MATO GROSSO

Governo de MT firma convênio e amplia infraestrutura voltada à pesquisa científica e tecnológica

Publicado em

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), assinou nesta sexta-feira (6.3) convênio para a execução de propostas aprovadas na chamada pública Proinfra Desenvolvimento Regional – Norte, Nordeste e Centro-Oeste (NNECO 2024), iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Em Mato Grosso, dez subprojetos foram contemplados, envolvendo universidades, institutos federais e um órgão estadual, com investimentos que somam cerca de R$ 52 milhões. As iniciativas serão desenvolvidas em diferentes municípios do estado, como Cuiabá, Cáceres, Tangará da Serra, Nova Xavantina, Barra do Garças e Campo Novo do Parecis.

Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, a iniciativa representa um avanço importante para o fortalecimento da pesquisa no estado.

“Esse investimento fortalece a infraestrutura científica de Mato Grosso e amplia a capacidade das nossas instituições de desenvolver pesquisas estratégicas para o desenvolvimento regional. Estamos criando condições para que universidades, institutos e centros de pesquisa possam gerar conhecimento, inovação e soluções que impactem diretamente a economia, o meio ambiente e a qualidade de vida da população”, destacou o secretário.

Já o presidente da Fapemat, Marcos de Sá, salientou durante o evento, que o fortalecimento da ciência em Mato Grosso passa pela descentralização dos recursos de pesquisa.

“Ao ampliar os investimentos para diferentes regiões do estado e apoiar projetos em diversos municípios e instituições, garantimos que mais pesquisadores tenham acesso às oportunidades de fomento. Isso contribui para reduzir desigualdades, estimular a produção científica regional e gerar soluções inovadoras que atendam às demandas locais e impulsionem o desenvolvimento de todo o estado “, frisou Marcos de Sá.

Propostas Aprovadas

Entre as propostas aprovadas na chamada pública Proinfra Desenvolvimento Regional está o Complexo Multiusuário de Biotecnologia e Saúde, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), que receberá R$ 4.195.907,50 da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e R$ 1.398.635,83 da Fapemat. Também foi contemplada a Rede Interdisciplinar de Estudos em Materiais Funcionalizados de Mato Grosso, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com R$ 3.749.663,36 da Finep e R$ 1.249.887,79 da Fapemat.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros resgata cachorro que ficou preso em cano de esgoto

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) teve dois projetos aprovados: o Laboratório de Biotecnologia Aplicado ao Melhoramento Genético e Manejo de Espécies Hortícolas, com R$ 2.452.169,75 da Finep e R$ 817.389,92 da Fapemat; e a Estruturação Laboratorial para o Enfrentamento das Emergências Climáticas no Pantanal, com R$ 3.158.062,52 da Finep e R$ 1.052.687,51 da Fapemat.

Na UFMT, também foram selecionados o Centro de Pesquisas Integradas em Biomassas e Tecnologias Verdes, com R$ 3.662.969,53 da Finep e R$ 1.220.989,84 da Fapemat, e o projeto Infraestrutura para Análises Ambientais no Araguaia: Saúde Única, Plásticos, Agroquímicos e Queimadas, com R$ 3.749.827,40 da Finep e R$ 1.249.942,47 da Fapemat.

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) participará com dois subprojetos: o Laboratório de Pesquisa Multiusuário Agroambiental do Vale do Araguaia, com R$ 2.419.442,50 da Finep e R$ 806.480,83 da Fapemat, e o Laboratório Multiusuário de Biomonitoramento e Sensoriamento de Agroecossistemas, com R$ 4.370.369,93 da Finep e R$ 1.456.789,98 da Fapemat.

Também integra o conjunto de propostas o projeto Soluções Tecnológicas e Sustentáveis para o Cultivo em Solos de Textura Média e Arenosa, do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), com R$ 3.104.157,11 da Finep e R$ 1.034.719,04 da Fapemat. A Universidade Federal de Rondonópolis ainda participa com o projeto Desenvolvimento Socioeconômico-Ambiental-Científico-Tecnológico Sustentável e Assistivo de Mato Grosso, que receberá R$ 2.990.484,10 da Finep e R$ 996.828,03 da Fapemat.

Presente no evento, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos destacou a parceria entre instituições de pesquisa, governo e setor produtivo para o fortalecimento da ciência.

Leia Também:  Detran orienta motoristas sobre cuidados antes de viajar

“Quero destacar o trabalho das equipes de todas as instituições envolvidas, da Fapemat, do Governo do Estado, das empresas e de todos os pesquisadores que fazem da ciência uma ferramenta de desenvolvimento. O que estamos fazendo hoje é mais do que assinar convênios. Estamos ajudando a consolidar Mato Grosso como um polo estratégico de inovação, bioeconomia e agroindústria sustentável no Brasil”, afirmou a ministra.

Na ocasião, o presidente da Finep enfatizou a importância da iniciativa para ampliar o acesso aos investimentos em ciência, tecnologia e inovação no país.

“É uma grande satisfação participar deste evento em Mato Grosso, um estado que tem se destacado pela sua contribuição à ciência, à preservação ambiental e ao desenvolvimento da inovação no país. Hoje também apresentamos o programa Finep pelo Brasil, uma iniciativa que busca ampliar o acesso às políticas de fomento e fortalecer a inovação e a pesquisa em todas as regiões do país. Nesse contexto, anunciamos editais da Finep que somam R$ 13,3 bilhões em recursos não reembolsáveis, voltados a setores estratégicos para o desenvolvimento nacional”, completou o presidente.

Também estiveram presentes no evento, o presidente do Parque Tecnológico Mato Grosso, Rafael Bastos; a pró-reitora de pesquisa da Unemat, Áurea Ignácio; a reitora da UFMT, Marluce Souza; o pró-reitor de pesquisa da UFMT, Bruna Araújo, o reitor do IFMT, Júlio César dos Santos; a pró-reitora de pesquisa da UFR, Edna Maria Bonfim-Silva; o presidente da Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal, Leandro Battirola; o presidente da FIEMT, Silvio Cezar Pereira Rangel; o presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber; a prefeita municipal de Várzea Grande, Flávia Moretti; e o prefeito municipal de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Published

on

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Leia Também:  Estudantes da Rede Estadual são premiados no Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Leia Também:  Polícia Civil prende em flagrante homem que deixou seus cachorros matarem gato em Juína

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA