Política MT

CST dos Zebuínos discute genética e capacitação técnica

Publicado em

A terceira reunião da Câmara Setorial Temática (CST) da Genética de Zebuínos, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), realizada nesta segunda-feira (5), teve como foco discutir o melhoramento genético, paisagens, nutrição, manejo e sanidade do setor pecuarista para todos os 142 municípios do estado.

Para discutir os avanços e desafios nessas áreas, a CST convidou o zootecnista especialista em suplementação de bovinos de corte, Flávio de Rezende, e a supervisora da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MT, Jéssica Lemos Gonçalves.

Segundo Rezende, Mato Grosso apresenta grande potencial de crescimento com o uso estratégico da suplementação e genética. Já Jéssica destacou que o setor precisa integrar mais tecnologia e capacitação técnica para avançar de forma sustentável.

O zootecnista Flávio de Rezende, que participou da reunião de forma on-line, destacou que o principal desafio para o pecuarista, nos dias atuais, é mais operacional do que nutricional. Por isso, segundo ele, o alinhamento entre genética e práticas adequadas de manejo é fundamental para garantir eficiência e retorno econômico para as propriedades.

“Não adianta investir na genética sem investir no manejo. Isso possibilita produzir um animal cada vez mais jovem. Os animais que nascem cedo, eles são mais pesados, têm menos tempo de cocho (que é um recipiente onde se oferece alimento a animais de criação, principalmente bovino), explicou Rezende.

Leia Também:  Lei cria Semana do Movimento Comunitário e valoriza lideranças dos bairros

Flávio de Rezende destacou ainda que a nutrição está aliada ao melhoramento genético de zebuínos em Mato Grosso e em todo o Brasil. “Não adianta ter um animal geneticamente superior se ele não recebe os nutrientes certos nas fases críticas de desenvolvimento. Em Mato Grosso, temos clima e estrutura favoráveis, mas ainda é preciso avançar na aplicação prática dessas tecnologias a campo”, afirmou.

Também participou do encontro a supervisora da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MT, Jéssica Lemos Gonçalves. Ela reforçou a necessidade de capacitação técnica e gestão eficiente para elevar os padrões da pecuária mato-grossense. “O grande desafio é levar conhecimento de forma acessível e prática. Quando o produtor entende o impacto da genética associada a um manejo correto, os ganhos são expressivos tanto na produtividade quanto na sustentabilidade da propriedade”, afirmou.

O integrante da CST, Juliano Latorraca, disse que entre os objetivos da câmara é “trazer luz e a partir dessas informações, desses pontos críticos que foram abordados a gente consiga tirar alguns pontos e, com isso, desatar alguns nós, dessas informações dessas dificuldades que o produtor tem no campo. O foco é evoluir, não só a pecuária de Mato Grosso, mas a nacional”, disse.

Leia Também:  Pequenos agricultures terão acesso à regularização fundiária em Barão de Melgaço

“Estamos criando um espaço técnico e democrático para construir soluções baseadas em ciência, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva da pecuária mato-grossense”, afirmou o presidente da CST, José Lacerda, durante a abertura dos trabalhos.

A CST da Genética dos Zebuínos foi criada e instalada pela ALMT, por intermédio do primeiro secretário, deputado Doutor João (MDB), com o objetivo de subsidiar o Parlamento e os diversos setores envolvidos com informações técnicas e sugestões que contribuam para o desenvolvimento sustentável da pecuária em Mato Grosso, que é um dos maiores produtores de carne bovina do país.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Botelho participa da entrega de 190 escrituras e inauguração de novas delegacias em Nobres e Rosário Oeste

Published

on

Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS

O deputado estadual Eduardo Botelho (União) participou, na última sexta-feira (12), da entrega de 190 escrituras definitivas para famílias dos municípios de Nobres e Rosário Oeste e da inauguração das novas sedes das Delegacias da Polícia Civil, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a cidadania, a segurança jurídica e o fortalecimento dos serviços públicos.

Em Nobres, foram entregues 74 escrituras definitivas para moradores dos bairros Cohab Marzagão e Jardim Paraná. Já em Rosário Oeste, 116 famílias dos bairros Cohab Serra Dourada e Benedito Afonso receberam gratuitamente a documentação definitiva de seus imóveis. A ação é resultado de uma ampla parceria envolvendo Governo do Estado, Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Poder Judiciário, cartórios e prefeituras municipais.

Botelho destacou a importância da regularização fundiária para garantir dignidade e segurança às famílias que aguardavam há décadas pelo documento definitivo de seus imóveis.

“Para mim, este é um dos eventos mais importantes que participamos. Estamos entregando escrituras de verdade, não apenas títulos. Antigamente entregavam títulos e as pessoas continuavam enfrentando dificuldades para regularizar seus imóveis. Agora não. Estamos entregando a escritura definitiva, sem custo para as famílias. Esse é um trabalho conjunto do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, do Poder Judiciário e dos cartórios, que têm sido parceiros fundamentais nesse processo”, afirmou.

O parlamentar ressaltou ainda os avanços obtidos nos últimos anos com o programa de regularização fundiária.

“Já ultrapassamos a marca de 40 mil escrituras entregues em Mato Grosso e acredito que chegaremos ao fim desta gestão com mais de 60 mil documentos regularizados. Somente em Várzea Grande temos quase nove mil escrituras prontas para serem entregues. Nosso trabalho é garantir segurança jurídica, cidadania e o direito à propriedade para as famílias mato-grossenses”, completou.

Leia Também:  Pequenos agricultures terão acesso à regularização fundiária em Barão de Melgaço

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos), reconheceu a demora histórica do poder público na regularização dos imóveis urbanos e pediu desculpas às famílias que aguardaram décadas pela documentação.

“Antes de mais nada, quero pedir desculpas às famílias que esperaram quase 40 anos por esse documento. Isso demonstra falhas do estado ao longo de muitos anos. Nós estamos trabalhando para corrigir essa situação e acelerar esse processo. Entregar a escritura é cumprir uma obrigação do Estado e garantir um direito básico para quem construiu sua vida e sua história nesses locais”, declarou.

O presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Francisco Serafim, destacou o esforço conjunto para viabilizar a regularização das áreas e agradeceu o apoio das autoridades envolvidas.

“Foi um trabalho que não foi fácil, mas hoje estamos colhendo os frutos graças à determinação do governador Otaviano Pivetta e ao empenho dos municípios e das instituições parceiras. Receber uma escritura definitiva registrada é um privilégio e representa dignidade, segurança e tranquilidade para essas famílias”, afirmou.

Parcerias que transformam vidas

As ações integram um amplo programa de regularização fundiária apoiado pelo parlamentar, que tem atuado para acelerar a documentação de imóveis urbanos em todas as regiões do estado, beneficiando famílias que aguardavam há anos, e em alguns casos décadas, pelo reconhecimento oficial de seus imóveis.

Leia Também:  Curso da ALMT incentiva mulheres a ocuparem espaços na política

Novas delegacias – Além da entrega das escrituras, a programação incluiu a inauguração das novas Delegacias da Polícia Civil de Nobres e Rosário Oeste. As unidades foram construídas para oferecer melhores condições de atendimento à população e de trabalho aos servidores da segurança pública.

As novas estruturas contam com ambientes modernos e adequados para atendimento ao público, registro de ocorrências, investigações, custódia de presos, armazenamento de materiais apreendidos e setores administrativos, ampliando a capacidade operacional da Polícia Civil nos dois municípios.

“Quero parabenizar todos os envolvidos por essa importante obra. Essas novas delegacias vão fortalecer o trabalho das forças de segurança e melhorar significativamente o atendimento à população. Segurança pública se faz com profissionais valorizados e estruturas adequadas para atender o cidadão”, destacou Eduardo Botelho.

A delegada-geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Daniela Silveira Maidel, enfatizou que as novas unidades representam um avanço importante para a prestação dos serviços policiais na região. Já o comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Fernando Tinoco, ressaltou a integração entre as forças de segurança para garantir mais proteção à população.

Participaram das solenidades os prefeitos de Rosário Oeste, Mariano Balabam (PSB); de Nobres, José Domingos Fraga (União Brasil) e de Alto Paraguai, Adair José Alves Moreira (MDB), além dos deputados estaduais Beto Dois a Um (União) e Fábio Tardin (PSB), do deputado federal Fábio Garcia (União), além de representantes das forças de segurança, autoridades municipais, lideranças comunitárias e moradores beneficiados.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA