Política MT

Comunicação da ALMT vence Prêmio Social Media Gov com case inovador

Publicado em

A Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) conquistou, nesta quarta-feira (29), o Prêmio Social Media Gov durante a 15ª edição do Redes WeGov, realizada nos dias 28 e 29 de abril de 2026, em Florianópolis (SC). A premiação reconheceu o case “Termômetro de Notícias”, ferramenta desenvolvida pela equipe do Legislativo estadual que alia tecnologia, automação e inteligência artificial para aprimorar a comunicação institucional. Ao todo, foram 56 projetos inscritos e 24 selecionados.

Pelo segundo ano consecutivo entre os finalistas, a ALMT garantiu, desta vez, o primeiro lugar, consolidando-se como referência nacional em inovação na comunicação pública digital.

O projeto vencedor foi desenvolvido pelo servidor Yuri Daltro, do setor de Publicidade, e consiste em um sistema que monitora automaticamente o desempenho das matérias publicadas no site oficial da Assembleia, classificando-as como “quentes” ou “frias” a partir do número de visualizações.

“O termômetro captura automaticamente os dados de visualização de cada matéria no site da ALMT e classifica as notícias como quentes ou frias. Dessa forma, a equipe identifica instantaneamente quais conteúdos despertam mais interesse dos leitores, servindo como filtro para a curadoria do que será publicado nas redes sociais. Esse prêmio representa um esforço conjunto para entregarmos uma comunicação pública eficiente e de qualidade”, destaca Daltro.

Leia Também:  Comissão pede que Mesa Diretora ingresse com ação contra cobrança retroativa de ICMS pela Energisa

A ferramenta vai além da análise de dados e incorpora soluções práticas para o dia a dia da equipe. O sistema conta com um gerador automático de imagens, que produz artes prontas para publicação no Instagram, tanto para o feed quanto para os stories, além de criar, por meio de inteligência artificial, resumos das matérias utilizados como segundo slide em postagens em formato de carrossel.

Foto: MARCOS LOPES/ALMT

Os resultados demonstram o impacto direto da inovação: o uso do “Termômetro de Notícias” proporcionou aumento de 282% no engajamento e crescimento de 160% nas visualizações em comparação ao modelo anterior.

“Dobramos o número de visualizações e curtidas de janeiro para cá. Tudo foi desenvolvido sem necessidade de conhecimento em programação. Neste ano, o perfil @assembleiamt entrou no Top 5 das assembleias que mais ganharam seguidores em 2026. Isso é fruto do trabalho conjunto da equipe”, destaca o supervisor executivo de Imprensa da ALMT e superintendente da Rádio Assembleia, José Marques.

A conquista também reforça a trajetória da equipe de Comunicação da ALMT dentro do evento. Em 2025, a assistente virtual “Alê”, desenvolvida pelo setor de Publicidade da Assembleia, já havia garantido o segundo lugar na premiação.

“No ano passado, a assistente virtual ‘Alê’ ficou em segundo lugar e agora apresentamos o Termômetro de Notícias. Isso demonstra o compromisso da nossa equipe em desenvolver ferramentas que melhorem a comunicação do Parlamento com a sociedade”, afirma a gerente de Publicidade da ALMT, Noêmia Almeida.

Leia Também:  Assembleia vai emitir crachás para facilitar acesso da imprensa

Considerado o maior encontro brasileiro voltado a comunicadores públicos, o Redes WeGov reúne profissionais das três esferas e dos três poderes para debater estratégias, inovação e boas práticas na comunicação governamental. A programação inclui palestras com especialistas de instituições como Ministério Público Federal, Justiça Federal e Exército Brasileiro, além de debates sobre temas atuais como comunicação digital, inteligência artificial, acessibilidade, engajamento cidadão e a tradicional feira de cases.

“A vitória da ALMT no Prêmio Social Media Gov destaca o protagonismo da comunicação pública mato-grossense no cenário nacional e evidencia o uso estratégico de dados e tecnologia para aproximar o cidadão das ações do Poder Legislativo”, celebra o secretário de Comunicação da ALMT, Henrique Santos.

Rádio Assembleia — Durante o WeGov, a Rádio Assembleia realizou a terceira transmissão ao vivo fora dos estúdios da sede do Parlamento.

“É a primeira transmissão em estúdio que fazemos fora de Mato Grosso, garantindo que a informação chegue a todos os cidadãos, de onde estivermos”, afirma o coordenador da Rádio Assembleia, Jimmy Oliveira.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Deputado Thiago Silva defende a ampliação das escolas cívico-militares em Mato Grosso

Published

on

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado estadual Thiago Silva (MDB) defende a ampliação do modelo de escolas cívico-militares no Estado, destacando os resultados positivos alcançados na educação e o crescimento expressivo da iniciativa, que já ultrapassa 260 unidades em funcionamento, atendendo mais de 200 mil alunos.

Durante a tramitação na ALMT da Lei 12.388/2024, de inciativa do Governo do Estado, que instituiu as escolas cívico-militares em Mato Grosso, Thiago Silva foi relator da proposta e comemorou a expansão do modelo, que tem se consolidado como referência pela promoção da disciplina, do respeito, do patriotismo e da melhoria da qualidade do ensino.

“O modelo cívico-militar tem demonstrado excelentes resultados na formação dos nossos estudantes. São escolas que fortalecem valores como disciplina, ética, respeito e civismo, além de apresentarem bons índices de desempenho educacional, como nas avaliações do Ideb. Defendemos a continuidade e a ampliação deste modelo que tem sido um verdadeiro case de sucesso em Mato Grosso e em todo o Brasil”, afirmou o parlamentar.

Leia Também:  Botelho destaca avanço na educação infantil e reforça parceria para ampliar creches em MT

O deputado também ressaltou que a implantação das unidades ocorre por meio de consulta pública, garantindo que a comunidade escolar participe democraticamente da decisão sobre a adoção do modelo.

Um dos exemplos recentes é o município de Nova Guarita, que passará a contar com sua primeira escola cívico-militar após aprovação da comunidade escolar, realizada nos dias 8 e 9 de junho. A presidente da Câmara Municipal, vereadora Geane, comemorou a conquista e agradeceu o empenho de Thiago Silva em defesa da educação.

“Essa é uma importante vitória para Nova Guarita. Agradecemos ao deputado Thiago Silva por todo o apoio e compromisso com a nossa educação, contribuindo para que esse sonho se tornasse realidade”, destacou a vereadora.

Thiago Silva reafirmou que defende a liberdade de escolha das famílias, permitindo que os pais possam optar entre o ensino tradicional e o modelo cívico-militar, conforme a realidade de cada comunidade.

“Nosso compromisso é fortalecer a educação em todos os 142 municípios de Mato Grosso. Continuaremos trabalhando para garantir investimentos, melhorar a infraestrutura de todas as escolas, valorizar os profissionais da educação e oferecer ensino de qualidade aos nossos alunos, respeitando a decisão das famílias sobre o modelo educacional que desejam para seus filhos”, concluiu o deputado.

Leia Também:  Exposição "Desenhos que Falam" é aberta no Parlamento

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA