CIDADES

DAE-VG amplia sistema de abastecimento com mais de 2 quilômetros de adutora na Avenida Júlio Campos e região do Maria Izabel

Publicado em

O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) segue avançando com importantes obras de infraestrutura para fortalecer o sistema de abastecimento de água do município. Desta vez, uma nova frente de trabalho está em andamento na Avenida Júlio Campos, onde estão sendo implantados 2.010 metros de adutora, em uma ação que beneficiará diretamente moradores, comerciantes da região e os futuros moradores do loteamento Maria Izabel.

Do total da obra, 1.320 metros de tubulação estão sendo instalados na Avenida Júlio Campos, enquanto outros 690 metros serão implantados nas ruas Maranhão e Machado de Assis. A nova rede ampliará a capacidade de distribuição de água, proporcionando mais eficiência operacional e contribuindo para a melhoria do abastecimento em toda a área atendida.

A intervenção contempla residências, estabelecimentos comerciais localizados ao longo da avenida e também o loteamento Maria Izabel, uma região em expansão que passa a contar com uma infraestrutura hídrica mais robusta para atender à crescente demanda.

A obra é resultado de uma parceria entre o DAE-VG e a construtora responsável pelo empreendimento habitacional no Maria Izabel. Por meio dessa cooperação, a empresa realizou a doação de toda a tubulação e das conexões necessárias para a execução do projeto, enquanto o DAE-VG entrou com a mão de obra técnica e operacional para a implantação da rede.

Leia Também:  Prefeitura mantém força-tarefa nas ruas mesmo sob chuva

Para o presidente do DAE-VG, Rogerinho da Dakar, a iniciativa demonstra a importância das parcerias para acelerar investimentos e ampliar os benefícios à população.

“Estamos trabalhando para fortalecer o sistema de abastecimento de Várzea Grande e garantir mais qualidade na distribuição de água para a população. Essa parceria com a iniciativa privada mostra que, quando unimos esforços, conseguimos entregar resultados mais rápidos e eficientes. A implantação dessa nova adutora vai beneficiar moradores, comerciantes e acompanhar o crescimento da região do Maria Izabel, assegurando uma estrutura preparada para o futuro”, destacou.

O DAE-VG reforça que segue investindo na ampliação e modernização das redes de abastecimento em diversas regiões do município, com o objetivo de garantir maior segurança hídrica, eficiência operacional e melhor atendimento à população várzea-grandense.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Municípios iniciam construção do novo Plano Municipal de Educação para o decênio 2026-2036

Published

on

Com a sanção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 15.338, em 14 de abril deste ano, os municípios têm prazo de 15 meses para elaborar ou adequar seus Planos Municipais de Educação para o decênio 2026-2036.

Nesta terça-feira (23), representantes de Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço se reuniram para traçar metas, ações e estratégias para a elaboração do novo plano decenal da educação.

A primeira etapa do projeto ocorreu nesta manhã, com a abertura dos trabalhos e a realização de oficinas voltadas à abordagem técnico-conceitual para definição dos principais desafios da educação municipal. O encontro, realizado no Centro Cultural Orla da Alameda, segue até quinta-feira (25).

“Estamos aqui para receber informações e nos prepararmos ainda mais para aprofundar esse processo que estamos vivenciando. Acabamos de reavaliar o plano anterior, ainda em vigência, para identificar quais metas foram alcançadas e quais ainda precisam ser cumpridas. Esse trabalho é muito importante e, a partir dele, serão definidas as diretrizes em conjunto com todas as frentes envolvidas nessa construção”, destacou a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo.

A secretária ressaltou que o Plano Municipal de Educação é construído de forma coletiva, com a participação de diversos segmentos da sociedade. Maria Fernanda também afirmou que, em seus primeiros 90 dias à frente da pasta, esta é uma das pautas com as quais mais se identifica por estar ao lado de profissionais da educação.

A diretora-adjunta da Diretoria Metropolitana de Educação, Alessandra Silva, destacou que discutir o Plano Municipal de Educação é também avaliar o passado para planejar o futuro.

“Não se trata apenas de traçar metas e estabelecer índices. É preciso pensar em quem está na escola, no futuro das nossas crianças e no futuro da sociedade. Este é o momento de definir novas metas, planejar e executar. Tenho certeza de que Várzea Grande, Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço terão dias produtivos de troca de experiências e reflexão sobre a educação como um todo”, afirmou.

Leia Também:  Guarda Municipal atua após denúncia de veículos abandonados em via pública

Representando o sindicato dos professores, Cida Cortez destacou que a construção do novo plano é uma oportunidade de reconstruir os caminhos da escola pública.

“Este é o momento de construirmos um plano que contemple todos os estudantes, garanta direitos e promova inclusão. Precisamos realizar um diagnóstico realista para estabelecer metas alcançáveis e construir novos caminhos para a educação”, disse.

A representante do Fórum Municipal de Educação, Maria de Jesus, ressaltou a importância do processo participativo e da condução dos trabalhos.

“Para nós é motivo de satisfação contar com a professora Maria Fernanda nesse momento tão importante para a construção do novo Plano Municipal de Educação. Estes dias serão de escuta, diálogo e troca de experiências. Dentro de nossas funções, vamos contribuir para a elaboração de um plano que represente as necessidades da educação de cada município”, afirmou.

A representante do Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande, professora Eva de Paulo Vieira, destacou que o objetivo é construir um documento capaz de orientar e fortalecer as políticas educacionais.

“Quero parabenizar todos os municípios presentes. Juntos, nessas oficinas, vamos construir um plano que seja o alicerce da educação em nossas escolas, com metas e estratégias que atendam às reais necessidades da população”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA