MATO GROSSO

Governo de MT entrega R$ 2,3 milhões em fuzis e drones ao Bope

Publicado em

O Governo de Mato Grosso entregou, na noite desta sexta-feira (27.3), R$ 2,3 milhões em fuzis e drones para o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar, durante a solenidade de formatura do 7º Curso de Ações Táticas Especiais (Cate). Treze militares de diversas regiões do estado concluíram a capacitação que durou 61 dias. A cerimônia ocorreu na sede da unidade especializada.

O Bope recebeu 25 fuzis MCX de calibre .300 e cinco fuzis de precisão de calibre .308, ambos da empresa Sig Sauer, em um investimento de R$ 1 milhão, além de cinco drones com câmeras térmicas, em um investimento de R$ 1,3 milhão. Os equipamentos, de alto desempenho, ampliam a capacidade operacional dos policiais militares em ocorrências de maior complexidade.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, destacou a importância dos investimentos realizados pelo Estado, especialmente dentro do programa Tolerância Zero.

Além disso, o coronel Fernando ressaltou que, com a entrega dos novos equipamentos e a formação de policiais especializados, a Polícia Militar reforça sua atuação estratégica no combate à criminalidade, ampliando a presença e a eficiência das operações em Mato Grosso.

Leia Também:  31 municípios com melhores coberturas vacinais recebem R$ 6,4 milhões em prêmios

“Só temos agradecer ao governador Mauro Mendes e ao secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, que tem priorizado a segurança pública e fortalecido nossas forças policiais. Dentro do programa Tolerância Zero, estamos ampliando a capacidade de enfrentamento às facções criminosas e garantindo mais segurança à população mato-grossense”, afirmou.

Durante a solenidade, o comandante do Bope, tenente-coronel Hugo Roberto Silva Reis, parabenizou os 13 policiais militares pela conclusão do 7º Curso de Ações Táticas Especiais (Cate). A capacitação busca promover o aprimoramento técnico dos agentes de segurança para o desempenho de missões de alta complexidade.

“Foram 61 dias de curso, de aulas teóricas e práticas. Ali muitos conheceram seus limites e os que permaneceram aprenderam a superá-los. Em cenários de maior complexidade, o erro não é admissível. Na fase técnica, consolidaram conhecimentos especializados sobre armamentos, gerenciamento de crise, explosivos, operações helitransportadas, entre outras ferramentas indispensáveis para quem será empregado nas ocorrências mais críticas do nosso Estado. E foi exatamente nesse ambiente real, complexo e sensível, que os senhores foram colocados à prova. A partir de agora, os senhores carregam uma expectativa institucional, a confiança da sociedade e o compromisso de atuar quando todos os outros recursos já não são suficientes”, discursou o comandante do Bope, tenente-coronel Hugo.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate 25 incêndios florestais em Mato Grosso neste sábado (24)

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) coordenou, ao longo desta semana, o Curso de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em Cuiabá.

O curso foi realizado entre os dias 22 e 26 de junho, na Escola Superior de Contas do Estado (TCE-MT), e reuniu 41 profissionais das forças de segurança pública, entre representantes do CBMMT, Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), Polícia Judiciária Civil (PJC) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

A capacitação foi realizada com foco no aperfeiçoamento do atendimento prestado às mulheres em situação de violência e no fortalecimento da atuação integrada das instituições que compõem a rede de proteção às vítimas.

Durante o curso, os participantes acompanharam palestras e debates sobre direitos das mulheres, Lei Maria da Penha, questões de gênero, atendimento não revitimizador, avaliação de risco e atuação dos órgãos que integram a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

A coordenadora do curso, tenente-coronel BM Karina Matos, destacou que a capacitação integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo Estado de Mato Grosso para fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher e qualificar o atendimento prestado pelos órgãos públicos.

Leia Também:  Primeira-dama de MT lança selo adesivo "Autista a Bordo" e credencial de estacionamento para pessoas com TEA

“O Estado de Mato Grosso vem desenvolvendo políticas públicas e ações entre as várias secretarias, que são conduzidas, articuladas e monitoradas pelo Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Essa capacitação é mais uma dessas ações e faz parte das estratégias para que a gente possa diminuir os índices de violência e fortalecer a prevenção”, afirmou.

A oficial destacou ainda que, sob a gestão do comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a corporação tem intensificado as ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher, incluindo a capacitação dos militares para o acolhimento e a orientação das vítimas durante os atendimentos de emergência.

“Muitas vezes, o Corpo de Bombeiros é o primeiro a prestar atendimento. Além de salvaguardar a vida da mulher, nosso objetivo é que o militar consiga identificar situações de violência, acolher essa vítima e orientá-la sobre os serviços disponíveis. Dependendo desse primeiro atendimento, essa mulher entra na rede de proteção e passa a receber todo o suporte que o Estado oferece para que ela possa sair do ciclo de violência”, ressaltou.

De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Michele Gonçalves dos Ramos, a capacitação é essencial para melhorar a resposta do Estado diante dos casos de violência doméstica e que o curso proporciona aos participantes habilidades e conhecimentos necessários para lidar com as vítimas de violência doméstica de forma sensível, empática e eficaz.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre prisões de faccionados envolvidos em roubo e intimidação de vítima em São José do Xingu

“Isso inclui a sensibilização dos agentes de segurança e a aplicação adequada das normas vigentes. Assim, nossos profissionais também estarão mais preparados para o encaminhamento aos serviços de apoio e proteção, fortalecendo a atuação em rede dos diferentes órgãos envolvidos na agenda de proteção de mulheres vítimas de violência”, disse.

Participante do curso, a soldado BM Eleni Nunes, que atua no atendimento pré-hospitalar, destacou que a capacitação contribui para qualificar ainda mais o atendimento realizado pelos profissionais que estão na linha de frente das ocorrências.

“Esse curso foi fundamental porque nos mostra detalhes que fazem diferença no atendimento. Muitas vezes, somos os primeiros a ter contato com a vítima e precisamos estar preparados para acolher, identificar sinais de violência e realizar os encaminhamentos necessários. Às vezes, a ferida não está no físico, mas no emocional, e esse acolhimento faz toda a diferença para que a mulher receba o apoio necessário”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA