Política MT

Deputados recebem visita do embaixador da Ucrânia no Brasil

Publicado em

Os deputados estaduais de Mato Grosso receberam a visita nesta quarta-feira (22), em plenário, do embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk. Pela Casa de Leis, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), que presidiu a sessão ordinária, designou o deputado Júlio Campos (União), para dar boas-vindas ao visitante. Júlio Campos destacou a parceria já existente entre o Estado de Mato Grosso e a Ucrânia.

Segundo o parlamentar, Mato Grosso é o estado que mais importa fertilizantes da Ucrânia. “Temos uma relação comercial muito grande, como ocorre com o Brasil e a Ucrânia”, disse o parlamentar que agradeceu a visita do embaixador e afirmou que o Estado está preparado cada vez mais para se relacionar com a Ucrânia. Júlio Campos se solidarizou com a Ucrânia, que vive momento de guerra com a Rússia. “Nossa solidariedade à agressão brutal que a Ucrânia vem sofrendo por parte da Rússia”, destacou o deputado.

O embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, ao discursar na tribuna, falou das relações comerciais do Estado de Mato Grosso com a Ucrânia, disse que a expectativa é aumentar a parceria já existente, inclusive com visitas dos deputados ao seu país e afirmou que “mesmo com a guerra” a Ucrânia continua sendo o maior país produtor da Europa. Por fim, falou da possibilidade de implantar um consolado da Ucrânia em Cuiabá.

Leia Também:  ALMT aprova propostas de Moretto que reconhecem lideranças e história da região Oeste

“Sou o primeiro embaixador da Ucrânia a visitar Mato Grosso. E é um grande prazer ter essa oportunidade. Quero agradecer as palavras de solidariedade ao povo ucraniano. Temos tido muito sofrimento ao longo dos últimos três anos”, disse. “Quero convidar aqui os membros desta Casa a visitar a Ucrânia. Meu objetivo é começar aqui o estabelecimento de uma parceria maior entre Mato Grosso e a Ucrânia, desse estado que é líder em produção”, destacou o embaixador.

Apesar da guerra com a Rússia, o embaixador lembrou que a Ucrânia é o maior país produtor da Europa. “Mesmo com a questão da guerra continuamos sendo o maior país produtor da Europa. Me comprometo com esta casa a compartilhar com vocês visitas a Ucrânia. Agradeço a participação e presença nesta Casa. Poderíamos ter um consulado aqui em Cuiabá para mostrar a parceria do Estado com a Ucrânia”, completou Andrii Melnyk.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Deputado Valdir Barranco apresenta projeto que cria Fundo Estadual de Saúde Mental

Published

on

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o Projeto de Lei nº 533/2026, que institui o Fundo Estadual de Saúde Mental em Mato Grosso. A proposta tem como objetivo garantir recursos permanentes para o financiamento de políticas públicas voltadas à promoção, prevenção e cuidado em saúde mental em todo o estado.

De acordo com o texto do projeto, o fundo será destinado ao custeio de ações estratégicas na área, incluindo a implantação e manutenção de serviços especializados, capacitação de profissionais, financiamento de projetos municipais, campanhas educativas e aquisição de equipamentos e insumos.

Para o parlamentar, o fortalecimento da rede de atenção psicossocial exige investimento contínuo e planejamento de longo prazo. “A saúde mental deixou de ser um tema secundário. Hoje, milhares de famílias convivem diariamente com ansiedade, depressão, sofrimento psíquico e dependência química sem acesso adequado ao atendimento público. Não podemos tratar essa crise com improviso ou ações temporárias. O Estado precisa assumir a responsabilidade de garantir financiamento permanente para cuidar das pessoas”, afirmou Barranco.

Leia Também:  Presidente da ALMT comunica o falecimento do ex-deputado Romoaldo Júnior

O projeto estabelece que os recursos do fundo poderão ser provenientes de dotações orçamentárias do Estado, transferências da União, convênios, parcerias institucionais, doações e outras receitas vinculadas. A proposta também determina que os recursos sejam geridos pelo órgão estadual competente, com mecanismos de transparência e prestação de contas.

Segundo Barranco, a criação de um fundo específico permitirá maior estabilidade administrativa e evitará a interrupção de programas essenciais. “Quando não existe orçamento garantido, quem sofre é a população mais vulnerável. A criação do Fundo Estadual de Saúde Mental significa dar segurança financeira para ampliar serviços, fortalecer os municípios e garantir continuidade às políticas públicas. Saúde mental não pode depender da sobra do orçamento”, destacou o deputado.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que os transtornos mentais estão entre as principais causas de incapacidade no mundo. No Brasil, índices de ansiedade e depressão cresceram significativamente nos últimos anos, ampliando a demanda por atendimento psicológico e psiquiátrico na rede pública.

Barranco defende que Mato Grosso precisa avançar na estruturação de uma política estadual sólida e permanente para enfrentar o problema. “Estamos falando de uma política pública que salva vidas. Precisamos ampliar o acesso ao cuidado psicológico, fortalecer os CAPS, investir em prevenção e oferecer suporte principalmente à juventude, aos trabalhadores e às pessoas em situação de vulnerabilidade. Esse fundo representa um passo decisivo para transformar a saúde mental em prioridade real dentro do orçamento do Estado”, concluiu.

Leia Também:  Requerida por Max, câmara temática vai reconhecer atuação de professores da educação infantil

A proposta, apresentada no início de maio, está agora sob análise da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA