciativa no bairro começou na terça-feira de Carnaval (17), com atendimento à Rua São Mateus, que leva o mesmo nome do bairro. Ambas são consideradas vias de grande fluxo e interligam importantes corredores viários, atendendo motoristas que trafegam entre a Avenida Carmindo de Campos e a Avenida Beira Rio.

“Nossa determinação é garantir trafegabilidade, segurança e mais qualidade de vida para a população. Estamos intensificando tanto a operação tapa-buracos quanto o microrrevestimento, priorizando vias de grande fluxo e bairros que mais necessitam, para assegurar uma malha viária mais segura e durável, por isso não paramos”, destacou o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Reginaldo Teixeira.

Outras localidades já estão previstas para receber o microrrevestimento, como o bairro Chácara dos Pinheiros, especialmente em uma via interligada da Avenida Fernando Corrêa até a Estrada do Moinho, além do bairro Alvorada e da lateral do Parque Zé Bolo Flô, entre outras.

Leia Também:  Cuiabá avança em mais uma etapa rumo ao Selo UNICEF

No sábado (14) e na segunda-feira (16), o atendimento ocorreu por meio da operação tapa-buracos, com serviços realizados nos bairros Recanto dos Pássaros e Santa Terezinha, e Pedra 90 e Real Park, respectivamente, além da Avenida Miguel Sutil, com ações emergenciais.

Tapa-buracos x microrrevestimento

A capa asfáltica é composta por CBUQ, Concreto Betuminoso Usinado a Quente, que utiliza CAP, Cimento Asfáltico de Petróleo, pedrisco e emulsão asfáltica em sua composição. Esses materiais, quando misturados e aplicados, formam a camada de revestimento responsável pela resistência e acabamento do pavimento.

Já o microrrevestimento asfáltico, conforme explicou o diretor de Infraestrutura da Secretaria, Ricardo Rodrigues, funciona como uma camada de proteção aplicada sobre o pavimento já existente. É um tipo de revestimento composto por emulsão asfáltica modificada com polímero emborrachado, pedrisco e outros agregados minerais.

“O principal objetivo do microrrevestimento é impermeabilizar o pavimento, aumentando sua durabilidade. Ele é especialmente indicado para vias que apresentam fissuras, trincas, desgaste superficial e o chamado couro de jacaré, trincamento em malha. Ao ser aplicado, o microrrevestimento sela essas fissuras, impedindo a infiltração de água e retardando a deterioração da estrutura do pavimento”, detalhou.

Leia Também:  Cuiabá lança Centro de Referência Paralímpico e realiza Festival Paradesportivo

Ou seja, além de restaurar a superfície, protege toda a área tratada de forma uniforme. Durante o período chuvoso, essa proteção é ainda mais importante, pois evita que a água se infiltre nas trincas e no couro de jacaré, o que poderia agravar os danos, abrir buracos e acelerar a deterioração do pavimento.

Para maior entendimento, o microrrevestimento atua como uma solução preventiva e corretiva, preservando a estrutura existente e reduzindo custos futuros de manutenção.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá

Published

on

Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.

No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.

“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá reforça que 75% dos imóveis em Cuiabá estão isentos do tributo em 2023

“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.

Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.

Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.

Leia Também:  Especial Espetáculo do Siminina: terceira sessão é marcada pela emoção da plateia

Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.

Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.

Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.

Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA