MATO GROSSO

SES realiza simpósio para fortalecimento da saúde pública humana, animal e ambiental

Publicado em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza na próxima quarta-feira e quinta-feira (29 e 30.11), das 07h30 às 18h, no auditório Aracuã do Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, o primeiro Simpósio de Saúde Única. Encontro visa o fortalecimento, por meio da integração intersetorial e interinstitucional, entre as áreas que atendem a saúde humana, meio ambiente e a saúde animal.

A expectativa é de que participem do evento cerca de 200 profissionais, entre médicos veterinários, biólogos, técnicos do meio ambiente, agentes de Combate às Endemias e agentes Comunitário de Saúde, equipes da Defesa Civil e dos Escritórios Regionais de Saúde, policiais florestais, bombeiros, turismólogos, empresários, alunos e demais pessoas interessadas na temática.

Conforme a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a proposta é envolver os técnicos das diversas instituições para o uso consciente do conceito de saúde única.

“Vamos trabalhar dividindo informações, implementando programas, desenvolvendo ações de maneira conjunta para a conservação da tríade, que é a saúde humana, saúde animal e saúde ambiental”, explica a gestora.

Leia Também:  Polícia Civil prende homem investigado por tentativa de homicídio em Nova Bandeirantes

Para a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, Marlene da Costa Barros, a integração entre as temáticas pode contribuir para a eficácia das ações em Saúde pública, com redução dos riscos para a saúde global.

“O conceito de Saúde Única servirá para definir as políticas, legislações, pesquisas e implementação de programas em que múltiplos setores se comunicam e trabalham em conjunto nas ações para diminuição de risco e manutenção da Saúde”, pontua Marlene.

Entre os temas que serão discutidos ao longo dos dois dias de simpósio estão: o conceito da Saúde Única; doenças transmitidas por carrapatos em Mato Grosso; vigilância participativa de emergência de zoonoses com a apresentação da experiência dos sistemas no pantanal e no Brasil; os atendimentos a animais silvestres realizados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema); Inter relação da Vigilância em Saúde Ambiental e vigilância de zoonoses.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Skatistas nacionais falam da maior competição do país no Parque Novo Mato Grosso nesta quinta-feira (25)

Published

on

Os skatistas Pedro Quintas e Dora Varella, da modalidade Park, Sebastian Simonetto e Pamela Rosa, do Street, além de Vini Sardi, um dos principais nomes do paraskate brasileiro, participam de coletiva de imprensa nesta quinta-feira (25.6), às 11h, no Skatepark do Parque Novo Mato Grosso.

Os atletas falam das expectativas para a quarta etapa do STU National 2026, a maior competição de skate do país e a experiência de disputar o circuito no Parque Novo Mato Grosso. A competição ocorre entre os dias 26 e 28 de junho e tem entrada gratuita.

O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, também participa da coletiva.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Pela primeira vez, ex-BBB Alane Dias faz aparição pública com novo affair: ‘Lucas’
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA