Política MT

Ferramenta utilizada no Instagram da ALMT é premiado em evento de inovação, em Florianópolis

Publicado em

Ferramenta utilizada no Instagram na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) ficou em segundo lugar em uma competição com 14 outros projetos inovadores de todo o Brasil. O concurso aconteceu durante o 14° Redes WeGov, evento de inovação no setor público, realizado nos dias 29 e 30 de abril, em Florianópolis (SC).

A assistente virtual “Alê”, criada pela Secretaria de Comunicação (Secom) em 2024, facilita o acesso dos cidadãos às informações sobre as atividades do Parlamento estadual.

A “Alê” responde automaticamente aos usuários que comentam palavras-chave específicas em publicações da ALMT, enviando a eles conteúdos extras relacionados aos assuntos abordados.

“Por exemplo, imagine que está tramitando na Casa um projeto de lei que visa coibir incêndios no Pantanal. Ao cadastrarmos a palavra-chave ‘Pantanal’, qualquer cidadão que comentá-la em uma publicação receberá automaticamente a íntegra do projeto por mensagem direta – DM”, explica o gerente de Marketing da ALMT, Ricardo Sardinha.

Desenvolvida a partir de uma tecnologia originalmente voltada para vendas, a ferramenta foi adaptada para se tornar uma solução de acesso à informação e já recebeu mais de mil interações desde a sua implantação.

Leia Também:  Presidente Botelho participa de reunião que busca ações de segurança para os motoristas por aplicativo

O projeto mato-grossense foi apresentado a todo público do WeGov pelos servidores Ricardo Sardinha, Yuri Daltro, Aluá Deliberai, William Monteiro e Maria Cristina Teodoro, integrantes da equipe de Publicidade da Assembleia Legislativa.

O secretário de Comunicação da ALMT, Henrique Santos, afirma que a busca por uma comunicação mais acessível tem guiado diversas ações da Instituição e que a assistente virtual é mais uma medida adotada para ampliar a transparência e aproximar o Parlamento da população.

“A ‘Alê’ veio com a intenção de dar mais dinamismo para a comunicação no Instagram e desde a sua criação houve uma interação maior das pessoas com o perfil da Assembleia Legislativa. Isso, com certeza, elevou o nível das nossas plataformas. A iniciativa é muito boa e despertou a atenção e o interesse de pessoas de todos os lugares do Brasil, que participaram do evento. Muitos procuraram o estande da ALMT para entender como foi feito, qual é a função do aplicativo e o que efetivamente ele faz”, destaca.

Após conhecer a solução implementada nas redes sociais da ALMT, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, das três esferas de governo, requisitaram apoio do Parlamento mato-grossense para adoção de iniciativa semelhante em suas páginas. “O diferencial do WeGov é justamente esse: os participantes aprendem e ensinam, ao mesmo tempo, e isso é muito interessante”, frisou Henrique Santos.

Leia Também:  Palestras para mulheres empreendedoras lotam auditório na ALMT

Além da “Alê”, outros 14 projetos inovadores também foram exibidos durante o evento, abordando temas como automações para Instagram, incentivo à leitura, campanhas de saúde, comunicação inclusiva e uso de linguagem simples. Para a seleção dos trabalhos, foram considerados critérios como inovação, impacto e criatividade.

Gabriela Tamura, coordenadora do WeGov, destacou a importância da troca de experiências entre instituições, que muitas vezes enfrentam os mesmos desafios sem saber que outras já encontraram soluções, o que, segundo ela, contribui para a melhoria do serviço público.

“Nós acreditamos que esse é um bom caminho para encurtar processos e entregar melhores serviços para a sociedade. Todas as iniciativas selecionadas podem ser replicadas em outras esferas, em outros estados, em projetos semelhantes”, diz.

O Redes WeGov é um evento que promove inovação, troca de experiências e aprendizado colaborativo no setor público, focado especialmente em comunicação pública, tecnologia e governança.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Vereador Horácio Pereira repudia conduta de capitão da PM em Brasnorte e pede atenção urgente à saúde mental dos militares

Published

on

Em entrevista ao MT,TRANSPARÊNCIA,  o vereador de Tangará da Serra, Horácio Pereira, que integra a mobilização estadual entre as câmaras municipais em defesa dos policiais e bombeiros militares, comentou sobre o caso envolvendo o comandante da PM de Brasnorte e um soldado subordinado:

“Antes de qualquer coisa, quero deixar claro meu total repúdio ao comportamento do capitão. A atitude dele foi vergonhosa, desrespeitosa e completamente incompatível com a postura que se espera de um oficial da Polícia Militar.”

Horácio também chamou atenção para o que considera o verdadeiro problema por trás de episódios como esse:

“Estamos tratando de uma tropa exausta, sobrecarregada, sem estrutura e muitas vezes sem apoio psicológico. Muitos militares estão vivendo no limite. O que aconteceu em Brasnorte é grave, mas é também um retrato do abandono que essa categoria vem sofrendo há anos.”

O vereador aproveitou para fazer um apelo à imprensa:

“Infelizmente, alguns meios de comunicação acabam querendo inflamar ainda mais esse tipo de situação. Isso não ajuda em nada. O momento exige responsabilidade, respeito e equilíbrio. Não se trata de proteger erro, mas de cuidar das consequências para toda a instituição.”

Leia Também:  Câmara Setorial Temática discute melhorias à apicultura de MT

Ele reforçou seu apoio ao soldado envolvido:

“Espero que o soldado receba todo o apoio necessário – jurídico, emocional e institucional. E que a Corregedoria da Polícia Militar atue com rigor, acompanhando o caso de forma isenta e transparente.”

Por fim, deixou um alerta ao Governo do Estado:

“Nossos combatentes estão como granadas: prontos para explodir a qualquer momento. O Governo precisa agir com urgência. A tropa está pedindo socorro. Nós, vereadores, seguiremos cobrando, nos mobilizando e defendendo a valorização dos nossos heróis de farda.”

Jornalista: Luan Schiavon

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA