MATO GROSSO
MT gera 9,7 mil empregos formais e tem melhor resultado dos últimos 4 anos
Publicado em
29 de março de 2025por
Da Redação
Mato Grosso gerou 9.710 empregos formais em fevereiro, o melhor resultado dos últimos quatro anos, segundo os dados do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados na sexta-feira (28.3). Na comparação com o ano passado, houve aumento de 31% no saldo de empregos, que foram 7.416 em fevereiro de 2024. O melhor resultado de fevereiro foi em 2021, com 13.100 novos postos.
No mês de fevereiro deste ano foram 62.641 admissões e foram desligados 52.931 trabalhadores. O resultado dos dois primeiros meses de 2025 também foi 18% maior do que janeiro e fevereiro de 2024 juntos, quando foram geradas 24.788 vagas. Neste ano o saldo foi de 29.331.
Já nos últimos 12 meses, o saldo registrado no Mato Grosso é de 30,1 mil empregos. O estoque, ou seja, a quantidade total de pessoas formalizadas trabalhando no estado, chegou a 973,5 mil pessoas.
Em fevereiro de 2025, o destaque na geração de vagas em fevereiro foi do setor de Serviços, com 5.499 vagas, seguido pelo Comércio (1715), Construção Civil (1485) e Indústria (1032). A Agropecuária foi na contramão com mais demissões do que contratações com o desligamento de 21 trabalhadores.
As mulheres foram mais empregadas do que os homens. Dos 9.710 empregos formais, 5.233 foram ocupadas por elas. Pessoas jovens de 18 a 24 anos e com ensino médio completo são a maioria dos trabalhadores recém-empregados, a chamada geração Z.
Dentre os municípios, Cuiabá apresentou melhor saldo no estado em fevereiro, com 2,05 mil novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 221,5 mil empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no mês de fevereiro no Estado aparecem Rondonópolis (835), Barra do Garças (646), Sinop (626) e Várzea Grande (590).
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, avalia que os números de fevereiro só confirmam a força da economia mato-grossense. Além disso, é resultado direto do ambiente favorável para os negócios construídos pelo Governo, com segurança jurídica, desburocratização, incentivo ao empreendedorismo e investimento em infraestrutura
“Mato Grosso tem hoje a menor taxa de desemprego do Brasil. Temos milhares de vagas abertas em diversas áreas, o que mostra que, além de gerar empregos, o Estado precisa agora qualificar ainda mais sua mão de obra. O governo de Mato Grosso tem atuado em parceria com o setor produtivo para garantir que essas oportunidades cheguem à população. Investimentos públicos e privados estão transformando nosso Estado em um dos mais promissores do país — e isso se reflete diretamente na geração de renda e melhoria da qualidade de vida dos mato-grossenses”, completou.
No país, a economia brasileira gerou 431,99 mil empregos formais em fevereiro deste ano. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, que teve geração de 307,5 mil empregos formais, houve um aumento de 40,4%, conforme dados oficiais. O resultado em fevereiro deste ano é o melhor entre todos os meses desde o início da nova série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2020.
O Ministério do Trabalho e Emprego atribuiu o resultado ao fato de o carnaval ter acontecido no mês de março, neste ano, também pode ter contribuído para o bom resultado de fevereiro, que contou com mais dias úteis. Em consequência, março pode ter um resultado menos favorável.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Parceria entre Governo e municípios do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia: “Visão dessa gestão nos ajuda a planejar as obras”, afirma prefeito
Published
31 minutos agoon
24 de junho de 2026By
Da Redação
O Governo de Mato Grosso firmou, nesta quarta-feira (24.6), convênios para a realização de R$ 110 milhões em investimentos nos municípios do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia. No total, 28 parcerias para melhorias em infraestrutura e educação foram assinadas durante o encontro dos prefeitos da região, com o governador Otaviano Pivetta, no Palácio Paiaguás.
“Com essas parcerias queremos reduzir cada vez mais a burocracia para que os recursos do Estado cheguem a quem realmente está lá na ponta, que é a população. Nos últimos anos, essa gestão conseguiu reverter a situação financeira do Estado, impulsionou o crescimento e está levando para os municípios, atuando em total parceria com os prefeitos, que são quem conhecem e tem autoridade para realizar essas obras”, destacou o governador Otaviano Pivetta.
Para o prefeito de Guarantã do Norte, Márcio Gonçalves, essa forma de parceria entre Governo do Estado e prefeituras, traz resultados importantes, pois escuta quem conhece as demandas de cada município, como a ampliação de salas de aula na Escola Municipal Professora Sueli Olmira Pereira.
“Essa visão do Governo de Mato Grosso de atuar em parceria com as prefeituras vai nos ajudar a planejar as obras para que saiam do papel o quanto antes e a gente consiga evitar situações como o período chuvoso. O município vai conseguir tocar a obra mais de perto, com atenção”, afirmou.
Todos os convênios firmados nesta quarta-feira de Guarantã do Norte foram na área de Educação, num total de R$ 10,8 milhões. O município terá ampliação de salas de aula em outra escola e a construção de uma escola estadual no bairro Jardim Araguaia. Já o município de Carlinda firmou convênios para desenvolvimento urbano, com construção de asfalto novo em estradas vicinais e ruas do distrito Del Rey, e na educação, com a construção de uma piscina semiolímpica na escola municipal Manoel Bandeiras. No total, serão R$ 15,5 investidos em Carlinda.
Para o prefeito de Carlinda, Pastor Fernando, tanto a reunião com os prefeitos, ouvindo cada um para fazer investimentos onde cada município mais precisa, vai trazer inúmeros resultados. “Essa colaboração entre Estado e município faz o Estado crescer e os resultados vêm”, ressaltou.
O Vale dos Teles Pires e Portal da Amazônia contemplam os municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte.
Também foram assinados convênios para investimentos em Alta Floresta, no total de R$ 4,4 milhões, para melhorias na infraestrutura urbana do município; com Itaúba, de R$ 7,3 milhões, para construção de asfalto e construção de arquibancada; Matupá terá R$ 14,4 milhões para fazer a reforma geral e a construção de uma nova escola estadual.
Nova Bandeirantes ganhará um nova quadra e terá construção de asfalto em ruas do município, no total de R$ 4,7 milhões; Nova Canaã do Norte assinou convênios e terá investimento do Estado para melhorias na infraestrutura urbana no total de R$ 4,9 milhões; Nova Guarita terá recursos estaduais para asfalto novo em área urbana no montante de R$ 2 milhões e Nova Santa Helena terá R$ 3,2 milhões para iluminação pública e a construção de um pórtico.
Também tiveram convênios assinados os municípios de Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo e Marcelândia.
Participaram da reunião os deputados federais Juarez Costa e Fábio Garcia; e os deputados estaduais Nininho, Dilmar Dal Bosco e Diego Guimarães.
Fonte: Governo MT – MT
Proposta de Meta Nacional busca fortalecer cumprimento de decisões judiciais na saúde pública
No embalo do terceiro jogo do Brasil, Copa do Judiciário estreia novas funcionalidades
Magistrados e servidores debatem sobre efetividade das decisões judiciais relativas à Saúde Pública
Parceria entre Governo e municípios do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia: “Visão dessa gestão nos ajuda a planejar as obras”, afirma prefeito
Juiz do Centro de Solução de Conflitos de Rondonópolis realiza bate-papo com estudantes do Senai
CUIABÁ
Prefeitura e Conselho levam mais de 1,8 mil atendimentos a pessoas em situação de rua em Cuiabá
Cerca de 300 pessoas em situação de rua foram atendidas durante a ação “COMPOD pela Vida”, realizada pela Prefeitura de...
Prefeitura de Cuiabá disponibiliza linha especial para atender evento nacional do Corpo de Bombeiros no Parque Novo Mato Grosso
Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, atende ao 2º Congresso Nacional de...
Prefeito defende adequação viária na Fernando Corrêa para segurança de mais de 3 mil famílias
O prefeito Abilio Brunini se reuniu nesta quarta-feira (24), no Palácio Alencastro, com representantes da construtora Pacaembu e secretários municipais...
MATO GROSSO
Parceria entre Governo e municípios do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia: “Visão dessa gestão nos ajuda a planejar as obras”, afirma prefeito
O Governo de Mato Grosso firmou, nesta quarta-feira (24.6), convênios para a realização de R$ 110 milhões em investimentos nos...
Seduc alinha investimentos com de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e Portal da Amazônia
Representantes de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e do Portal da Amazônia, se reuniram, nesta quarta-feira (24.6),...
Sema promove curso sobre descentralização da gestão ambiental
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realiza nesta semana, em Tangará da Serra, a 19ª Edição da Capacitação...
POLÍCIA
Polícia Militar prende foragido da Justiça de Alagoas com três mandados de prisão em aberto
Policiais militares do 4º Comando Regional prenderam, na noite desta terça-feira (23.6), um homem de 34 anos, foragido da Justiça...
Ação integrada da PM e PJC apreende 32 quilos de entorpecentes em Colíder
Uma ação conjunta de policiais militares do 9º Comando Regional com a Polícia Judiciária Civil apreendeu, na noite desta segunda-feira...
Polícia Civil prende motorista de ônibus investigado por estupro de vulnerável em Rondonópolis
A Polícia Civil cumpriu, na tarde dessa terça-feira (23.6), um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 27 anos,...
FAMOSOS
Ana Siebert curte passeio em Miami com Rafaella e a irmã antes de jogo do Brasil
Ana Paula Siebert, de 38 anos, já entrou no clima da Copa do Mundo 2026. A influenciadora está em Miami,...
Simony celebra amor-próprio ao exibir boa forma em clique: ‘Vestida de amor próprio’
A cantora Simony chamou a atenção dos seguidores nesta terça-feira (23), ao publicar uma foto em frente ao espelho exibindo...
Kelly Key revela mudanças no corpo após adotar nova alimentação: ‘Comer mais’
Kelly Key, de 43 anos, começou esta quarta-feira (24), cheia de energia e aproveitou o treino para compartilhar uma descoberta...
ESPORTES
Inglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
A Inglaterra até tentou, mas não passou pela muralha defensiva de Gana. Pela segunda rodada do Grupo L da Copa...
Portugal atropela Uzbequistão por 5 a 0 e CR7 faz história
A resposta veio em grande estilo. Depois de um início irregular na Copa do Mundo de 2026, Portugal não tomou...
França supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
A França está garantida na próxima fase da Copa do Mundo. Na noite desta segunda-feira, no Lincoln Financial Field, na...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Esportes7 dias agoInglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
-
CUIABÁ7 dias agoApós quase uma década de espera, CAPS II do CPA IV entra em funcionamento nesta quinta-feira
-
FAMOSOS5 dias agoLucy Ramos revela sexo do segundo bebê e celebra crescimento da família: ‘Felicidade’
-
CUIABÁ7 dias agoCuiabá recebe equipe da Prefeitura de Natal para apresentar modelo de programa de regularização fiscal




