Política MT

Sambistas cuiabanos são homenageados em sessão especial

Publicado em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta terça-feira (2), no Plenário das Deliberações Renê Barbour, sessão especial para homenagear personalidades do samba, por meio de moções de aplausos. A iniciativa foi do deputado Carlos Avallone (PSDB), que destacou o trabalho das principais escolas de samba de Cuiabá.

“Acredito que existam duas paixões nacionais: o futebol e o samba, que representam o Brasil de maneira exemplar, tanto no exterior quanto no próprio país, expressando a alegria, a esperança e a felicidade do povo brasileiro. Após a pandemia, tornou-se evidente a necessidade de valorizarmos esses aspectos”, afirmou ele.

De acordo com o parlamentar, “a saúde mental é impactada positivamente por ambientes e estilos de vida mais alegres e por uma melhor convivência social. O samba possui esse poder e, em Mato Grosso, particularmente em Cuiabá, temos uma história significativa com as escolas de samba”, destacou.

Avallone recordou ainda que, na universidade, há quatro décadas, participou dos desfiles das escolas de samba. “Lembro-me de escolas como Deixa Cair, Unidos do Araés, Tradição e muitas outras, que contribuíram enormemente para o samba e para as escolas de samba em Mato Grosso. Chegou o momento de reconhecer essa história, homenageando os protagonistas, muitos ainda em vida. Essa sessão especial na Assembleia visa registrar e celebrar essa trajetória”, falou o deputado.

“Promovemos uma festa memorável, aberta a todos os apreciadores do samba. Costumo dizer que o berço do samba em Cuiabá é o bairro Araés, onde resido. Homenagear o samba é, portanto, homenagear o Araés. Contamos com a presença de figuras como Dona Tereza, Alair, Pretinha, Nego e Gudo, entre outros, que dedicaram suas vidas ao samba em Mato Grosso”, declarou Avallone.

A sessão especial contou com apresentações de bateria e passistas, além de demonstrações de samba, criando um ambiente alegre e festivo, como o próprio samba.

“São pessoas que engrandecem o samba cuiabano, pessoas que, por meio da música, da resistência cultural e fortalecimento das tradições contribuem para a valorização da cultura popular de Cuiabá”, citou o deputado.

O presidente da Escola de Samba Unidos do Bairro Araés, Luiz Carlos Ferreira, foi um dos homenageados que recebeu moção de aplausos pelos trabalhos prestados ao samba mato-grossense.

Leia Também:  Junção de 3 pastas na gestão Cláudio Ferreira em Rondonópolis gera economia de mais de R$ 2 milhões

“Essa homenagem é muito relevante para nós, amantes do samba, especialmente do samba da periferia. Ele se torna ainda mais significativo vindo de uma Casa Legislativa organizada e comprometida com suas ações. Para nós, sambistas, é extremamente importante”, lembrou Ferreira.

Para o sambista Marcelo Sá, o reconhecimento é a relevância em prol da música carnavalesca em Cuiabá. Ele citou a honraria recebida da Assembleia como um marco histórico para o samba.

“Este é um reconhecimento de grande valor, concedido em virtude da trajetória que construímos no universo do samba, especialmente neste dia tão significativo. É um reconhecimento ímpar, resultado da história que construímos, desde os nossos 12 anos na cidade, há mais de quarenta anos. Receber esta honraria simboliza a coroação de uma história que construímos ao longo do tempo. Além disso, a homenagem serve para fortalecer e demonstrar, às demais cidades do Mato Grosso, a vitalidade do samba em nossa região”, comentou ele.

A passista e rainha do Unidos do Araés, Bruna Santos, treina duas horas por dia e busca intercâmbio com escolas de samba do Rio de Janeiro para aperfeiçoar os exercícios.

“Sinto-me honrada e expressamente grata pelo convite. É com grande alegria que recebo esta primeira moção de aplausos. Agradeço imensamente tudo o que o samba me proporciona. Dedico cerca de duas horas diárias aos ensaios de samba, com frequência superior a três vezes por semana. Representar a Unidos do Araés tem um significado especial para mim, ainda mais considerando os treinos e a busca por aprimoramento no Rio de Janeiro”, complementou.

A vereadora Maria Avallone disse que a sessão foi um momento especial em reconhecimento para celebrar os sambistas da região. “É com grande satisfação que destaco a importância do samba como expressão da alegria, da tradição e da identidade do povo brasileiro, em especial de nossa comunidade. Sinto-me honrada e orgulhosa por esta homenagem promovida pela Assembleia Legislativa”, disse ela.

Confira os homenageados:

Adriano Márcio de Figueiredo Lopes

Leia Também:  ALMT adere ao Programa Jovem Aprendiz e abre portas para jovens no Parlamento

Alair Fernando das Neves

Amancio Conrado Faria

Ana Tereza de Arruda Silva

Anderson Rodrigues de Pinho

Antonio Marcos de Castro

Benedito Justino de Oliveira

Benedito Luiz Costa

Benedito Munir Gonçalves

Benilda Goncalves da Silva Castilho

Bruna de Souza Santos

Bruna Elianay de Campos

Camila Ferreira dos Santos

Celso César Silva

Celso Miguel Gonçalves

Ciene Conceição Guarim

Claudiney Ferreira dos Santos

Clemance de Almeida Saldanha

Cleyton Normando da Fonseca

Denilson Gonçalves

Dervande de Arruda Silva

Edinei Aparecido Pereira da Silva

Edineia Fátima Silva Costa

Edson Jonas da Costa

Eliete Alves dos Santos

Erielson dos Anjos da Costa Marques

Everaldo de Oliveira

Ewerton Aparecido Moreira Salgado

Francilene Figueiredo Costa

Gabriel Augusto de Moraes

Gercino Benedito da Silva

Irene Pálácio

Izzi Lima dos Santos

Jaciro dos Santos Silva

Jean Cleuber Figueiredo de Amorim

Jellian Paula da Silva Pires dos Anjos

Jonni Almeida da Cruz

Jose Benedito da Cruz

José Soares da Silva Neto

Laura Grace Figueiredo Pereira

Laureane Assunção Marques

Lineia Rodrigues do Nascimento

Lucivania Roque de Souza

Luiz Carlos Ferreira dos Santos

Marcelo Augusto Sa Costa Pinto

Marcos Antonio Costa

Maria Lenir Silva dos Santos

Mercenio Luciano Souza

Michelle Benedita Correa de Oliveira Gomes

Nayara Risia Cruz Santos

Oldecir Dário Guarim

Patricia Carla Pires

Raoni Ricci

Reginaldo Alves de Faria

Renata Cuiabá

Rito Fretes

Roniel Edson da Silva

Rosemeire Cristina da Silva

Selma da Glória Costa

Sonia Aparecida da Sila

Uilma Regina Gonçalves Castilho Krenzlin

Uir Hermagenes Gonçalves Castilho

Valdivino Alves dos Santos

Vilmar Castilho

Vinicius Marcelo de Lopes

Wagner Roberto Gomes Castilho

Washington Luiz Félix

Wildes Tadeu de Carvalho Junior

Caíque Loureiro

Rogério Sena da Silva

Mário César de Carvalho

João Pedro de Oliveira

Bernadete Maria Jesus da Cunha

Kimberly Kesse Costa

Paulo Roberto Carvalho

Alex Fernando Pinto Almeida

Pierre Jonathan Ribeiro Rodrigues

Thiago Benício Pinto

Thiago Silva dos Santos

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Deputado Thiago Silva defende a ampliação das escolas cívico-militares em Mato Grosso

Published

on

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado estadual Thiago Silva (MDB) defende a ampliação do modelo de escolas cívico-militares no Estado, destacando os resultados positivos alcançados na educação e o crescimento expressivo da iniciativa, que já ultrapassa 260 unidades em funcionamento, atendendo mais de 200 mil alunos.

Durante a tramitação na ALMT da Lei 12.388/2024, de inciativa do Governo do Estado, que instituiu as escolas cívico-militares em Mato Grosso, Thiago Silva foi relator da proposta e comemorou a expansão do modelo, que tem se consolidado como referência pela promoção da disciplina, do respeito, do patriotismo e da melhoria da qualidade do ensino.

“O modelo cívico-militar tem demonstrado excelentes resultados na formação dos nossos estudantes. São escolas que fortalecem valores como disciplina, ética, respeito e civismo, além de apresentarem bons índices de desempenho educacional, como nas avaliações do Ideb. Defendemos a continuidade e a ampliação deste modelo que tem sido um verdadeiro case de sucesso em Mato Grosso e em todo o Brasil”, afirmou o parlamentar.

Leia Também:  Projeto de aquaponia começa a gerar renda em assentamento de Cuiabá

O deputado também ressaltou que a implantação das unidades ocorre por meio de consulta pública, garantindo que a comunidade escolar participe democraticamente da decisão sobre a adoção do modelo.

Um dos exemplos recentes é o município de Nova Guarita, que passará a contar com sua primeira escola cívico-militar após aprovação da comunidade escolar, realizada nos dias 8 e 9 de junho. A presidente da Câmara Municipal, vereadora Geane, comemorou a conquista e agradeceu o empenho de Thiago Silva em defesa da educação.

“Essa é uma importante vitória para Nova Guarita. Agradecemos ao deputado Thiago Silva por todo o apoio e compromisso com a nossa educação, contribuindo para que esse sonho se tornasse realidade”, destacou a vereadora.

Thiago Silva reafirmou que defende a liberdade de escolha das famílias, permitindo que os pais possam optar entre o ensino tradicional e o modelo cívico-militar, conforme a realidade de cada comunidade.

“Nosso compromisso é fortalecer a educação em todos os 142 municípios de Mato Grosso. Continuaremos trabalhando para garantir investimentos, melhorar a infraestrutura de todas as escolas, valorizar os profissionais da educação e oferecer ensino de qualidade aos nossos alunos, respeitando a decisão das famílias sobre o modelo educacional que desejam para seus filhos”, concluiu o deputado.

Leia Também:  Max Russi lança selos "Mineral Social" e "Mineral Sustentável" e destaca avanços do setor durante a 3ª Expominério

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA