MATO GROSSO

Paratletas mato-grossenses superam desafios e conquistam medalhas no mundial de Jiu-jitsu

Publicado em

As competições do Campeonato Mundial Profissional de Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) continuam, porém, parte da equipe de paratletas e atletas da inclusão reversa retornaram a Mato Grosso nesta segunda-feira (11.11). No Aeroporto Internacional Marechal Rondon, os medalhistas mundiais foram recebidos pela equipe da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf), sob a gestão voluntária da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, também madrinha nacional e embaixadora mundial de Parajiu-jitsu.

Os paratletas competiram na Grécia e em Abu Dhabi com o apoio do Governo do Estado, articulado pela primeira-dama Virginia Mendes por meio do programa SER Família Inclusivo e recursos da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer (Secel).

Nas competições, a delegação mato-grossense, composta por 16 integrantes entre equipe técnica, inclusão reversa e paratletas, já conquistou 22 medalhas, sendo 8 de ouro, 8 de prata e 6 de bronze. O torneio em Abu Dhabi termina no próximo domingo (17.11). Os competidores chegaram acompanhados pela assessora jurídica e atleta da inclusão reversa, Laís Magalhães.

“Todo nosso agradecimento, pois esse apoio não inclui somente o esporte para pessoas com deficiência, mas também resgata e salva vidas. Por meio do esporte, com o apoio do Governo do Estado, a invisibilidade das pessoas com deficiência está sendo quebrada. Isso tudo é graças ao olhar da nossa primeira-dama, Virginia Mendes, que, além de ser madrinha nacional e embaixadora mundial, agora garantiu o selo da inclusão internacional. Esse esporte transforma vidas, inclusive a minha”, declarou Laís Magalhães.

Leia Também:  Fifa vai testar no Mundial Feminino Sub-20 modelo alternativo ao VAR

O presidente da Associação Mato-grossense de Jiu-jitsu Paradesportivo (AMJJP), Antônio Vitor Lopes Godoy, de Barra do Garças, conquistou duas medalhas: uma de bronze em Heraklion, na Grécia, e uma de prata nos Emirados Árabes. Ele agradeceu o apoio do Governo do Estado e todo o suporte da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, que também é madrinha nacional e embaixadora mundial do Parajiu-jitsu.

“Essa parceria nos elevou de uma forma espetacular. Treino Jiu-jitsu há cerca de quatro anos, e este mundial era um sonho até então. Não tínhamos noção de que iríamos com uma delegação inteira. O fato de termos a nossa madrinha nacional e embaixadora mundial, primeira-dama Virginia Mendes, e o governador Mauro Mendes nos acompanhando de perto foi algo surpreendente, porque não é somente sobre o apoio financeiro, mas eles se envolvem de verdade, e isso é extraordinário”, disse Antônio Vitor.

Marcus Aurelius Madruga, que participa do paratletismo na categoria PCD, já era campeão brasileiro e, nas competições na Grécia e em Abu Dhabi, conquistou medalhas de ouro. “Foi minha primeira viagem internacional. Treinei muito para essas conquistas. Quando vi a nossa madrinha, Virginia Mendes, e o governador Mauro Mendes torcendo por nós, foi algo sensacional. Fui lá, ganhei e fiz o que tinha que ser feito. Desde que entrei no Jiu-jitsu, queria ser campeão mundial e agora sou campeão mundial duas vezes”, contou Marcus Aurelius.

O paratleta João Pedro, nascido em Manaus, filho adotivo e diagnosticado com paralisia cerebral, encontrou no Parajiu-jitsu seu caminho. Na Grécia, conquistou medalha de bronze, mas não ficou totalmente satisfeito, e foi nesse momento que contou com a motivação da primeira-dama Virginia Mendes. Em Abu Dhabi, chegou determinado e cravou a conquista do ouro.

Leia Também:  Maior programa mundial de revitalização de bacia hidrográfica deve ser replicado, apontam especialistas

“Não tem como explicar, porque é uma coisa única o que a gente viveu. Daqui pra frente, é só treinar para mais conquistas”, ratificou.

Na inclusão reversa, Isabela Ladislau falou sobre sua participação e como é competir na categoria. “É uma sensação inexplicável conviver com os paratletas, entender o que eles passam, principalmente na hora da luta, porque, devido às limitações deles, eu também preciso me delimitar dentro e fora do tatame. Viajei com o João, cuidei muito dele, nós exercitamos a empatia. Na Grécia, lutei com uma paratleta de Israel com deficiência auditiva, então tive que lutar sem o apoio do meu treinador. Essa experiência, junto com nossa Embaixadora Mundial Virginia Mendes, ultrapassou nossas expectativas”, expressou Isabela.

Suiany Linhares, paratleta com lesão medular, classe K, comemorou as conquistas na Grécia, com a medalha de prata, e em Abu Dhabi, com o ouro. “Nosso sonho agora é realidade. Ver a primeira-dama Virginia Mendes assistindo nossas lutas foi algo incrível, e ter a presença do governador Mauro Mendes foi algo especial também. Nossa missão é essa, ajudar outras vidas, porque tivemos uma chance de salvar as nossas vidas por meio do esporte e queremos impactar outras vidas também”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Politec conclui que incêndio em prédio da prefeitura não teve origem criminosa

Published

on

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os levantamentos periciais e descartou a hipótese de incêndio criminoso no prédio da gerência de patrimônio e da Superintendência Operacional do Sistema Escolar da Prefeitura de Várzea Grande, ocorrido no dia 17/6.

Análises de vestígios coletados no local associada a evidências de registros de gravação de câmeras de segurança das redondezas e depoimento de testemunhas apontaram para causa acidental provocada por fenômeno termoelétrico na fiação localizada na parte superior da câmara fria de alimentos congelados pertencente ao anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que seriam destinadas à alimentação dos alunos da rede municipal de educação. Os peritos realizaram vistoria externa e superior com a utilização de drones em todo o perímetro colapsado pelo incêndio.

No prédio, funcionava a parte logística da Secretaria onde eram armazenados de alimentos, materiais e equipamentos que seriam destinados às escolas do município.


Conforme o perito oficial criminal Augusto César de Figueiredo, os exames não permitiram identificar o que pode ter provocado o fenômeno termoelétrico, que segundo a literatura pericial pode estar relacionado à sobrecarga elétrica, curto-circuito, ou descarga elétrica contínua.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre buscas contra investigados por causar prejuízo de R$ 3 milhões a agropecuária de MT

“Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados, e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão. Na parte de trás da edificação, as chamas rapidamente tiveram contato com dois veículos, que estavam muito próximos a essa câmara, e que possuem uma carga térmica muito alta, causando facilmente a propagação para o fundo dessa estrutura metálica, e também por conta grande quantidade de material combustível que existia dentro prédio, o que ajudou a propagação e a grande monta dos danos e prejuízos causados pelo incêndio”, apontou o perito.

Mediante o término das análises no local do incêndio, o prédio foi liberado pela perícia para a Polícia Civil. O laudo pericial com o detalhamento das análises será concluído em até 30 dias.

No laudo, constará toda a descrição do local e dos vestígios coletados e analisados em laboratório, o relato de depoimentos de testemunhas, as imagens registradas pelo sistema de monitoramento de câmeras que ajudaram a delimitar a dinâmica do incêndio, que explica onde o fogo teve início e como ele se propagou, além dos danos que ocorreram em todos os ambientes.

Leia Também:  Procon Estadual prepara programação especial para o Dia Mundial do Consumidor

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA