MATO GROSSO

“Semana Pedagógica é divisor de águas na educação pública de Mato Grosso”, avalia diretor regional do Polo Tangará da Serra

Publicado em

A Semana Pedagógica 2026, promovida pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), termina nesta sexta-feira (23.1), no Complexo Leila Maluf, em Cuiabá, após se afirmar como um dos principais marcos de planejamento e alinhamento estratégico da educação pública estadual.

O evento, que teve início no dia 19 de janeiro, reúne cerca de 10 mil servidores da Rede Estadual de Ensino, entre gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, nutricionistas e técnicos, com foco no alinhamento das diretrizes pedagógicas, administrativas e de gestão para as 628 escolas da rede, às vésperas do início do ano letivo, previsto para 2 de fevereiro.

Para o diretor regional de Educação do polo Tangará da Serra, Saulo Scariot, a Semana Pedagógica representa um divisor de águas na história da educação pública de Mato Grosso. Segundo ele, a formação impactou diretamente o engajamento e a motivação dos profissionais que atuam na linha de frente das escolas estaduais.

“Foi possível perceber, no olhar e na narrativa de cada gestor, coordenador e professor, o quanto essa formação dialogou com a prática e fortaleceu o compromisso coletivo com a qualidade do ensino, pensando nos desafios reais do ano letivo de 2026”, avaliou.

Durante os cinco dias de programação, os profissionais responsáveis pelo planejamento escolar participaram de oficinas rotativas com atividades práticas, voltadas ao aprimoramento das metodologias de ensino e da gestão pedagógica.

A agenda incluiu ainda a posse e atribuição de novos servidores concursados, além de ações de valorização profissional, como o lançamento do SuperChef 2026, iniciativa voltada à Área de Alimentação Escolar, que reconhece e estimula boas práticas no preparo da merenda nas unidades da rede estadual.

Scariot destacou que o trabalho iniciado em Cuiabá terá continuidade nas escolas entre os dias 26 e 30 de janeiro, quando os profissionais irão replicar os conhecimentos adquiridos durante a continuidade da Semana Pedagógica.

Leia Também:  Polícia Militar concluí Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais com turma de 56 capitães em Cuiabá

“Esse movimento garante que a formação não fique restrita ao evento, mas se transforme em ações concretas no cotidiano escolar. Quem ganha com tudo isso são os nossos estudantes, que terão uma educação mais alinhada, qualificada e comprometida com o seu desenvolvimento”, afirmou.


Evento contou com a participação das 13 Diretorias Regionais de Educação

Na avaliação da diretora regional de Educação do polo Pontes e Lacerda, Andréa de Andrade Bretas Guimarães, a Semana Pedagógica evidenciou o cuidado do Governo de Mato Grosso com a educação pública. Para ela, a iniciativa da Seduc, sob a condução do secretário Alan Porto, proporcionou um espaço efetivo de escuta, alinhamento e fortalecimento das ações pedagógicas da rede. Andréa ressaltou a Estratégia das 16 colmeias como um dos pontos altos da programação, ao incentivar o trabalho colaborativo, a troca de experiências e a construção coletiva do conhecimento entre os profissionais.

A diretora também destacou que a formação direcionada a gestores, coordenadores, diretores escolares, secretários e equipes psicossociais é fundamental para a condução do trabalho nas unidades. Segundo ela, além da etapa presencial, a formação continuada segue com a replicação nas escolas e com o suporte da Plataforma Avadep, que amplia as possibilidades de desenvolvimento profissional.

“Essa combinação entre encontros presenciais, momentos coletivos nas escolas e formações on-line fortalece uma gestão qualificada, colaborativa e comprometida com a aprendizagem dos estudantes”, afirmou.

Para a diretora regional de Educação do polo Cáceres, Soeli Aparecida Rossi, o evento foi um privilégio para os profissionais da educação, tanto pelo alto nível das formações quanto pelo cuidado e planejamento envolvidos. Ela ressaltou a participação expressiva da regional, com quase 500 profissionais presentes em Cuiabá, e os relatos positivos sobre a relevância do processo formativo. “Tudo foi pensado com responsabilidade e carinho, para que possamos receber nossos estudantes com qualidade e garantir um ano letivo de excelência”, destacou.

Leia Também:  Trânsito no Portão do Inferno está bloqueado das 9h às 11h

O diretor regional de Educação do polo Alta Floresta, Claiton Lira Perin, enfatizou a excelência organizacional do evento e a valorização dos profissionais da educação. Segundo ele, o formato das Colmeias e dos grupos de trabalho favoreceu o diálogo qualificado entre professores, diretores e coordenadores, além de garantir foco nas especificidades de cada área do conhecimento.

Claiton também elogiou a logística, o acolhimento aos novos concursados e as orientações sobre ética, vida funcional, saúde e segurança no trabalho. “Vivemos um momento edificante na educação de Mato Grosso, com valorização real do profissional e um olhar atento a todos os setores que fazem a escola acontecer”, concluiu.

Ao avaliar a realização da Semana Pedagógica, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que a programação central marca, na verdade, o início de um novo ciclo de trabalho nas escolas da rede estadual. Segundo ele, a continuidade das formações nas unidades escolares reafirma o compromisso da Seduc com uma educação pública colaborativa, planejada e conectada com as reais necessidades de cada território.

“Esse movimento garante que tudo o que foi construído coletivamente ao longo desta semana se transforme em prática pedagógica, em organização e em cuidado com o processo de ensino e aprendizagem”, afirmou.

O secretário também aproveitou para dar as boas-vindas à comunidade escolar e desejar um excelente início de ano letivo. “A partir do dia 2 de fevereiro, nossas escolas estarão de portas abertas para receber estudantes, famílias e profissionais da educação. Que este seja um ano marcado pelo acolhimento, pela valorização de cada servidor e pelo compromisso com a aprendizagem dos nossos alunos. A Seduc segue ao lado de cada escola, fortalecendo o trabalho coletivo e construindo, junto com a comunidade escolar, uma educação pública cada vez mais forte e de qualidade em Mato Grosso”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Politec conclui que incêndio em prédio da prefeitura não teve origem criminosa

Published

on

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os levantamentos periciais e descartou a hipótese de incêndio criminoso no prédio da gerência de patrimônio e da Superintendência Operacional do Sistema Escolar da Prefeitura de Várzea Grande, ocorrido no dia 17/6.

Análises de vestígios coletados no local associada a evidências de registros de gravação de câmeras de segurança das redondezas e depoimento de testemunhas apontaram para causa acidental provocada por fenômeno termoelétrico na fiação localizada na parte superior da câmara fria de alimentos congelados pertencente ao anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que seriam destinadas à alimentação dos alunos da rede municipal de educação. Os peritos realizaram vistoria externa e superior com a utilização de drones em todo o perímetro colapsado pelo incêndio.

No prédio, funcionava a parte logística da Secretaria onde eram armazenados de alimentos, materiais e equipamentos que seriam destinados às escolas do município.


Conforme o perito oficial criminal Augusto César de Figueiredo, os exames não permitiram identificar o que pode ter provocado o fenômeno termoelétrico, que segundo a literatura pericial pode estar relacionado à sobrecarga elétrica, curto-circuito, ou descarga elétrica contínua.

Leia Também:  Força Tática prende homem em flagrante com 112 porções de drogas

“Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados, e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão. Na parte de trás da edificação, as chamas rapidamente tiveram contato com dois veículos, que estavam muito próximos a essa câmara, e que possuem uma carga térmica muito alta, causando facilmente a propagação para o fundo dessa estrutura metálica, e também por conta grande quantidade de material combustível que existia dentro prédio, o que ajudou a propagação e a grande monta dos danos e prejuízos causados pelo incêndio”, apontou o perito.

Mediante o término das análises no local do incêndio, o prédio foi liberado pela perícia para a Polícia Civil. O laudo pericial com o detalhamento das análises será concluído em até 30 dias.

No laudo, constará toda a descrição do local e dos vestígios coletados e analisados em laboratório, o relato de depoimentos de testemunhas, as imagens registradas pelo sistema de monitoramento de câmeras que ajudaram a delimitar a dinâmica do incêndio, que explica onde o fogo teve início e como ele se propagou, além dos danos que ocorreram em todos os ambientes.

Leia Também:  Consumidores devem redobrar cuidados com promoções do Dia dos Namorados

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA