MATO GROSSO
31 municípios com melhores coberturas vacinais recebem R$ 6,4 milhões em prêmios
Publicado em
21 de março de 2025por
Da Redação
O Governo de Mato Grosso premiou, nesta quinta-feira (20.3), 31 municípios que obtiveram os melhores desempenhos de vacinação na quarta etapa do programa Imuniza Mais MT. No total, foram repassados R$ 6,4 milhões aos municípios premiados, que também foram condecorados com os títulos do selo bronze, prata, ouro ou diamante.
O objetivo da premiação é reconhecer as boas práticas em imunização e ampliar a cobertura vacinal em Mato Grosso. A quarta fase do programa avaliou a performance de 10 imunizantes do calendário infantil. Com os recursos dos prêmios, o programa também possibilita a modernização da infraestrutura da rede municipal de saúde.
“Parabenizo a todos os prefeitos, secretários, agentes públicos que, de alguma forma, compreenderam o nosso grande objetivo e atuaram, criaram estratégias, metodologias para que nós pudéssemos melhorar o índice de vacinação dentro do Estado de Mato Grosso e, com ele, melhorar a saúde pública da nossa população”, afirmou o governador Mauro Mendes.
Para a avaliação do desempenho e premiação, os municípios foram divididos em três grupos: (1) com até 10 mil habitantes, (2) de 10 a 30 mil habitantes e (3) a partir de 30 mil habitantes. Todas as categorias podem ter até 3 vencedores por selo, desde que seja atingida a meta.
Desde o início do programa, em 2021, todas as vacinas que compõem o calendário básico da criança – como a BCG, Tríplice Viral, Pentavalente e outras – obtiveram aumento nas coberturas.
“Em plena pandemia, com as taxas de coberturas vacinais despencando, a SES elaborou um programa para estimular os municípios na implementação das políticas de imunização da população. De lá para cá, há um resultado bastante expressivo. Os municípios têm mantido essas políticas excelentes e estimulando, de forma substancial, a sua cobertura”, acrescentou o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.
O promotor de Justiça, Milton Mattos, elogiou o fato de o programa ser uma iniciativa perene do Governo do Estado e enalteceu o empenho dos profissionais de Saúde.
“Me sinto muito feliz e honrado por estar aqui mais uma vez nesse evento. Já estive no ano passado, no ano retrasado e espero estar aqui porque é um programa perene. Em nome do Ministério Público e da sua pessoa governador, parabenizo todos esses profissionais da saúde, porque nada disso acontece se não for por causa de vocês, trabalhadores da saúde e das unidades básicas da saúde”, disse.
Já o deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Paulo Araújo, destacou os avanços na Saúde que vão muito além da imunização.
“Tudo aquilo que a gente previa 20 anos atrás, que era para melhorar o sistema público de saúde, efetivamente está em prática. A equipe técnica sempre falou: ‘nós precisamos preencher as coberturas assistenciais’. Hoje, nós temos seis unidades hospitalares que saíram do papel, que estão sendo construídas”, destacou o deputado.
Municípios de diamante
Tetracampeão no Imuniza Mais MT, o município de Campo Verde arrematou o maior valor da premiação. Nesta edição, o município recebeu R$ 1 milhão na categoria Diamante para os municípios de mais de 30 mil habitantes. A cidade também foi a que mais recebeu recursos pelo programa até hoje, totalizando R$ 2,1 milhões.
“Fazer saúde básica é algo importantíssimo. Quando o Governo do Estado te oferece uma premiação para aquilo que você já tem o dever de fazer é muito melhor. Aproveito aqui a oportunidade para parabenizar a Secretaria de Estado de Saúde, em nome do secretário Figueiredo, do governador Mauro, por toda a estratégia”, disse o prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes.
Lucas do Rio Verde também é tetracampeão pelo programa e ocupa o segundo lugar entre os municípios que mais receberam prêmios pelo Imuniza Mais MT. Na quarta edição, o município recebeu R$ 700 mil na categoria Diamante para municípios de mais de 30 mil habitantes. No total, a gestão municipal já recebeu o total de R$ 1,2 milhão.
“Mais importante do que o prêmio, é a população ser bem atendida. No meu entendimento, o serviço público tem que oferecer serviço de saúde de qualidade e acessível a todos. Esse é o nosso propósito. Obviamente, é muito gratificante poder ser premiado. Essa campanha motiva os municípios, os profissionais, os servidores públicos a buscarem mais”, avaliou o prefeito de Lucas, Miguel Vaz.
Também participaram da premiação os deputados estaduais dr. João, Valmir Moreto e Beto Dois a Um; a secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza; o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Flávio Alexandre do Santos; o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin; e o secretário municipal de Saúde de Nova Ubiratã, Marco Felipe.
Confira os vencedores da quarta etapa do programa Imuniza Mais MT
Na categoria municípios até 10 mil habitantes, os premiados são:
Selo Diamante
1º Araguaiana – R$ 250 mil
2º Ribeirãozinho – R$ 200 mil
3º Santa Rita do Trivelato – R$ 150 mil
Selo Ouro
1º Tesouro – R$ 140 mil
2º Planalto da Serra – R$ 120 mil
3º Ponte Branca – R$ 100 mil
Selo Prata
1º União do Sul – R$ 70 mil
2º Nova Brasilândia – R$ 55 mil
3º Tabaporã – R$ 45 mil
Selo Bronze
1º Indiavaí – R$ 60 mil
2º Luciara – R$ 50 mil
3º Itanhangá – R$ 30 mil
Na categoria municípios com população de 10 mil a 30 mil habitantes, os premiados são:
Selo Diamante
1º Itiquira – R$ 500 mil
2º Diamantino – R$ 400 mil
3º Alto Araguaia – R$ 300 mil
Selo Ouro
1º Nova Xavantina – R$ 250 mil
2º Juscimeira – R$ 200 mil
3º Tapurah – R$ 150 mil
Selo Prata
1º Juruena – R$ 120 mil
2º São José do Rio Claro – R$ 100 mil
3º N. Senhora do Livramento – R$ 70 mil
Selo Bronze
1º Alto Garças – R$ 80 mil
2º Carlinda – R$ 70 mil
3º Nova Ubiratã – R$ 50 mil
Na categoria municípios com população acima de 30 mil habitantes, os premiados são*:
Selo Diamante
1º Campo Verde – R$ 1 milhão
2º Lucas do Rio Verde – R$ 700 mil
Selo Ouro
1º Tangará da Serra – R$ 500 mil
2º Nova Mutum – R$ 350 mil
Selo Bronze
1º Colíder – R$ 150 mil
2º Campo Novo do Parecis – R$ 120 mil
3º Guarantã do Norte – R$ 100 mil
*Nesta categoria nenhum município atingiu a meta para alcançar o selo Prata.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma
Published
1 hora agoon
27 de junho de 2026By
Da Redação
O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), consagrou as equipes Rescue Team São Paulo e a CBMSC Mafra como as campeãs gerais da competição, que foi encerrada nessa sexta-feira (26.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.
A Rescue Team São Paulo, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), conquistou o primeiro lugar no Desafio de Salvamento Veicular. Já a CBMSC Mafra, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), foi a vencedora do Desafio de Trauma. Os resultados refletiram o melhor desempenho técnico entre os participantes, considerando os critérios de avaliação aplicados ao longo das provas, que simularam ocorrências reais de acidentes.
Para além da disputa entre equipes, o desafio foi reconhecido como uma das principais ferramentas de capacitação prática para bombeiros e profissionais de emergência. Durante três dias, 46 equipes de 16 estados e do Distrito Federal enfrentaram cenários realísticos com vítimas presas às ferragens e múltiplos traumas. Em cada prova, os participantes precisaram tomar decisões rápidas, atuar de forma integrada e aplicar protocolos internacionais de atendimento pré-hospitalar e resgate, sob avaliação de árbitros especializados.
O comandante da Rescue Team São Paulo, tenente BM Mateus Felipe de Almeida Pelico, atribuiu a conquista ao trabalho contínuo desenvolvido pela equipe ao longo dos últimos anos na busca pelo melhor desempenho técnico e profissional.
“Nossa equipe participa desse processo desde 2015. Ao longo dos anos, passamos por diferentes formações. Há quase dois anos estamos nessa configuração e, no ano passado, conquistamos o quarto lugar no campeonato nacional. Neste ano, alcançamos o título. Estou muito feliz com esse resultado”, afirmou.
Durante o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, as equipes foram avaliadas em critérios como comando da ocorrência, atendimento pré-hospitalar (APH), atuação da equipe técnica e desenvolvimento da operação em cenários que simulavam acidentes reais. Em todas as provas, os participantes receberam pontuações de acordo com a qualidade técnica, a segurança dos procedimentos e a eficiência no atendimento às vítimas.
Na modalidade de trauma, por exemplo, as equipes tiveram apenas 15 minutos para avaliar a cena, identificar as lesões e concluir todo o atendimento da vítima conforme protocolos internacionais. Os cenários permaneceram em sigilo até o início das provas e foram montados com veículos, vegetação e vítimas caracterizadas por especialistas em maquiagem realística para reproduzir, com fidelidade, as condições encontradas em acidentes reais.
Já na modalidade de salvamento veicular, as equipes tiveram 25 minutos para realizar o resgate da vítima em uma simulação de acidente de trânsito, cumprindo cerca de 150 critérios de avaliação, que abrangeram desde o atendimento médico e a liderança até a técnica operacional.
Para o tenente Mateus, comandante da Rescue Team São Paulo, o principal diferencial foi a experiência da equipe em atuar em conjunto.
“Esse resultado foi fruto da sintonia da equipe. Precisamos estar preparados técnica, operacional e psicologicamente. Como estivemos juntos há bastante tempo, acabamos nos tornando uma família. Isso fortaleceu a comunicação e a tomada de decisões durante as provas”, concluiu.
Participaram dos desafios equipes dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Roraima, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Pará, Ceará, Amapá, Rondônia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.
2° Conesv
O 2º Conesv, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), reuniu bombeiros militares, especialistas e profissionais de diversas áreas do Brasil e do exterior para debater avanços, desafios e boas práticas voltadas à segurança viária e ao atendimento de emergências no trânsito.
Além do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, a programação incluiu painéis, reuniões estratégicas, atividades práticas como o Holmatro Experience e os cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados à capacitação em controle de hemorragias e atendimento pré-hospitalar.
Confira os vencedores do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma:
Fonte: Governo MT – MT
Bairro Joaquim Curvo recebe manutenção asfáltica e operação tapa-buracos
Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma
Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN
Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN
Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência
CUIABÁ
Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90
A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá...
Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, dá início...
Servidores de Cuiabá concluem capacitação em gestão ambiental em Tangará da Serra
Os servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá concluíram nesta semana a 19ª Edição da...
MATO GROSSO
Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma
O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança...
Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN
Uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Mato Grosso resultou...
Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) coordenou, ao longo desta semana, o Curso de Atendimento à Mulher...
POLÍCIA
Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN
Uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Mato Grosso resultou...
Homem é preso pela PM após agredir namorada e ameaçá-la de morte em Rondonópolis
Um homem, de 27 anos, foi preso na madrugada deste sábado (27.6), por policiais militares do 5º Batalhão, suspeito por...
Polícia Militar lamenta falecimento do ex-comandante-geral Antônio Benedito Campos Filho
A Polícia Militar de Mato Grosso lamenta o falecimento do ex-comandante-geral, coronel RR Antônio Benedito Campos Filho, de 66 anos,...
FAMOSOS
Caio Blat encontra Marcelinho Carioca em aeroporto e celebra encontro: ‘Maior ídolo’
O ator Caio Blat, de 46 anos, viveu um momento especial ao encontrar por acaso o ex-jogador Marcelinho Carioca, de...
Poliana Rocha recorda época que conheceu Leonardo: ‘Sem peito, menina de tudoooo!’
A jornalista Poliana Rocha, de 49 anos, divertiu os seguidores ao resgatar uma foto antiga ao lado do marido, Leonardo,...
Ludmilla surpreende mãe com carro de luxo em aniversário de 50 anos: ‘Quase 1 milhão’
A cantora Ludmilla, de 31 anos, emocionou os seguidores ao revelar o presente especial para a mãe, Silvana Oliveira, que...
ESPORTES
Brasil avança como líder e define confronto contra o Japão no mata-mata da Copa
A Seleção Brasileira confirmou o favoritismo e carimbou a vaga para a segunda fase da Copa do Mundo na liderança...
Dembélé brilha com hat-trick histórico e França vence a Noruega
O atacante Ousmane Dembélé foi o grande protagonista da vitória da França sobre a Noruega nesta sexta-feira, em partida válida...
Copa do Mundo 2026: 18 seleções garantem vaga e primeiros duelos do mata-mata são definidos
A Copa do Mundo de 2026 atinge seu momento de maior tensão com o encerramento da fase de grupos e...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Política MT2 dias agoApaes de Mato Grosso ficam isentas da Taxa de Segurança Contra Incêndio
-
Política MT2 dias agoDiego Guimarães denuncia cobrança ilegal da Águas Cuiabá, aponta rombo milionário e questiona alta de 11%
-
Política MT2 dias agoComissão de Fiscalização debate resultados do Relatório Anual de Gestão de 2025 em audiência pública
-
Política MT1 dia agoArraiá da Assembleia Legislativa reúne servidores, famílias e comunidade em noite de tradição, música e cultura




