MATO GROSSO

Centro de Monitoramento Estratégico reúne dados do Estado para qualificar decisões dos gestores públicos

Publicado em

A Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) lançou o Centro de Monitoramento e Controle Estratégico, uma ferramenta criada pela Unidade de Inteligência do orgão com o objetivo de qualificar a tomada de decisões com base em dados e ampliar a atuação do controle interno em áreas consideradas prioritárias.

A iniciativa representa um novo modelo de gestão orientado por evidências, integrando informações que antes estavam dispersas em diferentes sistemas e áreas da administração pública.

Para o secretário Controlador-geral, Paulo Farias, o principal desafio da gestão pública não está na ausência de dados, mas na falta de uma visão integrada capaz de transformar informações em decisões mais rápidas, precisas e eficazes.

“Reunimos em um único ambiente, análises estratégicas organizadas em três dimensões complementares: a realidade do Estado, a máquina pública e a atuação do controle interno. A proposta é permitir que as lideranças enxerguem de forma completa os problemas públicos, relacionando indicadores sociais, desempenho administrativo e ações de controle para orientar intervenções mais assertivas”, disse.

Leia Também:  Polícia Militar intercepta tentativa de homicídio e apreende dois adolescentes e arma de fogo


Na dimensão voltada à realidade do Estado, o painel monitora indicadores socioeconômicos essenciais, como educação, saúde, segurança e renda, possibilitando identificar regiões e setores que demandam maior atenção governamental e medir o impacto social das políticas públicas. Já na análise da máquina pública, o sistema acompanha gastos, estrutura administrativa e produtividade da força de trabalho, permitindo avaliar a eficiência do uso dos recursos públicos e localizar gargalos operacionais.

A terceira dimensão destaca o papel estratégico do controle interno, reunindo informações sobre auditorias, ouvidoria, correição e transparência. A integração desses dados possibilita antecipar riscos, corrigir falhas de forma preventiva e apoiar gestores na melhoria contínua dos processos administrativos.

O novo centro marca a transição de um modelo de controle focado apenas na análise do passado para uma atuação preventiva e orientadora, funcionando como um “radar” da gestão pública. Com isso, o controle deixa de agir somente após a ocorrência de problemas e passa a contribuir diretamente para evitar falhas, qualificar decisões e aumentar a efetividade das políticas públicas.

Entre os resultados esperados estão a qualificação da gestão pública, a redução de riscos institucionais, o aumento da eficiência administrativa e a ampliação do valor público entregue ao cidadão.

Leia Também:  Representatividade feminina cresce e se consolida em cargos de liderança no Governo de Mato Grosso

Mais do que um espaço físico equipado com tecnologia, o Centro de Monitoramento e Controle Estratégico representa uma mudança de paradigma na atuação da Controladoria, consolidando uma cultura institucional baseada em inteligência, integração e resultados.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Força Tática prende três faccionados por tráfico de drogas em Sorriso

Published

on

Policiais militares da Força Tática do 3º Comando Regional prenderam dois homens e uma mulher por tráfico ilícito de drogas, na noite desta quarta-feira (24.6), em Sorriso. Com os suspeitos, identificados como membros de facção criminosa, foram apreendidos mais de seis quilos de maconha, pasta base e 2.938 pinos contendo cocaína.

Os criminosos foram localizados após denúncia anônima recebida pela Força Tática sobre a entrega de entorpecentes nas proximidades de uma escola. Ao chegar ao local, os militares flagraram dois homens em atitude suspeita e, após breve monitoramento, realizaram a abordagem da dupla próxima a uma motocicleta Honda Biz.

Na revista aos dois homens, ambos de 22 anos, os militares encontraram uma porção de cerca de 100 gramas de maconha e 138 pinos contendo cocaína. Para a PM, um dos detidos afirmou ser apenas usuário dos entorpecentes, enquanto o outro suspeito disse ser o responsável pelas drogas e que havia outros materiais guardados em uma residência.

Leia Também:  Representatividade feminina cresce e se consolida em cargos de liderança no Governo de Mato Grosso

Os policiais seguiram para a residência do suspeito e fizeram mais buscas, encontrando mais porções grandes e pequenas de maconha e sacolas com pinos com mais substância análoga a cocaína. Os suspeitos ainda indicaram um outro endereço, de onde haviam adquirido as drogas já encontradas.

A equipe se encaminhou até o local indicado e abordou uma mulher. Nas buscas na casa dela, foram localizados os restantes das apreensões de maconha e pasta base de cocaína prontas para comercialização.

Todos os três suspeitos encontrados foram identificados como membros de facção e receberam voz de prisão, sendo conduzidos para a delegacia para registro da ocorrência e demais providências.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA