MATO GROSSO

CGE implanta sistema sustentável que reaproveita água da chuva e de ar-condicionado

Publicado em

Em referência ao Dia Mundial da Água, neste domingo (22.3), a Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) implantou duas cisternas para captação e armazenamento de recursos hídricos reaproveitados no prédio do órgão.

Cada reservatório tem capacidade de 5 mil litros, totalizando 10 mil litros com as duas unidades. A água captada será utilizada em serviços como limpeza de áreas externas, apoio aos banheiros, irrigação de jardins e outras demandas operacionais.

A iniciativa contribui para a redução do consumo de água tratada e incentiva o uso consciente dos recursos naturais no ambiente institucional.

Segundo o secretário adjunto Executivo e Ações Estratégicas da CGE, José Alves, a implantação das cisternas surgiu da necessidade de alinhar a gestão pública a práticas mais sustentáveis e eficientes. “A ideia partiu do compromisso da CGE com a sustentabilidade e com o uso responsável dos recursos públicos. Ao aproveitar a água da chuva e do ar-condicionado, reduzimos custos e damos um exemplo prático de consciência ambiental dentro da administração pública”, destacou.

Leia Também:  Arena Pantanal recebe orquestra com participação da cantora Vanessa da Mata neste sábado (8)

A ação integra a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa que incentiva órgãos públicos a adotar práticas voltadas à sustentabilidade, à redução de desperdícios e ao uso racional dos recursos naturais.

Conscientização

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da água e para a necessidade de garantir sua disponibilidade para as atuais e futuras gerações.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM conquista 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” durante o 2º Conesv

Published

on

A equipe de Salvamento Veicular do 2º Comando Regional Bombeiro Militar (2º CRBM), representante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” do Desafio Nacional de Salvamento Veicular, realizado durante o 2º Congresso Nacional de Emergências e Segurança Viária (Conesv), entre os dias 24 e 26 de junho, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.

O Conesv reuniu bombeiros militares, profissionais da saúde, integrantes das forças de segurança e especialistas de diversas regiões do país para promover a atualização técnica, o intercâmbio de conhecimentos e o aperfeiçoamento dos protocolos de atendimento às vítimas de acidentes.

Um dos destaques da programação foi o Desafio Nacional de Salvamento Veicular, competição que simula ocorrências reais de alta complexidade e avalia as equipes conforme padrões internacionais. Entre os critérios analisados estão a segurança das operações, a aplicação das técnicas de resgate, o gerenciamento da cena, o trabalho em equipe e o atendimento às vítimas.

Representando o CBMMT, a equipe do 2º CRBM, formada por militares de Rondonópolis, Primavera do Leste e Jaciara, competiu ao lado de equipes de diferentes estados brasileiros e conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento”.

Leia Também:  Em 10 meses, programa Recytec recolheu mais de 75 toneladas de resíduos eletrônicos em MT

O comandante da equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM, sargento BM John Weslley Oliveira da Silva, destacou que a participação no Conesv e no Desafio Nacional representou uma importante oportunidade de aperfeiçoamento técnico e de crescimento profissional para os militares.

” Nós tivemos a grata satisfação de participar do 2º Conesv, um evento que trouxe técnicas, equipamentos e muito conhecimento para todos nós. Dentro do Conesv, também pudemos participar do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e conquistamos a 4ª colocação na modalidade Em Desenvolvimento. Esse pódio nos deu mais confiança e aprendizado para que nossa equipe possa avançar e, nos futuros desafios, conquistar colocações melhores”, afirmou.

Segundo o militar, a equipe iniciou sua preparação ainda na competição estadual realizada em Tangará da Serra e seguirá se preparando para os próximos desafios.

“Pudemos nos preparar a partir do desafio estadual que teve em Tangará da Serra, onde ficamos na 3ª colocação geral. Então, a nossa equipe segue forte e firme e estará se preparando muito mais para poder representar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso”, finalizou.

Leia Também:  Arena Pantanal recebe orquestra com participação da cantora Vanessa da Mata neste sábado (8)

Além da competição, o Conesv proporcionou a troca de experiências entre profissionais de diferentes instituições e estados, contribuindo para a padronização de procedimentos e o fortalecimento das ações de resposta às ocorrências de trânsito.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA