Lucas do Rio Verde

Construção do ginásio da Apae de Lucas do Rio Verde é resultado de união de esforços

Publicado em

Uma ação conjunta entre o Poder Executivo, Legislativo, setor privado e sociedade resultou no tão sonhado Ginásio Esportivo Diniz Brunes Betella, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Lucas do Rio Verde. O evento de inauguração, realizado na noite desta quinta-feira (07), homenageou diversas personalidades e contou com a participação de autoridades locais, membros da Apae, empresários, sociedade e alunos.

Definida por um aluno como “um lugar feliz”, a Apae, com 30 anos de fundação, até então não tinha um ginásio. O novo espaço é amplo, arejado e, além de proporcionar reabilitação e inclusão social aos assistidos, irá promover integração entre os alunos, familiares, Escola Especial Renascer e comunidade.

Homenagem da Apae (Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

“Eu posso dizer que é uma noite especial para a comunidade apaeana. É a realização de um sonho. Eu não digo o sonho da diretoria, mas, sim, dos nossos alunos que, ao longo da história da Apae cobraram sempre que queriam ter um ginásio para que pudessem praticar esporte, uma vez que sempre que era necessário eles tinham que procurar um ginásio de um outro clube. E, para realizar esse sonho, não foi somente uma diretoria, foram diversas empresas, dentre elas a BDR, que encampou a causa, assumiu de fazer a maior parte da execução da obra com os seus custos, e depois a sociedade. Uma comissão foi criada buscou recursos junto aos produtores rurais, empresários, pessoas físicas, comunidade como um todo e, por final, o recurso também do Poder Público, que veio para terminar essa obra. Então, é a realização de um sonho dos nossos assistidos que vai trazer aqui grandes melhorias para a qualidade de ensino deles e para que eles possam praticar esporte e arte”, comemorou o presidente da Apae Marcos Tomazin.

Leia Também:  Atletas do Viva Lucas de BMX participam de competições no Chile

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

União de esforços

Representando o Poder Executivo, o vice-prefeito Marcio Pandolfi, reforçou a parceria contínua da Prefeitura com a instituição. Somente em 2023 e 2024, os termos de fomento do executivo à Apae somam mais de R$ 2,2 milhões.

“A Prefeitura é sempre muito parceira da Apae, não somente nessa obra, mas como um todo. Há anos ela vem fazendo essa parceria bacana. Nós temos que ter muita responsabilidade ao cuidar das nossas crianças e dos nossos alunos. E os alunos da Apae requerem uma atenção ainda maior. A gente percebe isso no envolvimento da Prefeitura, da Câmara, da sociedade como um todo, seja na diretoria, como doações, nos eventos. Então, o que nós estamos vendo aqui hoje é fruto de um trabalho de quatro mãos. E cabe ao Poder Público construir essas pontes, estar sempre em contato com toda a sociedade, para que a gente possa sempre avançar. A Apae pode contar conosco sempre”, enfatizou Marcio.

Representantes do Poder Legislativo estiveram presentes e comemoraram a entrega do ginásio, que contou com o empenho dos vereadores para ser viabilizado, através do repasse de recursos economizados do duodécimo da Câmara.

“Como houve essa sobra na economia nossa, nós indicamos ao prefeito Miguel e ele, inteligentemente, aceitou a nossa indicação e fez esse repasse da economia de todos os vereadores, um total de R$ 300 mil. Isso não é o presidente, não é a mesa diretora, são todos os vereadores e a gente conseguiu fazer esse repasse”, ressaltou o presidente em exercício da Câmara Municipal, Daltro Figur.

Leia Também:  Prefeitura de Lucas do Rio Verde vem a público esclarecer a respeito da decisão judicial que garantiu a reintegração de um servidor aos quadros da Administração Municipal

“O sentimento hoje é de muita gratidão por poder ter participado deste processo na realização de um sonho de ter o próprio ginásio aqui, ao lado da escola, onde nós conseguimos também a viabilização desse terreno. Fica, também, o nosso agradecimento aos pequenos produtores que tinham essa cessão e que, realmente, tiveram essa generosidade”, ressaltou a vereadora licenciada Sandra Barzotto.

O empresário Rafael Balizardo, da empresa BDR, parceira da Apae em diversas ações, dentre elas a construção do ginásio, falou sobre a importância do apoio do setor privado.

“Um dia muito especial. A BDR já tem uma parceria de 2 anos com a Apae, num projeto que a gente faz com os alunos, onde eles trabalham para a empresa, mas ficam aqui na instituição prestando serviços. Um trabalho de inclusão social da empresa, o que é muito gratificante. Recebemos essa demanda do ginásio e desde o primeiro momento compramos a ideia e participamos desse sonho, realizando toda a execução da obra e doando toda a parte de cobertura e estrutura, além de buscarmos outros parceiros para a causa. Isso nos deixou muito satisfeitos! Lucas tem esse conceito, dos que estão aqui com suas empresas, ganhando seu dinheiro, de fazer esse retorno para o município, de coração. Essa parceria do setor privado com ações sociais é de de suma importância”, enfatizou.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Primeira fase da VI Olimpíada de Matemática é aplicada em Lucas do Rio Verde

Published

on

Nesta quinta-feira (25), 5.320 alunos das treze escolas municipais de Lucas do Rio Verde participaram da primeira fase da VI Olimpíada Municipal de Matemática. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Sinop.

A competição tem como objetivo fortalecer o ensino e a aprendizagem da matemática, identificar e desenvolver talentos, além de estimular o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas. A ação também busca valorizar os estudantes e os profissionais da educação do município.

“A realização das olimpíadas, especialmente as de matemática, é uma forma de oportunizar que os estudantes destaquem seus talentos por meio do conhecimento adquirido ao longo do tempo. Quando eles compreendem que esses são momentos ímpares para demonstrar o que sabem, bem como as oportunidades que se abrem a partir dessas experiências, sentem-se mais motivados, o que impacta diretamente no interesse e na aprendizagem da disciplina”, ressaltou o professor de matemática da Escola Olavo Bilac, Márcio Almeida.

Participando pela segunda vez da competição, o aluno do 5º ano da Escola Luiz Carlos Ceconello, Kelvin Ferreira, relatou estar confiante para avançar para a próxima fase. “Foi bem legal participar da olimpíada e estou com grandes expectativas de passar para a próxima fase. Eu já gosto de matemática, e a competição ajuda bastante a aprender ainda mais sobre a disciplina.”

Leia Também:  Seletivo Esporte: Candidatos já podem acessar cartão de confirmação e locais de prova

“A Olimpíada é muito importante porque permite que a gente veja nosso avanço, além de nos ajudar a aprender mais. Eu estudei bastante para tentar passar para a próxima fase e, se eu conseguir, vou ficar muito feliz”, afirmou a aluna do 8º ano da Escola Olavo Bilac, Nicoly Gabrielly.

Entenda como funciona a competição

A Olimpíada Municipal de Matemática é organizada em três níveis: o Nível 1 inclui os estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental; o Nível 2, os do 6º e 7º ano; e o Nível 3, os do 8º e 9º ano. Além disso, a competição acontece em três fases distintas.

A primeira prova contém 10 questões de múltipla escolha, adequadas para cada um dos níveis. Nesta fase, alunos de mesma escola e mesmo nível competem entre si pela vaga na segunda fase da competição. São classificados para a próxima etapa 30% dos inscritos, considerando os que obtiveram os melhores resultados.

Na segunda fase, a prova é composta por questões objetivas e discursivas e os estudantes competem com outros do mesmo nível matriculados em outras escolas municipais. Destes, apenas 50 serão selecionados para participar da terceira e última fase. Esta, por sua vez, contém apenas questões discursivas.

Leia Também:  UAB/UFR abre vagas remanescentes para Curso Superior de Tecnologia em Agrocomputação

Os resultados da última fase definirão quem receberá as medalhas de ouro, prata e bronze, bem como as menções honrosas durante a Cerimônia de Premiação.

Se liga no cronograma

A aplicação da próxima prova está prevista para o dia 18 de agosto, às 14h. Já a terceira fase deve ocorrer no dia 19 de setembro, às 7h30.

Os alunos e escolas que se destacarem durante a olimpíada serão homenageados na Cerimônia de Premiação marcada para o dia 8 de outubro. O local e o horário serão divulgados mais próximo do evento.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA