MATO GROSSO

Mato Grosso discute fortalecimento do sistema de defesa civil em encontro nacional

Publicado em

Mato Grosso participou, nos dias 28 e 29 de abril, do encontro do Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil, que reuniu representantes de todo o país para debater o fortalecimento das políticas públicas voltadas à gestão de riscos e desastres.

Durante a reunião, os estados receberam o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil e discutiram estratégias para aprimorar a atuação integrada em todo o Brasil.

Um dos pontos abordados foi a necessidade de tornar o sistema cada vez mais preventivo, antecipando os riscos e adotando ações estruturadas para diminuir a atuação apenas reativa diante dos desastres.

“Precisamos sair de um modelo reativo e avançar para uma atuação cada vez mais preventiva, com planejamento, integração e antecipação dos riscos. Mato Grosso vem buscando adotar esse caminho, com o mapeamento de áreas de risco nos municípios, mas ainda é um desafio em todo o país”, destacou o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil do Estado, coronel BM Marcelo Reveles.

Outro tema discutido foi a elaboração do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, que deverá identificar os cenários de risco e definir a atuação dos órgãos responsáveis, garantindo mais organização, rapidez e eficiência no atendimento à população em situações de emergência.

Leia Também:  Polícia Civil prende mulheres envolvidas em esquema de estelionato e fraudes eletrônicas

As boas práticas desenvolvidas em Mato Grosso também foram discutidas durante troca de experiências entre os Estado e reconhecidas como referência nacional, especialmente no levantamento de áreas vulneráveis e o trabalho de enfrentamento aos incêndios florestais.

Para as temporadas de incêndio no Estado, a Defesa Civil estadual faz a locação de aeronaves agrícolas que são utilizadas de forma estratégica, em parceria com o Corpo de Bombeiros, para o combate ao fogo. A medida tem sido fundamental para ampliar a capacidade de resposta e mitigar os impactos ambientais e sociais durante o período mais crítico.

Mato Grosso também apresentou o trabalho de orientação e acompanhamento junto aos municípios durante o período de chuvas intensas.

“Foi um encontro bastante produtivo, uma oportunidade importante para aprender com outros estados e também mostrar o que Mato Grosso tem feito. Essa troca fortalece o trabalho de todos e melhora a resposta à população. Isso fortalece o trabalho de todos e nos permite evoluir de forma mais rápida na gestão de riscos e desastres”, finalizou o secretário.

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  Polícia Militar realiza solenidade de 30 anos de formação da 1º turma de oficiais da instituição

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM conquista 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” durante o 2º Conesv

Published

on

A equipe de Salvamento Veicular do 2º Comando Regional Bombeiro Militar (2º CRBM), representante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” do Desafio Nacional de Salvamento Veicular, realizado durante o 2º Congresso Nacional de Emergências e Segurança Viária (Conesv), entre os dias 24 e 26 de junho, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.

O Conesv reuniu bombeiros militares, profissionais da saúde, integrantes das forças de segurança e especialistas de diversas regiões do país para promover a atualização técnica, o intercâmbio de conhecimentos e o aperfeiçoamento dos protocolos de atendimento às vítimas de acidentes.

Um dos destaques da programação foi o Desafio Nacional de Salvamento Veicular, competição que simula ocorrências reais de alta complexidade e avalia as equipes conforme padrões internacionais. Entre os critérios analisados estão a segurança das operações, a aplicação das técnicas de resgate, o gerenciamento da cena, o trabalho em equipe e o atendimento às vítimas.

Representando o CBMMT, a equipe do 2º CRBM, formada por militares de Rondonópolis, Primavera do Leste e Jaciara, competiu ao lado de equipes de diferentes estados brasileiros e conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento”.

Leia Também:  Polícia Civil prende mulheres envolvidas em esquema de estelionato e fraudes eletrônicas

O comandante da equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM, sargento BM John Weslley Oliveira da Silva, destacou que a participação no Conesv e no Desafio Nacional representou uma importante oportunidade de aperfeiçoamento técnico e de crescimento profissional para os militares.

” Nós tivemos a grata satisfação de participar do 2º Conesv, um evento que trouxe técnicas, equipamentos e muito conhecimento para todos nós. Dentro do Conesv, também pudemos participar do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e conquistamos a 4ª colocação na modalidade Em Desenvolvimento. Esse pódio nos deu mais confiança e aprendizado para que nossa equipe possa avançar e, nos futuros desafios, conquistar colocações melhores”, afirmou.

Segundo o militar, a equipe iniciou sua preparação ainda na competição estadual realizada em Tangará da Serra e seguirá se preparando para os próximos desafios.

“Pudemos nos preparar a partir do desafio estadual que teve em Tangará da Serra, onde ficamos na 3ª colocação geral. Então, a nossa equipe segue forte e firme e estará se preparando muito mais para poder representar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso”, finalizou.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros socorre vítima presa às ferragens após grave acidente na BR-163

Além da competição, o Conesv proporcionou a troca de experiências entre profissionais de diferentes instituições e estados, contribuindo para a padronização de procedimentos e o fortalecimento das ações de resposta às ocorrências de trânsito.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA