A Conferência Intermunicipal de Cultura que abrange a rede de municípios de Rondonópolis, Jaciara, Juscimeira, São Pedro da Cipa, Dom Aquino, Guiratinga e Tesouro teve boa adesão e atraiu pessoas ligadas ao setor de todos os municípios. O evento contou com a presença do representante do Ministério da Cultura, Escritório de Cuiabá, Sandro Lucosi, que estimulou as comitivas a se organizarem em rede para fazerem um grande projeto para abranger os municípios e também da equipe técnica do Grupo Giral Cultural.
Lucosi lembrou que o setor cultural passou por uma pausa e voltou com muito entusiasmo. Ele destacou que existe verba federal para todos os municípios de Mato Grosso, mas que 14 optaram por não receber o incentivo da União.
“O que está sendo provado é que a Cultura gera economia e nunca na história tivemos tanta verba disponível para os municípios. Para acessar, é necessário ter conselho, ter lei e o fundo organizado para receber o recurso”, sintetizou. A tarefa foi feita ao longo da tarde, que começou embalada pela apresentação de Siriri da Associação Cultural Império Junino, de Rondonópolis, e de uma menção à preservação ambiental feita por uma equipe de jovens de Jaciara.
Para o secretário de Cultura de Rondonópolis, Pedro Augusto de Carvalho, o encontro proporcionou várias discussões e alinhamentos para fomentar o setor na cidade e na região. “Estamos nos organizando para desenvolver um trabalho em rede com foco numa regional para trabalharmos a questão da cultura e isso inclui uma agenda que não tenha choque entre os eventos dos municípios vizinhos e vamos também organizar capacitações para que juntos possamos ter mais conhecimento para acessarmos editais e fomentarmos a cultura. A proposta é que essas propostas sejam regionais e que avancem depois do estado e depois avancem na nacional”.
Toda a programação foi acompanhada pela equipe da Giral Cuiabá que auxiliou tecnicamente o encontro. Marcaram presença no evento, a secretária de Educação e Cultura de Jaciara, Márcia Cristina Geraldo, o secretário de Cultura, Turismo e Meio Ambiente de Dom Aquino, Flávio Guimarães, secretária de Cultura e Turismo de Guiratinga, Janaína Rita de Souza e de Tesouro, Valdemilson Oliveira, entre outros representantes.
Neste ano, a cultura está discutindo a temática “Democracia e Direito à Cultura” com conferências municipais e posteriormente estadual, que acontece em Cuiabá nos dias 24, 25 e 26 de outubro. Na oportunidade, os municípios apresentarão as propostas homologadas para rediscutirem o tema e elencarem as propostas do Estado que seguirão para a discussão nacional.
ALGUMAS PROPOSTAS As propostas que serão levadas à Conferência Estadual vão ao encontro da democratização, fomento e desenvolvimento da cultura, passando pela identificação de ações culturais e valorização das mesmas e dos artistas; ampliação na quantidade de centros culturais, sendo que cada município deve contar com pelo menos um, equipado e em condições de uso; criação de uma agenda cultural regional; uso dos espaços públicos para ações de cultura e prevenção ao machismo, xenofobia, racismo; garantia do aumento de imóveis como patrimônio cultural da cidade com verba para recuperação dos mesmos para que possam ser ocupados e visitados; ampliação da verba para o setor com transparência de gastos; acesso a todos os equipamentos que hoje estão disponíveis para os artistas, para que possam usar em suas apresentações, entre outas. As questões das capacitações técnicas e de gerenciamento e controle de recursos do próprio negócio também foras citadas como carência a ser tratada com urgência.
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer alerta aos pais e responsáveis dos alunos da rede pública que esta segunda-feira, 1 de dezembro, é o último dia das matrículas dos alunos do redimensionamento, ou seja, que já está na rede, mas vão mudar de unidade.
O chamado especial é para os moradores da região dos bairros Parque das Rosas, Sítio Farias e João Antônio Fagundes que queiram matricular as crianças na Escola Municipal Altamirando, que será inaugurada em sua totalidade e vai funcionar em período integral com aulas regulares do 1º ao 5º ano já no início de 2026.
Os interessados em matricular os filhos na escola Altamirando, devem procurar a secretaria da Escola Daniel Paulista, que fica no bairro Parque das Rosas. Para fazer a matrícula é preciso apresentar os seguintes documentos do aluno: certidão de nascimento, RG e CPF do aluno, comprovante de residência atualizado, Cartão do SUS, Relatório do Nis (se possuir), Tipagem sanguínea, Histórico ou declaração escolar, além do RG e CPF do responsável.
Outra unidade que também está com vagas para alunos do redimensionamento é a escola vereador Rosendo Ferreira de Souza, no bairro Alfredo de Castro 3, que será inaugurada ainda este ano e já está matriculando os alunos que vão estudar na unidade no ano que vem.
As matrículas estão sendo realizadas na CMEI Wilse Arena da Costa, também no Alfredo de Castro.
A Secretaria Adjunta de Educação ressalta que a partir de amanhã (02) as duas unidades estão com vagas disponíveis, porém vão começar a receber a demanda de matrículas dos alunos novos.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade