MATO GROSSO

MT gera 9,7 mil empregos formais e tem melhor resultado dos últimos 4 anos

Publicado em

Mato Grosso gerou 9.710 empregos formais em fevereiro, o melhor resultado dos últimos quatro anos, segundo os dados do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados na sexta-feira (28.3). Na comparação com o ano passado, houve aumento de 31% no saldo de empregos, que foram 7.416 em fevereiro de 2024. O melhor resultado de fevereiro foi em 2021, com 13.100 novos postos.

No mês de fevereiro deste ano foram 62.641 admissões e foram desligados 52.931 trabalhadores. O resultado dos dois primeiros meses de 2025 também foi 18% maior do que janeiro e fevereiro de 2024 juntos, quando foram geradas 24.788 vagas. Neste ano o saldo foi de 29.331.

Já nos últimos 12 meses, o saldo registrado no Mato Grosso é de 30,1 mil empregos. O estoque, ou seja, a quantidade total de pessoas formalizadas trabalhando no estado, chegou a 973,5 mil pessoas.

Em fevereiro de 2025, o destaque na geração de vagas em fevereiro foi do setor de Serviços, com 5.499 vagas, seguido pelo Comércio (1715), Construção Civil (1485) e Indústria (1032). A Agropecuária foi na contramão com mais demissões do que contratações com o desligamento de 21 trabalhadores.

Leia Também:  Traficante alvo da Operação Hidra é preso após ser localizado em hotel em Jericoacoara no Ceará

As mulheres foram mais empregadas do que os homens. Dos 9.710 empregos formais, 5.233 foram ocupadas por elas. Pessoas jovens de 18 a 24 anos e com ensino médio completo são a maioria dos trabalhadores recém-empregados, a chamada geração Z.

Dentre os municípios, Cuiabá apresentou melhor saldo no estado em fevereiro, com 2,05 mil novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 221,5 mil empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no mês de fevereiro no Estado aparecem Rondonópolis (835), Barra do Garças (646), Sinop (626) e Várzea Grande (590).

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, avalia que os números de fevereiro só confirmam a força da economia mato-grossense. Além disso, é resultado direto do ambiente favorável para os negócios construídos pelo Governo, com segurança jurídica, desburocratização, incentivo ao empreendedorismo e investimento em infraestrutura

“Mato Grosso tem hoje a menor taxa de desemprego do Brasil. Temos milhares de vagas abertas em diversas áreas, o que mostra que, além de gerar empregos, o Estado precisa agora qualificar ainda mais sua mão de obra. O governo de Mato Grosso tem atuado em parceria com o setor produtivo para garantir que essas oportunidades cheguem à população. Investimentos públicos e privados estão transformando nosso Estado em um dos mais promissores do país — e isso se reflete diretamente na geração de renda e melhoria da qualidade de vida dos mato-grossenses”, completou.

Leia Também:  Trânsito no Portão do Inferno está liberado em meia pista para veículos leves

No país, a economia brasileira gerou 431,99 mil empregos formais em fevereiro deste ano. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, que teve geração de 307,5 mil empregos formais, houve um aumento de 40,4%, conforme dados oficiais. O resultado em fevereiro deste ano é o melhor entre todos os meses desde o início da nova série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2020.

O Ministério do Trabalho e Emprego atribuiu o resultado ao fato de o carnaval ter acontecido no mês de março, neste ano, também pode ter contribuído para o bom resultado de fevereiro, que contou com mais dias úteis. Em consequência, março pode ter um resultado menos favorável.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Parceria entre Governo e municípios do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia: “Visão dessa gestão nos ajuda a planejar as obras”, afirma prefeito

Published

on

O Governo de Mato Grosso firmou, nesta quarta-feira (24.6), convênios para a realização de R$ 110 milhões em investimentos nos municípios do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia. No total, 28 parcerias para melhorias em infraestrutura e educação foram assinadas durante o encontro dos prefeitos da região, com o governador Otaviano Pivetta, no Palácio Paiaguás.

“Com essas parcerias queremos reduzir cada vez mais a burocracia para que os recursos do Estado cheguem a quem realmente está lá na ponta, que é a população. Nos últimos anos, essa gestão conseguiu reverter a situação financeira do Estado, impulsionou o crescimento e está levando para os municípios, atuando em total parceria com os prefeitos, que são quem conhecem e tem autoridade para realizar essas obras”, destacou o governador Otaviano Pivetta.

Para o prefeito de Guarantã do Norte, Márcio Gonçalves, essa forma de parceria entre Governo do Estado e prefeituras, traz resultados importantes, pois escuta quem conhece as demandas de cada município, como a ampliação de salas de aula na Escola Municipal Professora Sueli Olmira Pereira.

“Essa visão do Governo de Mato Grosso de atuar em parceria com as prefeituras vai nos ajudar a planejar as obras para que saiam do papel o quanto antes e a gente consiga evitar situações como o período chuvoso. O município vai conseguir tocar a obra mais de perto, com atenção”, afirmou.

Leia Também:  Trânsito na MT-251 permanece com as duas pistas liberadas durante o Natal

Todos os convênios firmados nesta quarta-feira de Guarantã do Norte foram na área de Educação, num total de R$ 10,8 milhões. O município terá ampliação de salas de aula em outra escola e a construção de uma escola estadual no bairro Jardim Araguaia. Já o município de Carlinda firmou convênios para desenvolvimento urbano, com construção de asfalto novo em estradas vicinais e ruas do distrito Del Rey, e na educação, com a construção de uma piscina semiolímpica na escola municipal Manoel Bandeiras. No total, serão R$ 15,5 investidos em Carlinda.

Para o prefeito de Carlinda, Pastor Fernando, tanto a reunião com os prefeitos, ouvindo cada um para fazer investimentos onde cada município mais precisa, vai trazer inúmeros resultados. “Essa colaboração entre Estado e município faz o Estado crescer e os resultados vêm”, ressaltou.

O Vale dos Teles Pires e Portal da Amazônia contemplam os municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte.

Leia Também:  Investigado que deu golpes em pai, idosas e deficientes é preso pela Polícia Civil

Também foram assinados convênios para investimentos em Alta Floresta, no total de R$ 4,4 milhões, para melhorias na infraestrutura urbana do município; com Itaúba, de R$ 7,3 milhões, para construção de asfalto e construção de arquibancada; Matupá terá R$ 14,4 milhões para fazer a reforma geral e a construção de uma nova escola estadual.

Nova Bandeirantes ganhará um nova quadra e terá construção de asfalto em ruas do município, no total de R$ 4,7 milhões; Nova Canaã do Norte assinou convênios e terá investimento do Estado para melhorias na infraestrutura urbana no total de R$ 4,9 milhões; Nova Guarita terá recursos estaduais para asfalto novo em área urbana no montante de R$ 2 milhões e Nova Santa Helena terá R$ 3,2 milhões para iluminação pública e a construção de um pórtico.

Também tiveram convênios assinados os municípios de Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo e Marcelândia.

Participaram da reunião os deputados federais Juarez Costa e Fábio Garcia; e os deputados estaduais Nininho, Dilmar Dal Bosco e Diego Guimarães.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA