A Defesa Civil de Mato Grosso participou, neste sábado (20.6), do 9º Evento Ecológico Todos Pela Natureza, realizado em Nova Mutum (a 240 km de Cuiabá), levando orientações sobre prevenção e como agir em caso de situações de emergência.
A ação integrou a programação do evento, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente do município, com objetivo de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente e estimular práticas sustentáveis na população.
O superintendente de Proteção e Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Jomar Cortez de Andrade, destacou que ações de educação e conscientização são fundamentais para reduzir os impactos dos desastres e aproximar a população das iniciativas de proteção e defesa civil.
“A prevenção começa pelo conhecimento. Quanto mais as pessoas conhecem os riscos e os canais de alerta disponíveis, mais preparadas elas estarão em caso de eventos adversos. Saber identificar as situações de risco e como agir diante de uma emergência garante mais segurança para a população”, afirmou.
Ao longo do dia, a Defesa Civil Estadual apresentou aos visitantes o mapa de áreas de risco do município, informando aos moradores os locais mais suscetíveis a ocorrências como alagamentos, enxurradas e outros desastres naturais.
A população também recebeu orientações sobre como agir antes, durante e após eventos climáticos extremos, com ações simples que podem contribuir para a segurança das famílias em situações de emergência, como evitar atravessar áreas alagadas e se abrigar embaixo de árvores.
Quem passou pelo estande também foi orientado a fazer o cadastro no sistema de alertas da Defesa Civil, enviando o CEP da residência por SMS para o número 40199. Por meio do sistema, a equipe estadual envia mensagens com avisos e alertas sobre riscos meteorológicos.
A programação contou ainda com a exposição do drone DJI Matrice 350 RTK, um equipamento de alta precisão utilizado pela Defesa Civil para as atividades de monitoramento de áreas de risco e apoio às operações em campo.
O Governo de Mato Grosso lamenta o falecimento do ex-comandante-geral da Polícia Militar, coronel RR Antônio Benedito Campos Filho, de 66 anos, registrada na manhã deste sábado (27.6).
“Recebo com pesar o falecimento do ex-comandante Campos Filho, que dedicou décadas de sua vida ao fortalecimento da segurança pública em nosso estado. Presto minhas minhas condolências aos familiares e amigos neste momento de dor e desejo que Deus dê conforto a todos”, manifestou o governador Otaviano Pivetta.
O comandante-geral da PMMT, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, também lamentou a morte de Campos Filho.
“O coronel Campos Filho dedicou grande parte de sua vida ao serviço público e à Polícia Militar, deixando um legado de compromisso, liderança e relevantes contribuições para o fortalecimento da nossa instituição. Neste momento de dor, expresso minha solidariedade aos familiares, amigos e a todos os policiais militares que tiveram a honra de conviver com o coronel, desejando que Deus conforte seus corações e conceda força para superar esta irreparável perda”, declarou o coronel Fernando.
O coronel RR Campos Filho ingressou nas carreiras militares no ano de 1983 e atuou em diversas frente da Polícia Militar, chegando ao comando da instituição em 2007. Ele permaneceu no cargo até 2012.
O velório será realizado a partir das 18h deste sábado, na Capela Santa Rita, sala 01. O sepultamento será realizado neste domingo (28.6), às 9 horas, na Capela do Piçarrão, em Várzea Grande.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade