CIDADES

Educação de Várzea Grande é reorganizada após diagnóstico e projeta avanços na rede

Publicado em

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) de Várzea Grande concluiu, nesta semana, o ciclo de encontros regionais de alinhamento estratégico com diretores e secretários escolares da rede municipal. Realizado em quatro etapas, no Centro Cultural Orla da Alameda, o evento reuniu gestores de todas as regiões do município com o objetivo de fortalecer o planejamento e garantir mais eficiência na condução do ano letivo.

Ao longo dos últimos dias, a programação foi dedicada à construção de um plano de ação para os próximos nove meses, com foco na organização administrativa, pedagógica e estrutural das unidades escolares. Durante os encontros, foram debatidas demandas herdadas, soluções já implementadas pela atual gestão e medidas em andamento que impactam diretamente o funcionamento das escolas, como questões de recursos humanos, planejamento de reformas e regularização de pendências salariais.

Coordenados pela secretária Maria Fernanda Figueiredo, os encontros também serviram para alinhar estratégias e ampliar o diálogo com os gestores que atuam na ponta. Na avaliação da secretária, a iniciativa foi essencial para garantir transparência e dar suporte à atuação dos diretores.

Leia Também:  Sine de Várzea Grande abre maio com 191 vagas e amplia oportunidades de trabalho

“Encerramos esse ciclo com a certeza de que o diálogo é o caminho mais eficaz para fortalecer a nossa rede. Reunimos diretores e secretários escolares de todas as regiões para apresentar um panorama real da Secretaria, compartilhar as resoluções já adotadas e planejar, de forma conjunta, os próximos meses. Nosso compromisso é dar condições para que cada gestor administre sua unidade com mais segurança e eficiência”, destacou.

A gestora também reforçou que a atual administração tem atuado de forma intensa para solucionar pendências deixadas pela gestão anterior, enfrentando gargalos históricos que impactavam diretamente o funcionamento das escolas. Entre os avanços já registrados, estão a resolução de entraves relacionados a processos seletivos, a organização das demandas de pessoal e os encaminhamentos para regularização de pagamentos em atraso.

“Sabemos dos desafios que encontramos, mas estamos trabalhando com responsabilidade e planejamento para superar cada um deles. Nosso foco é garantir que a população de Várzea Grande tenha acesso a uma educação pública de qualidade, com mais estrutura, valorização dos profissionais e melhores condições de ensino e aprendizagem”, completou.

O encerramento do ciclo marca mais um passo da nova gestão no fortalecimento da rede municipal de ensino, com a proposta de manter o diálogo permanente com os profissionais da educação e assegurar avanços concretos ao longo de 2026.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Meninas são as primeiras várzea-grandenses a receber doses da Pneumo 20

Published

on

A pequena Theodora Leal Mota, de apenas dois meses de vida, foi a primeira moradora de Várzea Grande a receber a vacina pneumocócica 20 (Pneumo 20), na última segunda-feira (23), na Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Isabel. Em seguida, foi a vez de Eliza Emanuelly da Silva Souza, de quatro anos, ser imunizada com a nova dose na Unidade de Saúde do bairro Água Limpa.

As meninas simbolizam a importância da vacinação como medida de proteção e prevenção, especialmente com a chegada da Pneumo 20 ao Sistema Único de Saúde (SUS). Até então disponível apenas na rede privada, a vacina podia custar mais de R$ 500.

Desde segunda-feira, as 25 unidades de saúde de Várzea Grande estão abastecidas com o novo imunizante, que passa a integrar a rotina das salas de vacinação do município. As doses são enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado e distribuídas aos municípios pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Nesta primeira remessa, Várzea Grande recebeu 800 doses.

A Pneumo 20 protege contra 20 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, principal causadora de doenças graves, como pneumonia e meningite, responsáveis por hospitalizações, sequelas e óbitos.

O principal diferencial da nova vacina é a ampliação da proteção contra os sorotipos mais frequentemente associados à pneumonia invasiva, especialmente os tipos 3, 6A e 19A, tornando-a mais abrangente do que as formulações anteriores. O imunizante também auxilia na prevenção da otite média, condição que pode evoluir para perda auditiva e, em casos mais graves, infecção generalizada.

Leia Também:  Secretaria de Saúde de Várzea Grande reforça importância da imunização contra meningite

O pai de Theodora, Eduardo Júnior Mota Cabral, resumiu o sentimento ao imunizar a filha. “É um momento de alegria, gratidão e alívio pela proteção que ela passa a ter agora”, afirmou.

A enfermeira da Unidade de Saúde do Santa Isabel, Cida Campos, reforçou a importância da vacinação. “É uma vacina segura e que protege contra bactérias causadoras de doenças graves. É fundamental que pais e responsáveis levem seus filhos para receber esse imunizante em qualquer unidade de saúde da cidade”, destacou.

Na Unidade do Água Limpa, Eliza Emanuelly também foi acompanhada pelo pai, José Souza. Apesar do receio inicial diante da seringa, a menina foi rapidamente consolada com um pirulito oferecido pela enfermeira e responsável técnica da unidade, Lucimar Barbosa.

“Estamos em um período crítico para as doenças respiratórias. Há registros de meningite no Estado e as unidades de pronto atendimento estão lotadas de crianças com sintomas gripais. A vacina salva vidas, reduz a circulação de agentes infecciosos e evita o agravamento dos quadros clínicos”, enfatizou Lucimar.

Leia Também:  Várzea Grande realiza serviços de limpeza e zeladoria em 18 locais nesta quinta-feira (30)

Público-alvo

A enfermeira responsável pela Imunização da Atenção Primária de Várzea Grande, Patrícia Pretel Feitosa, explica que a Pneumo 20 passa a integrar o calendário básico de vacinação infantil. A primeira dose deve ser aplicada aos dois meses de idade, com a Pneumo 20; a segunda, aos quatro meses, com a Pneumo 10; e a dose de reforço, aos 12 meses, novamente com a Pneumo 20.

“A criança com até 4 anos, 11 meses e 29 dias que estiver com alguma dose em atraso deve procurar a unidade de saúde mais próxima, levando o cartão de vacinação, para verificar sua situação vacinal e receber a Pneumo 20”, orientou.

Segundo Patrícia, a rotina das Unidades Básicas de Saúde permanece a mesma. “Estamos ofertando mais uma vacina destinada principalmente às crianças menores de dois anos. É importante que pais e responsáveis procurem as unidades para garantir essa proteção”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA