As inscrições para o Webinário Museus e Educação: Possibilidades educativas em espaços museais de Cuiabá, oferecido gratuitamente pelo Museu de História Natural de Mato Grosso, estão abertas. A capacitação é voltada para educadores, estudantes, guias de turismo, profissionais que atuam em espaços culturais e/ou interessados em aprender sobre a relação entre educação e patrimônio cultural.
Os encontros serão remotos, exceto a abertura nesta terça-feira (19.09), às 19h, no Museu de Minerais, Rochas e Fósseis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que é parceira do evento. Também haverá transmissão pelo Youtube do Museu de História Natural, canal por onde serão feitas todas as reuniões online. O encerramento do curso será no dia 6 de outubro.
A programação inclui palestra Museu e Educação, que será ministrada pelo coordenador da Rede de Educadores em Museus e Patrimônio de Mato Grosso e professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Saulo Augusto de Moraes. Além disso, em cada dia de encontro, haverá uma apresentação acerca dos museus participantes e trocas sobre ferramentas criativas para tornar os espaços mais interessantes ao público.
Participam do curso o Museu de Minerais, Rochas e Fósseis da UFMT, Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia da UFMT, Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT, Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, além do Museu de História Natural de Mato Grosso. O webinário terá a duração de 20 horas. Os participantes receberão um certificado de participação emitido pela UFMT.
O Museu de História Natural de Mato Grosso é um equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que funciona em gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss).
A equipe de Salvamento Veicular do 2º Comando Regional Bombeiro Militar (2º CRBM), representante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” do Desafio Nacional de Salvamento Veicular, realizado durante o 2º Congresso Nacional de Emergências e Segurança Viária (Conesv), entre os dias 24 e 26 de junho, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.
O Conesv reuniu bombeiros militares, profissionais da saúde, integrantes das forças de segurança e especialistas de diversas regiões do país para promover a atualização técnica, o intercâmbio de conhecimentos e o aperfeiçoamento dos protocolos de atendimento às vítimas de acidentes.
Um dos destaques da programação foi o Desafio Nacional de Salvamento Veicular, competição que simula ocorrências reais de alta complexidade e avalia as equipes conforme padrões internacionais. Entre os critérios analisados estão a segurança das operações, a aplicação das técnicas de resgate, o gerenciamento da cena, o trabalho em equipe e o atendimento às vítimas.
Representando o CBMMT, a equipe do 2º CRBM, formada por militares de Rondonópolis, Primavera do Leste e Jaciara, competiu ao lado de equipes de diferentes estados brasileiros e conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento”.
O comandante da equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM, sargento BM John Weslley Oliveira da Silva, destacou que a participação no Conesv e no Desafio Nacional representou uma importante oportunidade de aperfeiçoamento técnico e de crescimento profissional para os militares.
” Nós tivemos a grata satisfação de participar do 2º Conesv, um evento que trouxe técnicas, equipamentos e muito conhecimento para todos nós. Dentro do Conesv, também pudemos participar do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e conquistamos a 4ª colocação na modalidade Em Desenvolvimento. Esse pódio nos deu mais confiança e aprendizado para que nossa equipe possa avançar e, nos futuros desafios, conquistar colocações melhores”, afirmou.
Segundo o militar, a equipe iniciou sua preparação ainda na competição estadual realizada em Tangará da Serra e seguirá se preparando para os próximos desafios.
“Pudemos nos preparar a partir do desafio estadual que teve em Tangará da Serra, onde ficamos na 3ª colocação geral. Então, a nossa equipe segue forte e firme e estará se preparando muito mais para poder representar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso”, finalizou.
Além da competição, o Conesv proporcionou a troca de experiências entre profissionais de diferentes instituições e estados, contribuindo para a padronização de procedimentos e o fortalecimento das ações de resposta às ocorrências de trânsito.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade