CUIABÁ

Cuiabá registra queda de 93,5% nos casos de dengue e chikungunya no início de 2026

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou o primeiro Boletim Epidemiológico de 2026, que aponta uma redução expressiva de 93,5% nos casos de dengue no início deste ano, em comparação com o mesmo período de 2025. Os dados, atualizados até 14 de janeiro, indicam um cenário de normalidade sazonal para as arboviroses na capital.

De acordo com a análise técnica, os números atuais estão significativamente abaixo dos registrados no ano passado. Em janeiro de 2025, Cuiabá já contabilizava 107 notificações de dengue nas duas primeiras semanas, enquanto na primeira semana epidemiológica de 2026 foram registrados apenas 7 casos, evidenciando o controle da transmissão no município. Até o momento, não há registro de óbitos confirmados ou em investigação relacionados à dengue, chikungunya ou zika.

O boletim epidemiológico destaca que, além da queda nos casos de dengue, os registros de chikungunya também permanecem baixos em 2026. Enquanto no início de 2025 os números apresentavam tendência de crescimento, neste ano o município registra apenas um caso de chikungunya e nenhuma notificação de zika, mantendo os indicadores dentro do esperado para o período.

Leia Também:  Prefeitura apresenta ações para saúde bucal em audiência pública na Câmara

Mesmo diante da redução de 93,5% nos casos de dengue em relação ao ano passado, as equipes de vigilância epidemiológica e de combate a endemias seguem atuando de forma contínua em toda a capital. No último período, foram vistoriados 24.852 imóveis, com a eliminação de 484 depósitos que serviam como criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça três medidas essenciais para manter os índices baixos:
1. Vistorie seu quintal: elimine garrafas, pneus e qualquer recipiente que acumule água parada.
2. Vacinação: a vacina Qdenga está disponível para crianças de 10 a 14 anos, com esquema de duas doses.
3. Não se automedique: ao apresentar sintomas suspeitos, procure imediatamente uma unidade de saúde.

Notificações – Semana Epidemiológica 01/2026
• Dengue: 7 casos
• Chikungunya: 1 caso
• Zika: 0 caso

A Prefeitura de Cuiabá reforça que o combate ao Aedes aegypti é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a população. A entrada dos agentes de combate a endemias nos imóveis é fundamental para garantir a eficácia das ações.

Leia Também:  Secretaria Municipal da Mulher promove semana de capacitação gratuita para empreendedoras

“Os agentes de endemias estão devidamente identificados e capacitados para realizar o serviço. A colaboração dos moradores é essencial para que o trabalho alcance todos os imóveis e possamos reduzir o risco de transmissão das doenças”, destaca a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona.

A Secretaria Municipal de Saúde também reforça a campanha “10 minutos contra o Aedes”, que incentiva cada cidadão a dedicar dez minutos por semana para vistoriar a própria casa ou local de trabalho. Considerando que o ciclo de vida do mosquito dura de 7 a 10 dias, a eliminação semanal de criadouros é decisiva para impedir sua reprodução.

A Prefeitura de Cuiabá seguirá intensificando as ações de fiscalização, visitas domiciliares e campanhas educativas, destacando que a manutenção da queda de 93,5% nos casos depende, principalmente, da participação ativa da população.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura e Conselho levam mais de 1,8 mil atendimentos a pessoas em situação de rua em Cuiabá

Published

on

Cerca de 300 pessoas em situação de rua foram atendidas durante a ação “COMPOD pela Vida”, realizada pela Prefeitura de Cuiabá e pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMPOD), na Praça Doutor Alberto Novis, no Centro Histórico da capital. Ao todo, foram ofertados 1.867 atendimentos e serviços gratuitos, integrando a programação da 3ª Semana Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, nesta terça-feira (23).

A iniciativa reuniu diversas secretarias municipais, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a Defensoria Pública e organizações da sociedade civil para oferecer atendimentos de saúde, assistência social, orientação jurídica, alimentação, doações de roupas e cobertores, além de encaminhamentos para tratamento, momentos de louvor e oração.

Entre os serviços oferecidos, foram distribuídas 450 marmitas, 500 pães, 300 cobertores, frutas, chocolate quente e dois grandes caldeirões de escaldado. Também foram entregues 220 peças de roupas por meio do Armário Solidário da Secretaria Municipal da Mulher e outros 50 agasalhos doados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Salatiel Barroso, de 72 anos, que vive em situação de rua há cerca de dois anos, estava entre os beneficiários. Emocionado, ele agradeceu pelos serviços recebidos. “Isso caiu do céu. Melhor não precisava. Corte de barba, cabelo, refeição, atendimento, foi tudo perfeito. Muito obrigado”, afirmou.

De acordo com a presidente do COMPOD e secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, a ação vai além do atendimento emergencial e busca construir políticas públicas permanentes para enfrentar a questão das drogas e da vulnerabilidade social. “Estamos aqui reunindo diversas secretarias da Prefeitura, instituições não governamentais, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Justiça do Trabalho para levar serviços e esperança à população em situação de rua. Queremos oferecer a essas pessoas a oportunidade de iniciar uma nova etapa de suas vidas”, afirmou.

Leia Também:  Jovens se unem em ato de fé no período do Carnaval em Cuiabá

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão participou da ação com equipes do Centro Pop, oferecendo acolhimento, atualização do Cadastro Único, orientação, alimentação e encaminhamentos. A secretária Hélida Vilela destacou que a proposta é aproximar os serviços já oferecidos pelo município da população em situação de rua.

“Trouxemos aqui os serviços do Centro Pop, que oferece acolhimento, alimentação, banho, guarda de pertences e acompanhamento social. Também contamos com parceiros institucionais que oferecem acolhimento e até emissão de passagens para aqueles que desejam retornar às suas cidades ou às suas famílias. Muitas dessas pessoas já são acompanhadas pela assistência social e recebem atendimento psicológico, apoio para inserção no mercado de trabalho e outras atividades”, ressaltou Hélida Vilela.

Na área da saúde, a equipe do Consultório na Rua Luz, da Secretaria Municipal de Saúde, aplicou 38 doses de vacinas essenciais para a proteção da população assistida. Foram administradas 15 doses contra influenza (gripe), 10 contra difteria e tétano (dT), oito contra hepatite B e cinco contra febre amarela.

Os cuidados pessoais também fizeram parte da programação. A Obra Kolping realizou cerca de 30 atendimentos entre cortes de cabelo, barba e design de sobrancelhas, proporcionando mais autoestima e bem-estar aos participantes. A ação também contou com a participação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que realizou quatro atendimentos, e da Defensoria Pública, responsável por 19 atendimentos. Além disso, foram realizados 16 acolhimentos e solicitações de encaminhamento para tratamento.

Leia Também:  Prefeitura apresenta ações para saúde bucal em audiência pública na Câmara

O juiz do Trabalho Fernando Galisteu ressaltou que a presença do Judiciário amplia o acesso a direitos e fortalece a cidadania. “Essas pessoas em situação de vulnerabilidade também precisam conhecer seus direitos trabalhistas e ter acesso à Justiça. Muitas vezes, elas não conseguem procurar um advogado ou um órgão público. Aqui, a Justiça do Trabalho vai até o cidadão para levar dignidade, respeito e garantir que seus direitos sejam conhecidos e exercidos”, afirmou.

Representando o Poder Judiciário de Mato Grosso, o gestor-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Sebastião José de Queiroz Júnior, destacou que a iniciativa reforça o compromisso institucional com a inclusão social. “A participação do Poder Judiciário reafirma o compromisso com uma Justiça mais próxima, acessível e sensível às pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades”, declarou.

Também participaram da mobilização as secretarias municipais de Ordem Pública, Governo, Mulher, Defesa Civil, Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, além da Limpurb, Tribunal Regional do Trabalho e entidades parceiras, como Obra Kolping, ATAAP, CEPROMA, Centro Terapêutico Bom Pastor, Comunidade Terapêutica Tenda de Abrão e Associação Missão Encheivos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA