POLÍCIA

Três suspeitos são detidos pela Polícia Militar após roubo a residência em Tangará da Serra

Publicado em

Equipes do 7º Comando Regional localizaram e prenderam um homem, de 24 anos, e apreenderam dois adolescentes, de 14 e 16 anos, após um roubo a uma residência, na manhã desta quinta-feira (27.11), em Tangará da Serra. Os suspeitos foram localizados na zona rural da cidade. Objetos pessoais e uma caminhonete levados no crime foram recuperados.

Por volta de 08h, a equipe do 19º Batalhão recebeu denúncias de que quatro pessoas haviam invadido uma residência e rendido os moradores da casa com armas de fogo e uma faca. Ainda de acordo com as informações, os criminosos fizeram ameaças com as armas e roubaram valores do proprietário do imóvel.

Os militares seguiram para a casa e entraram em contato com as vítimas, que confirmaram as informações. Segundo os familiares, os assaltantes obrigaram o dono da casa a fazer diversas transações financeiras via pix e fugiram do local levando a caminhonete Fiat Toro e objetos pessoais da família.

As equipes policiais iniciaram diligências em toda a cidade e visualizaram uma caminhonete Fiat Toro, com as mesmas características da denúncia, transitando em direção a uma estrada rural.

Leia Também:  Polícia Civil prende suspeito de atear fogo em moto de ex-companheira

Os militares montaram bloqueio para abordagem ao veículo, momento em que os criminosos furaram a barreira efetuando disparos de arma de fogo contra os policiais, que revidaram a ação e atingiram o veículo. Alguns metros depois, as equipes continuaram a perseguição e flagraram os suspeitos perderem o controle da direção do automóvel e colidirem contra um barranco.

Os suspeitos fugiram a pé por rumos opostos e os militares se dividiram para as buscas em uma área de mata até chegarem em uma comunidade rural denominada “Pé de Galinha”. Nesta região, os policiais fizeram diligências em chácaras e residências vizinhas, conseguindo encontrar três dos quatro suspeitos, em diferentes locais.

Em depoimento aos policiais, os suspeitos afirmaram que o crime teria sido encomendado por um membro de uma facção criminosa. Eles ainda disseram que descartaram as armas de fogo e outros objetos na região de mata durante a fuga, não sabendo indicar a localização exata. Com um dos homens foi apreendida uma faca e a R$ 300,00 em dinheiro.

Leia Também:  Polícia Militar realiza passagens de comando de Várzea Grande e Poconé nesta sexta-feira (15)

De volta a caminhonete, foram encontradas bolsas, perfumes e outros objetos pessoais das vítimas do roubo. O carro também foi recuperado para ser devolvido ao proprietário.

Os suspeitos foram conduzidos para a delegacia de Tangará da Serra para registro da ocorrência e entregues à Polícia Judiciária Civil para demais providências.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN

Published

on

Uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Mato Grosso resultou na prisão de Aluísio Farias Batista, condenado por um dos episódios mais trágicos da história da cidade de Natal (RN), a Tragédia do Baldo, que resultou na morte de 19 pessoas, durante o Carnaval de 1982.

Aluísio Farias Batista, atualmente de 68 anos de idade, conduzia um ônibus que resultou no atropelamento das vítimas. Natural de Riachuelo (RN), ele tinha 24 anos na época do acidente e estava há mais de 40 anos foragido. Após o fato ganhar repercussão nacional, o condenado deixou o seu estado de origem e veio para Cuiabá, onde usava documento falso, em nome de uma pessoa já falecida.

A prisão ocorreu após contato e troca de informações entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte com a equipe da Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia Civil de Mato Grosso, solicitando apoio para localização o condenado.

Investigações e prisão

A partir desse contato, as equipes passaram a atuar de forma integrada para confirmar a identidade e o paradeiro do foragido. Após semanas de levantamentos realizados pelo Núcleo de Inteligência, análises em sistema de reconhecimento facial e diligências realizadas pelo setor operacional da Gerência de Capturas da Polícia Civil de Mato Grosso, foi localizada uma pessoa com características compatíveis com as do procurado.

No entanto, apenas a semelhança física não era suficiente, sendo necessário aprofundar as diligências. O Núcleo de Inteligência contou com o apoio de outros órgãos de segurança pública, entre eles a inteligência da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e as diretorias de Habilitação e de Veículos do Detran-MT, que contribuíram para a confirmação da identidade do investigado.

Leia Também:  Polícia Militar e PRF apreendem 50,6 quilos de maconha escondidos em carroceria de veículo em Ribeirão Cascalheira

Paralelamente, equipes realizaram diligências em campo para reunir imagens e outras informações que levassem ao paradeiro do condenado. Na sexta-feira (26), os policiais da Gerência Estadual de Polinter localizaram uma residência no bairro Jardim Presidente I, em Cuiabá, onde Aluísio vivia discretamente e já havia constituído uma nova família.

Após ter o mandado de prisão cumprido, o preso foi encaminhado à Polinter para as providências cabíveis, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.

Tragédia

O acidente aconteceu quando um ônibus atingiu foliões que participavam do tradicional bloco Puxa-Sacos, provocando a morte de 19 vítimas e deixando dezenas de feridos. Entre as vítimas estavam o neto do então senador Dinarte Mariz e cinco sargentos da Polícia Militar. Na ocasião, em razão da gravidade da tragédia, o Governo do Estado decretou luto oficial de três dias.

Segundo o relato de Aluísio, havia intensa movimentação de Carnaval no bairro Alecrim e diversos ônibus estavam à disposição dos foliões. Ele afirmou que já havia encerrado sua jornada de trabalho quando foi solicitado por um superior para substituir outro motorista que não poderia realizar uma viagem.

Ainda conforme sua versão, ao chegar à região conhecida como Baldo, enfrentou uma descida com pouca iluminação e conduzia um ônibus lotado de integrantes de outra escola de samba. Em determinado momento, precisou desviar de um veículo Volkswagen Fusca que estava à sua frente. Ao retornar para sua faixa de rolamento, encontrou outra escola de samba caminhando na via e, segundo ele, não houve tempo nem espaço para evitar o atropelamento.

Leia Também:  Homem é preso por transporte ilegal de pescado na região de Santo Antônio do Leverger

O episódio ganhou repercussão nacional e foi amplamente divulgado pela imprensa. De acordo com Aluísio, após o caso ser exibido no programa Linha Direta, ele deixou o Rio Grande do Norte e passou a viver em Cuiabá, onde permaneceu por vários anos.

Integração entre os estados

A Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia Civil de Mato Grosso mantém contato permanente com as demais Polinters e Delegacias de Capturas do Brasil, compartilhando informações sobre foragidos da Justiça e prestando apoio às investigações interestaduais.

A delegada titular da Polinter de Mato Grosso, Silvia Maria Pauluzzi de Siqueira, destacou a importância da cooperação entre as unidades especializadas de capturas em todo o país.

“A implantação do Núcleo de Inteligência fortaleceu significativamente o trabalho da Gerência de Capturas, proporcionando maior eficiência na pesquisa, análise de dados e apoio às equipes operacionais, o que tem resultado em importantes prisões de foragidos da Justiça”, destacou a delegada.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA