MATO GROSSO
Tecnologia e gestão eficiente garantem mais de R$ 130 milhões poupados e aprimoram a gestão pública em MT
Publicado em
26 de novembro de 2025por
Da Redação
Mais recursos para educação, saúde e inovação são garantidos pela atuação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), que tem gerado economia de recursos públicos em Mato Grosso. Desde 2022, o trabalho técnico realizado na análise de processos de aquisição de bens e contratação de serviços de Tecnologia da Informação (TI) resultou em uma economia superior a R$130 milhões aos cofres do Estado.
Esse resultado é fruto da aplicação da Instrução Normativa nº 008/2022/Seplag, que busca combater redundâncias, fortalece a governança digital e padroniza as aquisições de TI. Além disso, a IN define critérios e procedimentos obrigatórios para a compra de equipamentos e a contratação de serviços de TI pelos órgãos e entidades do Poder Executivo. A normativa assegura ainda que cada aquisição esteja alinhada ao planejamento estratégico do Governo e às diretrizes de governança digital, evitando gastos desnecessários e garantindo eficiência na aplicação dos recursos públicos.
De 2022 até novembro de 2025, a Seplag analisou 468 processos de TI, alcançando 10,23% de economicidade média em relação aos valores inicialmente propostos pelos órgãos demandantes. O tempo médio de análise foi de apenas 12 dias, demonstrando eficiência técnica e agilidade na tramitação dos processos.
É importante destacar que os serviços de TI abrangem soluções compostas por bens e serviços voltados ao uso, à gestão e ao suporte de tecnologias da informação. Eles incluem desde equipamentos e softwares até atividades de desenvolvimento, manutenção, hospedagem, suporte técnico, infraestrutura, comunicação de dados, computação em nuvem, segurança da informação, análise de dados, inteligência artificial e consultorias especializadas.
As análises realizadas pela Seplag verificam a pertinência das aquisições, a compatibilidade com outras soluções já existentes no Governo e o potencial de uso corporativo, assegurando que as contratações sejam sustentáveis e integradas. Além disso, a Seplag atua no controle de contratações de pessoal de TI, na gestão de padrões técnicos e na fiscalização de conformidade das aquisições.
O impacto dessas ações vai além da economia direta. Pois, ao orientar e revisar previamente os processos de compra, a Seplag contribui para a melhoria da qualidade das soluções tecnológicas adotadas, reduzindo riscos de sobreposição de sistemas, desperdício de recursos e contratações desalinhadas com as prioridades do Estado.
Segundo o secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Basílio Bezerra, os resultados desse processo comprovam o compromisso do Governo com a transparência, a eficiência e a boa gestão do dinheiro público, reforçando o papel estratégico da governança digital na modernização do Estado e na entrega de melhores serviços à população mato-grossense.
“Governar bem também é investir com responsabilidade. Cada real economizado pode representar mais investimentos em áreas que impactam diretamente o cidadão. A Seplag tem atuado para garantir que as contratações de tecnologia sejam eficientes, transparentes e alinhadas às prioridades do Governo, promovendo inovação e a boa gestão do dinheiro público”, destacou o secretário.
Para o secretário Adjunto de Planejamento e Governo Digital, Sandro Brandão, esse resultado é uma prova de que a tecnologia, quando guiada por critérios técnicos e visão estratégica, transforma-se em uma poderosa aliada da boa gestão pública. “Modernizar o Estado não é apenas comprar sistemas novos, e sim garantir que cada investimento digital traga valor real à sociedade. Essa economia de mais de R$130 milhões é fruto de uma cultura de responsabilidade, inovação e inteligência aplicada à gestão pública que estamos consolidando em Mato Grosso”, informou Brandão.
A economicidade nas aquisições de TI é mais uma ação da transformação digital, que está desenvolvendo a gestão pública em Mato Grosso, e hoje é um eixo estruturante da estratégia de Governo do Estado. Além disso, esse processo figura como um dos pilares da modernização pública, impulsionando eficiência, transparência e melhores serviços ao cidadão. Esse compromisso se traduz em resultados concretos, com uma gestão técnica e rigorosa das contratações de TI. Assim, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão reforça o papel estratégico do digital na sustentabilidade financeira e operacional do Governo de Mato Grosso.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma
Published
8 horas agoon
27 de junho de 2026By
Da Redação
O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), consagrou as equipes Rescue Team São Paulo e a CBMSC Mafra como as campeãs gerais da competição, que foi encerrada nessa sexta-feira (26.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.
A Rescue Team São Paulo, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), conquistou o primeiro lugar no Desafio de Salvamento Veicular. Já a CBMSC Mafra, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), foi a vencedora do Desafio de Trauma. Os resultados refletiram o melhor desempenho técnico entre os participantes, considerando os critérios de avaliação aplicados ao longo das provas, que simularam ocorrências reais de acidentes.
Para além da disputa entre equipes, o desafio foi reconhecido como uma das principais ferramentas de capacitação prática para bombeiros e profissionais de emergência. Durante três dias, 46 equipes de 16 estados e do Distrito Federal enfrentaram cenários realísticos com vítimas presas às ferragens e múltiplos traumas. Em cada prova, os participantes precisaram tomar decisões rápidas, atuar de forma integrada e aplicar protocolos internacionais de atendimento pré-hospitalar e resgate, sob avaliação de árbitros especializados.
O comandante da Rescue Team São Paulo, tenente BM Mateus Felipe de Almeida Pelico, atribuiu a conquista ao trabalho contínuo desenvolvido pela equipe ao longo dos últimos anos na busca pelo melhor desempenho técnico e profissional.
“Nossa equipe participa desse processo desde 2015. Ao longo dos anos, passamos por diferentes formações. Há quase dois anos estamos nessa configuração e, no ano passado, conquistamos o quarto lugar no campeonato nacional. Neste ano, alcançamos o título. Estou muito feliz com esse resultado”, afirmou.
Durante o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, as equipes foram avaliadas em critérios como comando da ocorrência, atendimento pré-hospitalar (APH), atuação da equipe técnica e desenvolvimento da operação em cenários que simulavam acidentes reais. Em todas as provas, os participantes receberam pontuações de acordo com a qualidade técnica, a segurança dos procedimentos e a eficiência no atendimento às vítimas.
Na modalidade de trauma, por exemplo, as equipes tiveram apenas 15 minutos para avaliar a cena, identificar as lesões e concluir todo o atendimento da vítima conforme protocolos internacionais. Os cenários permaneceram em sigilo até o início das provas e foram montados com veículos, vegetação e vítimas caracterizadas por especialistas em maquiagem realística para reproduzir, com fidelidade, as condições encontradas em acidentes reais.
Já na modalidade de salvamento veicular, as equipes tiveram 25 minutos para realizar o resgate da vítima em uma simulação de acidente de trânsito, cumprindo cerca de 150 critérios de avaliação, que abrangeram desde o atendimento médico e a liderança até a técnica operacional.
Para o tenente Mateus, comandante da Rescue Team São Paulo, o principal diferencial foi a experiência da equipe em atuar em conjunto.
“Esse resultado foi fruto da sintonia da equipe. Precisamos estar preparados técnica, operacional e psicologicamente. Como estivemos juntos há bastante tempo, acabamos nos tornando uma família. Isso fortaleceu a comunicação e a tomada de decisões durante as provas”, concluiu.
Participaram dos desafios equipes dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Roraima, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Pará, Ceará, Amapá, Rondônia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.
2° Conesv
O 2º Conesv, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), reuniu bombeiros militares, especialistas e profissionais de diversas áreas do Brasil e do exterior para debater avanços, desafios e boas práticas voltadas à segurança viária e ao atendimento de emergências no trânsito.
Além do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, a programação incluiu painéis, reuniões estratégicas, atividades práticas como o Holmatro Experience e os cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados à capacitação em controle de hemorragias e atendimento pré-hospitalar.
Confira os vencedores do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma:
Fonte: Governo MT – MT
Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde
Polícia Civil lamenta falecimento da escrivã Uadila Silveira Lopes Delmonico
Polícia Civil lamenta falecimento do investigador Nacir Raymundo
Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande
Bairro Joaquim Curvo recebe manutenção asfáltica e operação tapa-buracos
CUIABÁ
Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90
A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá...
Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, dá início...
Servidores de Cuiabá concluem capacitação em gestão ambiental em Tangará da Serra
Os servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá concluíram nesta semana a 19ª Edição da...
MATO GROSSO
Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma
O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança...
Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN
Uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Mato Grosso resultou...
Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) coordenou, ao longo desta semana, o Curso de Atendimento à Mulher...
POLÍCIA
Polícia Civil lamenta falecimento da escrivã Uadila Silveira Lopes Delmonico
Com grande pesar, a Polícia Civil comunica o falecimento da escrivã, Uadila Silveira Lopes, lotada na Diretoria do Interior. A...
Polícia Civil lamenta falecimento do investigador Nacir Raymundo
¿A Polícia Civil lamenta o falecimento do investigador, Nacir Raymundo Cecchin, lotado na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e...
Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN
Uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Mato Grosso resultou...
FAMOSOS
Caio Blat encontra Marcelinho Carioca em aeroporto e celebra encontro: ‘Maior ídolo’
O ator Caio Blat, de 46 anos, viveu um momento especial ao encontrar por acaso o ex-jogador Marcelinho Carioca, de...
Poliana Rocha recorda época que conheceu Leonardo: ‘Sem peito, menina de tudoooo!’
A jornalista Poliana Rocha, de 49 anos, divertiu os seguidores ao resgatar uma foto antiga ao lado do marido, Leonardo,...
Ludmilla surpreende mãe com carro de luxo em aniversário de 50 anos: ‘Quase 1 milhão’
A cantora Ludmilla, de 31 anos, emocionou os seguidores ao revelar o presente especial para a mãe, Silvana Oliveira, que...
ESPORTES
Brasil avança como líder e define confronto contra o Japão no mata-mata da Copa
A Seleção Brasileira confirmou o favoritismo e carimbou a vaga para a segunda fase da Copa do Mundo na liderança...
Dembélé brilha com hat-trick histórico e França vence a Noruega
O atacante Ousmane Dembélé foi o grande protagonista da vitória da França sobre a Noruega nesta sexta-feira, em partida válida...
Copa do Mundo 2026: 18 seleções garantem vaga e primeiros duelos do mata-mata são definidos
A Copa do Mundo de 2026 atinge seu momento de maior tensão com o encerramento da fase de grupos e...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Política MT2 dias agoApaes de Mato Grosso ficam isentas da Taxa de Segurança Contra Incêndio
-
Política MT2 dias agoDiego Guimarães denuncia cobrança ilegal da Águas Cuiabá, aponta rombo milionário e questiona alta de 11%
-
Política MT2 dias agoComissão de Fiscalização debate resultados do Relatório Anual de Gestão de 2025 em audiência pública
-
Política MT2 dias agoArraiá da Assembleia Legislativa reúne servidores, famílias e comunidade em noite de tradição, música e cultura




