MATO GROSSO

Seplag avança em inovação, economia e modernização da gestão pública

Publicado em

Com foco em eficiência, inovação e modernização da gestão pública, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag-MT) encerrou 2025 com resultados expressivos que representam economias significativas aos cofres públicos e ampliação do acesso do cidadão aos serviços do Estado, impulsionados por investimentos em transformação digital, governança para resultados, gestão de pessoas, compras públicas e patrimônio.

Planejamento e Governo digital

Em 2025, as ações da área de Governança para Resultados, Inovação e Transformação Digital geraram impactos expressivos na eficiência da gestão estadual, com destaque para as duas edições do Prêmio Eficiência e Inovação em Práticas Públicas, que resultaram em mais de R$ 561 milhões em ganhos estimados de economia e eficiência e mobilizaram mais de 1.300 servidores.

A transformação digital avançou com a implantação de 96 novos serviços no Portal de Serviços e no aplicativo MT Cidadão, que somam 1,4 milhão de usuários cadastrados e mais de 11,8 milhões de acessos, ampliando a interação entre Estado e cidadão. Também foi instituído o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (ceIA.MT), com foco em capacitação e inovação.

Na área de Tecnologia da Informação, as ações de padronização e análise de processos resultaram em economia superior a R$ 30 milhões em 2025, além do avanço da infraestrutura de conectividade com a implantação de 235 novos links de internet pelo programa Mais Infovia, todos monitorados por painéis de inteligência.

Por fim, destaca-se o planejamento estadual que concentra a coordenação central de mais de 400 ações de governo e 680 produtos entregues à população, sendo monitorados por mais de 270 indicadores.


Administração Sistêmica

Em 2025, a Secretaria Adjunta de Administração Sistêmica executou um amplo conjunto de reformas, obras e projetos que modernizaram a infraestrutura administrativa do Estado. Foram realizadas intervenções no complexo do Palácio Paiaguás. A sede da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão passou por reformas, como no Espaço de Eventos, que terá capacidade para 480 pessoas, bem como ocorreu a reforma e a modernização da Escola de Governo.

O portfólio de 2025 contemplou ações estratégicas em outras frentes, como a elaboração de diversos projetos arquitetônicos: nova sede Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, modernização da Praça das Bandeiras, paisagismo do corredor do BRT na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, projetos estruturantes como o novo edifício-sede da MTI; a restauração, reforma e ampliação do antigo Cridac para abrigar a Delegacia Digital da PJC/MT, a DERF e a DHPP; o novo Batalhão da Polícia Ambiental e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da PMMT, consolidando avanços na modernização, funcionalidade e qualificação dos espaços públicos estaduais.

Patrimônio e Serviços

Em 2025, um dos principais destaques da Superintendência de Gestão de Serviços, vinculada à Adjunta de Patrimônio e Serviços, foi a migração de 333 unidades consumidoras para o Mercado Livre de Energia, medida que reduziu significativamente o custo com energia elétrica e projeta uma economia de R$ 156,5 milhões ao longo de cinco anos, com a utilização de energia 100% renovável. A iniciativa colocou o Estado como pioneiro em nível nacional e garantiu o 2º lugar no Prêmio de Inovação de 2025, reforçando o compromisso com eficiência e sustentabilidade.

Outro avanço relevante foi o Sistema de Concessão de Adiantamento (Sicad), que, desde sua implantação em 2022, viabilizou 541 intervenções em prédios públicos, promovendo redução de prazos, otimização de recursos e uma economia potencial estimada em R$ 83,1 milhões. Pela relevância e impacto do projeto, a iniciativa recebeu reconhecimento nacional da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Leia Também:  Governo de MT anuncia mais 6 escolas e ajuda para compra da casa própria em VG

Na área de gestão do patrimônio público, foi priorizada a destinação adequada de imóveis desocupados, sempre em conformidade com o interesse público e a legislação vigente. Como resultado, um imóvel ocioso foi alienado por meio de leilão público, após a comprovação da inexistência de interesse da Administração em sua utilização, gerando arrecadação de R$ 238 mil aos cofres públicos. Além disso, outros quatro imóveis desocupados encontram-se em fase de preparação para leilão, com avaliação estimada em R$ 15,5 milhões.

A atuação também avançou na regularização de imóveis públicos anteriormente concedidos e já ocupados, possibilitando sua venda aos atuais ocupantes, conforme previsão legal. Em 2025, esse processo resultou na alienação de um imóvel avaliado em R$ 6,2 milhões, enquanto outros nove imóveis estão em fase final de regularização, com potencial de arrecadação estimado em R$ 59,78 milhões, recursos que poderão ser revertidos em políticas públicas prioritárias.

Paralelamente, foram destinados ao desfazimento 20.495 bens móveis fora de uso, medida que contribui para a organização dos espaços públicos, a atualização dos registros patrimoniais e o fortalecimento da gestão eficiente dos recursos públicos.

Ganha Tempo

O Ganha Tempo, vinculado à Secretaria Adjunta de Patrimônio e Serviços (SEAPS) da Seplag, ultrapassou 1,3 milhão de atendimentos entre janeiro e novembro de 2025, reunindo 242 serviços em um único espaço, como emissão de documentos, atendimentos do Detran, serviços de água e energia, orientações fiscais e outros serviços públicos essenciais. O órgão registrou crescimento de 12,47% em relação ao mesmo período de 2024, consolidando-se como uma das principais portas de acesso do cidadão aos serviços públicos em Mato Grosso.

Além disso, os dados do sistema de avaliação também demonstram a aprovação dos cidadãos. Até o inicio de janeiro foram registradas 397.291 avaliações, das quais 99,72% classificaram o atendimento como excelente, ótimo ou bom. Esses resultados evidenciam o alto nível de qualidade percebido pelos usuários.


Arquivo Público

Também vinculado à SEAPS, o Arquivo Público de Mato Grosso (APMT) foi totalmente restaurado, fato que não ocorria há mais de 50 anos e, atualmente, oferece serviços de consulta ao acervo histórico e administrativo, atendimento a pesquisadores, apoio técnico a órgãos públicos, pesquisa documental online e digitalização de documentos.

Entre janeiro e outubro de 2025, foram realizados mais de 26.217 atendimentos, além da digitalização de 243 mil itens, reforçando o papel da instituição na preservação da memória e da história do Estado. Foi criado o Espaço Memórias, para abrigar diversas exposições permanentes e temporárias, aberto para visitações.


Aquisições Governamentais

Em 2025, os processos de compras e contratações conduzidos pela Secretaria Adjunta de Aquisições Governamentais resultaram na economia de recursos públicos, com a análise de 176 processos que totalizaram R$ 1,09 bilhão estimado, dos quais R$ 1,03 bilhão foram homologados e disponibilizando as atas de registro de preço para futura contratação, gerando economia direta de R$ 66,04 milhões, o equivalente a 6,01% de economicidade.

Leia Também:  Sinfra vai autorizar passagem de vans de estudantes com até 11 pessoas no Portão do Inferno

Além disso, a ampliação do uso de modelos mais ágeis de contratação, como os credenciamentos para projetos e reformas, proporcionou economia operacional adicional de R$ 5,1 milhões. Os credenciamentos realizados pela Seplag ultrapassaram R$ 36,6 milhões em contratos, sendo nove processos de projetos que atenderam 26 unidades públicas e 34 processos de reformas, com atendimento a 22 unidades, consolidando essa modalidade como alternativa mais ágil, econômica e eficiente para a execução de demandas do Estado.

Gestão de Pessoas

Em 2025, a Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas da Seplag avançou na modernização da gestão de pessoas, com a ampliação do uso de sistemas digitais e a valorização dos servidores públicos estaduais. Destacam-se a implantação do SIGPAS em 18 órgãos, a automação de férias e licenças, a implementação de soluções como a Declaração de Bens e Valores, a Carteira Funcional Digital e o Recadastramento Funcional, além do desenvolvimento da Posse On-line, que estará disponível a partir de 2026.

O Sistema Integrado de Gestão de Pessoas (SIEP) encontra-se em fase de testes na Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE) e na Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso (PGE).

No âmbito estratégico e institucional, foram implementados painéis de Business Intelligence e o Sistema Estadual de Seleção (SIES), viabilizando oito processos seletivos com mais de 10,7 mil inscritos. As ações de capacitação, reconhecimento e promoção da qualidade de vida incluíram eventos institucionais, o Programa LíderES+, a condecoração de servidores pelos 25 anos de serviço e o lançamento do Programa Saúde e Bem-Estar, que realizou mais de 22.821 agendamentos de atendimentos on-line, nas áreas de psicologia, nutrição, endocrinologia, psiquiatria e ortopedia, beneficiando 6.016 servidores vinculados a 40 órgãos estaduais.

Adicionalmente, o Protocolo Saúde e Bem-Estar acompanhou 915 servidores, sendo 753 na capital e 162 no interior do Estado, por meio de atuação integrada de nutricionistas e educadores físicos. Deste total, 452 servidores permaneceram em acompanhamento ativo, resultando na realização de 3.535 treinos monitorados. A Ação Vida Saudável promoveu 13.862 aferições de bioimpedância, com atendimento a 7.144 servidores, alcançando 28 órgãos do Poder Executivo Estadual.

Já a Secretaria Adjunta de Gestão de Pagamento de Pessoal avançou na modernização da gestão pública com melhorias no Sistema Estadual de Administração de Pessoas (SEAP), garantindo mais agilidade, segurança e conformidade legal aos registros de plantões, jornadas extraordinárias e adicionais. Além disso, destaca-se que o pagamento dos salários ocorreu dentro do mês, buscando honrar com compromisso assumido com os servidores ativos e inativos.


Escola de Governo

Em 2025 a Escola de Governo de Mato Grosso ampliou significativamente a oferta de cursos, fortaleceu parcerias e modernizou sua estrutura. Foram emitidos 15.141 certificados, o que representou um aumento de cerca de 20% em relação a 2024. Foram ofertados 304 cursos (EaD, híbridos e presencial), o que representou um aumento de 31% quando comparado a 2024. Destaca-se que foram certificados 650 líderes do Poder Executivo Estadual, superando em 164% a meta estabelecida para 2025, situação que reforça o papel estratégico da Escola de Governo no desenvolvimento institucional do Estado.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Pontes de concreto substituem estruturas precárias de madeira em todas as regiões de Mato Grosso

Published

on

O Governo de Mato Grosso executa um programa de substituição de pontes de madeira e eliminação de balsas em todo o Estado. O objetivo é superar obstáculos para o desenvolvimento da infraestrutura mato-grossense e garantir que pessoas, mercadorias e serviços essenciais possam circular com segurança durante todo o ano.

Desde 2019, o Governo do Estado já entregou 300 pontes de concreto em diferentes regiões de Mato Grosso. Outras 120 estruturas estão em construção. As novas pontes oferecem mais segurança aos usuários, suportam cargas maiores e são uma solução definitiva para a travessia de rios.

Além disso, até o fim de 2026, o Governo também vai chegar a 1.200 pequenas pontes de madeiras substituídas por aduelas de concreto ou bueiros metálicos, acabando com pontos críticos que frequentemente causavam interrupções no tráfego em estradas estaduais e municipais.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, lembra que as pontes de madeira sempre foram um obstáculo para o desenvolvimento de Mato Grosso. Elas exigem manutenção constante, apresentam restrições de carga e muitas vezes precisavam ser interditadas quando apresentavam problemas.

Leia Também:  Sinfra vai autorizar passagem de vans de estudantes com até 11 pessoas no Portão do Inferno

“Quando uma ponte de madeira caí, o trânsito é completamente interrompido. Em muitos municípios isso significa o isolamento de uma população inteira. Com as pontes de concreto o trânsito passa a ser permanente e confiável. Por isso, sempre digo que a construção de pontes de concreto é o maior programa e o maior legado do Governo de Mato Grosso”, disse.

Além de garantir que as pessoas possam trabalhar, estudar e continuar suas atividades, a construção de pontes de concreto também fortalece a logística do Estado, permitindo previsibilidade no escoamento da produção.

Entre as obras de destaque está a construção de uma ponte de 1.410 metros de extensão sobre o Rio Juruena. Essa ponte, no caso, vai substituir uma balsa que atualmente faz a travessia do rio em viagens de aproximadamente uma hora.

“Atualmente há uma balsa nesse Rio que leva quase duas horas para ir e voltar, levando um caminhão por vez. Essa balsa para de funcionar quando escurece e só volta no dia seguinte. Quando a ponte for entregue, todo esse percurso vai durar poucos minutos. Será um ganho logístico enorme para toda a região”, explicou o secretário.

Leia Também:  Seciteci promove palestras em Etecs e apoia eventos que debatem relações raciais e ensino

Outro exemplo está na rodovia MT-060, a Transpantaneira, onde o governo já substituiu 47 pontes de madeira, seja por pontes de concreto ou por aduelas. Outras 41 estão ou em obras, ou em processo de licitação para a troca, o que vai acabar com todas as pontes de madeira da rodovia.

“Estamos substituindo estruturas que durante décadas limitaram o desenvolvimento de muitas regiões. As pontes de concreto, as aduelas e os bueiros metálicos garantem segurança, reduzem custos de manutenção e criam uma malha viária mais moderna e preparada para o crescimento de Mato Grosso”, concluiu o secretário.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA