CIDADES

Horta escolar de Várzea Grande concorre a prêmio nacional de educação integral e sustentabilidade

Publicado em

A horta sustentável da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Bianka Lorena da Rocha Capilé, localizada no Assentamento Sadia III, na zona rural de Várzea Grande, já promove mudanças de hábitos entre os alunos e contribui diretamente para as atividades desenvolvidas em sala de aula. A unidade funciona em período integral e oferece, além das disciplinas regulares do ensino fundamental, como Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, conhecimentos técnicos voltados à olericultura.

A professora Leidiana Moreira de Lima Santiago, que atua com turmas do 1º e 2º anos, destaca que os estudantes aprendem a ler a partir de imagens representativas associadas às experiências vivenciadas nas aulas de campo.

“As atividades realizadas tanto em sala de aula, durante o processo de letramento, quanto nas visitas à horta são aproveitadas como recursos pedagógicos, tornando o ensino mais prazeroso”, comentou.

Já o professor Marcos Soares de Moraes, responsável pelas turmas do 4º e 5º anos, trabalha temas relacionados à sustentabilidade, aos bons hábitos, à preservação ambiental e aos benefícios das plantas para a saúde.

“Abordamos todas essas temáticas e os alunos absorvem muito bem os conteúdos. Nosso objetivo é desenvolver nas crianças um olhar mais atento para o meio ambiente. Esse contato direto com a natureza desperta o interesse dos estudantes, que deixam de ser observadores passivos para compreender como as ações humanas impactam o planeta, tanto no curto quanto no longo prazo”, afirmou.

Leia Também:  Serviços de saúde foram os mais procurados na 1ª edição do Acelera Mais VG

A experiência desenvolvida pela unidade escolar está concorrendo a um prêmio nacional, e a expectativa da comunidade escolar é positiva.

“A escola se inscreveu para participar da seleção de experiências inspiradoras de gestão de projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral. Para nossa surpresa, fomos selecionados e estamos concorrendo com dezenas de escolas de diferentes regiões do país. Só o fato de termos sido escolhidos já é motivo de comemoração. Estamos confiantes em um bom resultado e orgulhosos de representar Várzea Grande”, destacou a diretora da unidade, Eunice da Silva Araújo.

Segundo ela, a escola aguarda agora a seleção final das 25 experiências que integrarão o mapa nacional de práticas inspiradoras.

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, ressaltou a importância das atividades complementares para a formação dos estudantes.

“Todas as disciplinas ligadas às atividades extracurriculares são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos e contribuem para o rendimento escolar. O ambiente escolar oferece inúmeras oportunidades para a formação humana, e nossa missão é incentivar iniciativas que fortaleçam esse processo”, afirmou.

Sobre a classificação da escola entre as experiências selecionadas, a secretária destacou o orgulho pelo reconhecimento.

“Estamos felizes por essa conquista. Só o fato de a unidade estar entre as finalistas já é motivo de celebração para toda a rede municipal de ensino”, completou.

Leia Também:  Falha na Captação 5 interrompe fornecimento de água em regiões de Várzea Grande

Construção coletiva

O coordenador da EMEB Bianka Lorena da Rocha Capilé, Gonçalo Souza Xavier, ressalta que a horta sustentável é resultado de um trabalho coletivo e que a iniciativa também tem inspirado a comunidade local.

“As práticas desenvolvidas na escola têm sido reproduzidas nas residências dos alunos. O Assentamento Sadia III concentra pequenos produtores rurais que utilizam o cultivo em suas propriedades para garantir a segurança alimentar e complementar a renda familiar”, explicou.

Segundo o coordenador, muitos estudantes já possuem familiaridade com o manejo da terra, o que facilita a participação nas atividades práticas.

“Muitos vivenciam essa realidade ao lado de suas famílias e levam para casa os conhecimentos adquiridos na escola, contribuindo para o uso mais eficiente dos recursos naturais e para a produção de alimentos mais saudáveis”, destacou.

Gonçalo também ressaltou que toda a produção da horta é destinada à alimentação escolar e que o excedente é distribuído à comunidade, fortalecendo os laços entre a escola e os moradores da região.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Primeira fase da VI Olimpíada de Matemática é aplicada em Lucas do Rio Verde

Published

on

Nesta quinta-feira (25), 5.320 alunos das treze escolas municipais de Lucas do Rio Verde participaram da primeira fase da VI Olimpíada Municipal de Matemática. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Sinop.

A competição tem como objetivo fortalecer o ensino e a aprendizagem da matemática, identificar e desenvolver talentos, além de estimular o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas. A ação também busca valorizar os estudantes e os profissionais da educação do município.

“A realização das olimpíadas, especialmente as de matemática, é uma forma de oportunizar que os estudantes destaquem seus talentos por meio do conhecimento adquirido ao longo do tempo. Quando eles compreendem que esses são momentos ímpares para demonstrar o que sabem, bem como as oportunidades que se abrem a partir dessas experiências, sentem-se mais motivados, o que impacta diretamente no interesse e na aprendizagem da disciplina”, ressaltou o professor de matemática da Escola Olavo Bilac, Márcio Almeida.

Participando pela segunda vez da competição, o aluno do 5º ano da Escola Luiz Carlos Ceconello, Kelvin Ferreira, relatou estar confiante para avançar para a próxima fase. “Foi bem legal participar da olimpíada e estou com grandes expectativas de passar para a próxima fase. Eu já gosto de matemática, e a competição ajuda bastante a aprender ainda mais sobre a disciplina.”

Leia Também:  Serviços de saúde foram os mais procurados na 1ª edição do Acelera Mais VG

“A Olimpíada é muito importante porque permite que a gente veja nosso avanço, além de nos ajudar a aprender mais. Eu estudei bastante para tentar passar para a próxima fase e, se eu conseguir, vou ficar muito feliz”, afirmou a aluna do 8º ano da Escola Olavo Bilac, Nicoly Gabrielly.

Entenda como funciona a competição

A Olimpíada Municipal de Matemática é organizada em três níveis: o Nível 1 inclui os estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental; o Nível 2, os do 6º e 7º ano; e o Nível 3, os do 8º e 9º ano. Além disso, a competição acontece em três fases distintas.

A primeira prova contém 10 questões de múltipla escolha, adequadas para cada um dos níveis. Nesta fase, alunos de mesma escola e mesmo nível competem entre si pela vaga na segunda fase da competição. São classificados para a próxima etapa 30% dos inscritos, considerando os que obtiveram os melhores resultados.

Na segunda fase, a prova é composta por questões objetivas e discursivas e os estudantes competem com outros do mesmo nível matriculados em outras escolas municipais. Destes, apenas 50 serão selecionados para participar da terceira e última fase. Esta, por sua vez, contém apenas questões discursivas.

Leia Também:  Secretaria de Educação anuncia entrega do segundo lote de uniformes para este mês de abril

Os resultados da última fase definirão quem receberá as medalhas de ouro, prata e bronze, bem como as menções honrosas durante a Cerimônia de Premiação.

Se liga no cronograma

A aplicação da próxima prova está prevista para o dia 18 de agosto, às 14h. Já a terceira fase deve ocorrer no dia 19 de setembro, às 7h30.

Os alunos e escolas que se destacarem durante a olimpíada serão homenageados na Cerimônia de Premiação marcada para o dia 8 de outubro. O local e o horário serão divulgados mais próximo do evento.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA