O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou dois resgates em altura em ocorrências registradas nesta quarta-feira (4.3), em Alta Floresta, e na terça-feira (3), em Sinop. As vítimas estavam em locais elevados e precisaram ser retiradas com o uso de técnicas de salvamento.
Em Alta Floresta (791 km de Cuiabá), os bombeiros resgataram, na manhã desta quarta-feira (4), um trabalhador da construção civil de 31 anos que sentiu fortes dores nas costas enquanto trabalhava em uma casa em construção, no bairro Jardim Universitário.
A ocorrência foi registrada por volta das 08h40, quando a Central de Operações de Bombeiros da 7ª Companhia Independente Bombeiro Militar (7ª CIBM) foi acionada para atender ao chamado.
Ao chegar ao local, os bombeiros constataram que o trabalhador se encontrava a aproximadamente seis metros de altura, sobre um andaime da obra. Ele estava consciente e orientado, relatando intensa dor na região lombar e impossibilitado de se locomover.
Diante da situação, a equipe realizou os procedimentos de atendimento pré-hospitalar. A vítima foi imobilizada em prancha rígida e acondicionada em maca tipo cesto, com todas as fixações de segurança necessárias.
Para efetuar o resgate, os bombeiros militares montaram um sistema de salvamento com cabos, mosquetões, escada extensível e um freio oito, equipamento usado para controlar a descida em operações com cordas. A descida ocorreu com a técnica conhecida como escada trilho.
Após a retirada da vítima do plano elevado, o homem foi encaminhado à Unidade de Resgate e conduzido ao pronto-socorro para atendimento médico.
Em Sinop
O CBMMT socorreu, na tarde de terça-feira (3), um homem que ficou retido sobre o telhado de uma residência no bairro Jardim Paraíso II, em Sinop (a 502 km de Cuiabá).
O 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) foi acionado por volta das 17h20 para atender a uma ocorrência de queda ao mesmo nível, na qual a vítima permaneceu sobre o telhado do imóvel.
No local, os militares constataram que o homem apresentava ferimento no joelho, com suspeita de fratura. Para garantir a segurança da operação, a equipe imobilizou a vítima e utilizou uma maca envelope para retirá-la do telhado.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, na manhã de sábado (27.6), uma arara-canindé que caiu no quintal de uma residência no bairro Vale do Sol, em Campo Verde (a 139 km de Cuiabá).
A 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) foi acionada por volta das 8h30, via Central de Emergências 193, e prontamente uma equipe se deslocou ao endereço indicado.
No local, os bombeiros militares realizaram a captura do animal após constatarem sinais de debilidade física e possível lesão ou fratura em uma das asas, o que impedia o voo.
Após a captura, a ave foi colocada em uma caixa de transporte apropriada e encaminhada a uma clínica veterinária para receber os cuidados necessários.
O Corpo de Bombeiros orienta que, ao encontrar animais silvestres em áreas urbanas, a população não tente capturá-los por conta própria. A recomendação é manter distância e acionar imediatamente a corporação pelo telefone de emergência 193, garantindo a segurança das pessoas e a preservação da fauna silvestre.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade