MATO GROSSO

Em celebração ao Dia da Árvore Comarca de Itiquira realizou evento com alunos da rede municipal

Publicado em

A Comarca de Itiquira (a 357 km ao sul de Cuiabá) realizou uma programação especial em alusão ao Dia da Árvore, que é celebrado amanhã (21/09). No último dia 15 de setembro, 43 alunos entre 8 a 11 anos, da rede municipal de ensino das escolas Anfilófio de Souza Campos e José Rodrigues da Silva, participaram de palestra com foco na conscientização ambiental e plantaram 50 mudas de árvores, no fórum da cidade.
 
Segundo a juíza da Vara Única de Itiquira, juíza Fernanda Mayumi Kobayashi este foi o primeiro evento da Comarca em comemoração ao Dia da Árvore e contou com o apoio da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental de Rondonópolis e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Itiquira.
 
“Gostaria de agradecer a parceria no evento do tenente-coronel, Renato Carneiro Macedo, do Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Donato Cavalcante Júnior, dos professores Nélisson e Alex Melo, das monitoras de educação especial Florinda e Ariane e do Diretor Tuka Maia. Este encontro faz parte de um trabalho contínuo realizado na região de conscientização dos alunos sobre a importância da sustentabilidade. Ele também reforça o nosso compromisso com este tema, em alinhamento ao primado do meio ambiente ecologicamente equilibrado (art. 225, CF88) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nº 13 e 15 (ODS – ONU)”, afirmou.
 
Durante o evento os policiais militares ambientais, o 2º agt. da Polícia Militar, Marçal Martins de Assunção e o cabo da PM, Marcos Antônio de Paula Paim, ministraram palestra com foco na conscientização ambiental, abordando temas como desmatamento, queimadas, poluição, extinção das espécies, mudanças climáticas e o uso não sustentável dos recursos naturais. “Eles também explicaram o papel da Polícia Ambiental no controle dessas condutas, convidando as crianças a serem parceiros nesta luta”, contou a magistrada.
 
Houve, ainda, a exposição de animais taxidermizados, ocasião em que os alunos puderam conhecer e tocar espécies nativas como tucano, arara, seriema, quati, frango d’água, socó, capivara, paca, veado, jacaré de papo amarelo e irara. Eles também aprenderam sobre a fauna e a flora, os hábitos desses animais nativos da região e os cuidados que devem ter para preservação das mesmas.
 
Ao final do evento a criançada plantou 50 mudas de árvores frutíferas, floríferas, medicinais e plantas ornamentais no pátio do fórum de Itiquira. As mudas foram doadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, de diferentes espécies, dentre as quais: Acerola, Camu-camu, Café, Tamarindo, Banana, Pitanga, Goiaba, Ipê Mirim, Palmeira Jussara, Primavera, Oiti, Pau Brasil, Sabão de Soldado, Espada de São de Jorge, Punhal, Justiça Vermelha, Babosa e Caferana.
 
#ParaTodosVerem: esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência. Imagem 1: Foto vertical colorida. Alunos, professores, policias militares e equipe do Poder Judiciário posam enfileirados, em frente ao Fórum de Itiquira. Imagem 1: Foto horizontal colorida. Alunos e professorem plantam as mudas no pátio do Fórum de Itiquira.
 
Larissa Klein 
Assessoria de Imprensa CGJ
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia Também:  Alunos da rede municipal participaram do Campeonato de Judô

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Seduc capacita gestores para aperfeiçoar coleta de informações do Censo Escolar em Mato Grosso

Published

on

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) abriu, nesta terça-feira (23.6), o 2º Encontro Estadual do Censo Escolar de Mato Grosso, reunindo gestores, técnicos municipais, representantes das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e instituições parceiras para alinhar estratégias, aperfeiçoar a coleta de informações e reforçar a importância dos dados na formulação de políticas públicas educacionais. O evento ocorre no Espaço de Eventos da Seplag e segue até quarta-feira (24).

Durante a abertura, o coordenador estadual do Censo Escolar de Mato Grosso, Rodrigo Jacob, destacou que os dados produzidos pelas escolas são fundamentais para orientar decisões e investimentos na educação. “Os dados iluminam caminhos. É por meio deles que direcionamos o trabalho das secretarias municipais, estaduais e das escolas. Este encontro foi preparado com muito cuidado para que todos possam trocar experiências, esclarecer dúvidas e fortalecer ainda mais esse trabalho coletivo”, afirmou.

A secretária de Estado de Educação, Flávia Soares, ressaltou que a qualidade das informações registradas no Censo Escolar está diretamente ligada à eficiência da gestão pública e ao uso responsável dos recursos destinados à educação. Segundo ela, cada dado fornecido pelas escolas influencia o planejamento de ações voltadas à melhoria do ensino.

Leia Também:  Secretário debate uso de tecnologias nas escolas durante evento em Brasília: "já é realidade na Rede Estadual de MT"

“Quem está na ponta faz toda a diferença. São vocês que garantem a qualidade das informações que chegam ao Estado e ao Governo Federal. Um dado bem preenchido permite políticas públicas mais assertivas, melhora a aplicação dos recursos e fortalece a equidade na educação”, enfatizou a secretária.

Representando o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), o auditor público externo Volmar Bucco Júnior destacou que informações confiáveis são indispensáveis tanto para a fiscalização quanto para a construção de soluções que contribuam para a melhoria da educação. “Não existe política pública eficiente sem informação precisa. Além de fiscalizar, o Tribunal tem atuado para induzir boas práticas, promover diagnósticos e colaborar para que os dados sirvam efetivamente à transformação da realidade educacional”, afirmou.

O coordenador do Sistema Informatizado do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Marcos Rogério, lembrou que cada registro realizado pelas escolas representa um estudante e pode impactar diretamente a definição de políticas públicas. “Quando os dados chegam ao sistema, eles se transformam em estatísticas, mas, na escola, cada número representa um aluno. Se um estudante faltar no Censo, nosso trabalho falhou para aquela criança. Cada informação faz diferença”, disse.

Leia Também:  Sorriso celebra arte e cultura com espetáculo "O Príncipe Descabelado, Além da Imensidão do Horizonte"

Representando a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime-MT), Simoni Borges reforçou que o preenchimento correto das informações vai muito além do número de matrículas. Segundo ela, detalhes sobre infraestrutura, tecnologia e condições das unidades escolares são essenciais para garantir recursos e elevar a qualidade da gestão educacional.

“O Censo Escolar é a base para definir políticas públicas e investimentos. Precisamos dar a devida importância a todas as informações solicitadas, pois são elas que qualificam os municípios e asseguram melhores condições para atender nossos estudantes”, destacou.

Ao longo dos dois dias de programação, os participantes assistem a palestras, painéis técnicos e estudos de caso sobre análise de dados, educação em tempo integral, educação especial, procedimentos de cadastro e boas práticas no preenchimento do Censo Escolar. A iniciativa busca reduzir inconsistências nas informações, qualificar os registros e fortalecer o uso dos indicadores educacionais no planejamento das redes estadual e municipais de ensino.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA