CUIABÁ
Segunda edição do curso de qualificação e aperfeiçoamento profissional reúne 203 técnicos da rede pública municipal de Educação
Publicado em
13 de novembro de 2024por
Da Redação
Técnicos da Secretaria Municipal de Educação participaram, nesta terça-feira (12), no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), da Aula Inaugural do curso de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional, edição 2024/2025. Retomado pela gestão Emanuel Pinheiro em 2023, o curso integra o novo Programa de Formação da Rede Municipal, conforme o Plano de Cargos e Carreiras, descrito na Lei Orgânica dos Profissionais da Educação e nas metas do Plano de Desenvolvimento Integrado da administração municipal.
Na abertura, a secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, fez um breve histórico da criação do curso até a versão atual. A secretária destacou a importância da qualificação e aperfeiçoamento dos servidores. “O foco é que os servidores nunca desistam. Nesse sentido, o Centro de Formação da Escola Cuiabana está estruturado para atender às demandas desses profissionais. É fundamental a qualificação a fim de melhorar o trabalho desenvolvido nas unidades e, ao final do curso, permitir o enquadramento dos técnicos, com melhorias nos salários base”, disse Edilene Machado.
A segunda edição do curso atenderá 203 profissionais entre Técnicos em Administração Escolar (TAE), Técnicos em Nutrição Escolar (TNE), Técnicos em Multimeios Didáticos (TMD) e os Técnicos em Manutenção e Infraestrutura (TMIE), nas funções de Auxiliar de Serviços Gerais (ASG), Motoristas e Vigilantes.
Na primeira edição, cuja formatura foi realizada no mês de setembro com a participação do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro, 363 profissionais receberam o seu diploma.
O Técnico em Manutenção e Infraestrutura, na função de Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE – ASG), Walderson Alves Pinto, efetivo há quatro anos e lotado na Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC), localizada na comunidade Rio dos Peixes, Estevão Alves de Mendonça, falou sobre suas expectativas. “Além de um conhecimento a mais que vamos adquirir dentro da nossa área, a possibilidade de melhoria salarial nos motiva. Assim que surgiu a oportunidade, me inscrevi”, disse ele.
Também cheias de expectativas estão a Técnica em Manutenção e Infraestrutura, na função de Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE – ASG), atuando como secretária escolar, Neiseanne Sousa Silva, e a Técnica em Nutrição Escolar (TNE), Lisandra Cristina da Silva, ambas lotadas na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ana Teresa Arcos Krause.
“É muito importante a qualificação, independentemente da área de atuação. Esse apoio motiva o nosso desenvolvimento profissional e pessoal, e melhora o nosso desempenho na unidade educacional”, disse Neiseanne.
“Estávamos todos ansiosos pelo curso. Estou muito feliz e na expectativa de iniciarmos os estudos. Vou me dedicar e buscar me qualificar cada vez mais”, disse Lisandra.
Curso de qualificação
O curso, com um total de 870 horas e duração de um ano, é organizado em três eixos integrados: Formação Pedagógica (335 horas/aula), Formação Específica (335 horas/aula) e Prática Profissional Supervisionada (200 horas/aula). O curso será realizado no formato híbrido, sendo que 80% das atividades serão on-line e 20% presenciais.
Cada eixo é composto por módulos nos quais são trabalhados os conteúdos formativos. Durante todo o curso, os tutores de cada área orientam os cursistas.
A diretora do Centro de Formação da Escola Cuiabana, Melissa Lilian Teixeira, deu as boas-vindas aos cursistas e agradeceu o apoio da gestão à formação dos servidores públicos. “Existe um compromisso sincero e cuidadoso da gestão com nossos servidores, garantindo o aprimoramento profissional daqueles que fazem a diferença na educação municipal”, disse ela.
Participaram do evento os tutores do curso, a coordenadora técnica de Ensino, Eliane Quinhone, a coordenadora do Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), Malsete Santana, e servidores da sede.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica
Published
4 horas agoon
25 de junho de 2026By
Da Redação
A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas podas de árvores realizadas próximas à rede de distribuição de energia elétrica. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Abilio Brunini e reuniu gestores municipais das áreas de meio ambiente, serviços urbanos, economia, ordem pública e comunicação, no dia 24 de junho.
Participaram da reunião o prefeito Abilio Brunini, a secretária municipal de Meio Ambiente, Lise Bokorni, a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, o secretário de Economia, Marcelo Bussiki, a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa, além de representantes técnicos da Energisa.
A agenda foi solicitada pela Prefeitura com o objetivo de compreender os protocolos utilizados pela concessionária nas intervenções que envolvem o manejo de árvores em áreas urbanas. O tema vem sendo acompanhado pela administração municipal em razão de questionamentos apresentados pela população sobre serviços executados na capital.
Durante a reunião, a Energisa informou que realiza mais de mil podas por dia em todo o estado como parte das ações preventivas voltadas à manutenção da rede elétrica e à garantia da continuidade do fornecimento de energia. A empresa destacou que eventuais ocorrências que geram questionamentos não representam o padrão dos serviços executados e informou que tem investido continuamente na capacitação das equipes responsáveis pelas intervenções.
O prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de que as ações sejam executadas de forma planejada, transparente e alinhada aos princípios de preservação ambiental. Segundo ele, a população muitas vezes associa as podas à atuação do Município, o que torna necessária uma atuação integrada entre os órgãos públicos e a concessionária para assegurar que os procedimentos ocorram dentro dos critérios técnicos adequados.
Abilio também defendeu que os serviços de poda sejam acompanhados do imediato reordenamento da fiação nos locais atendidos. Conforme alinhado durante a reunião, a Prefeitura passará a adotar critérios mais rigorosos para autorização e acompanhamento das intervenções, buscando garantir não apenas a segurança da rede elétrica, mas também a organização urbana e a preservação da arborização da cidade.
“O desenvolvimento da cidade precisa caminhar junto com a preservação ambiental. Cuiabá possui um patrimônio arbóreo importante, que contribui diretamente para a qualidade de vida da população. Nosso objetivo é assegurar que toda intervenção necessária seja realizada com responsabilidade, planejamento e respeito ao meio ambiente”, destacou o prefeito.
Ao final do encontro, Prefeitura e Energisa definiram o fortalecimento da cooperação técnica entre as instituições, com análise de novas técnicas de manejo arbóreo em áreas de rede elétrica, ampliação da fiscalização e aperfeiçoamento dos fluxos de autorização dos serviços. A iniciativa busca reduzir impactos ambientais, aumentar a eficiência operacional das intervenções e oferecer mais segurança, organização e transparência à população cuiabana.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Comissão de Fiscalização debate resultados do Relatório Anual de Gestão de 2025 em audiência pública
Diego Guimarães denuncia cobrança ilegal da Águas Cuiabá, aponta rombo milionário e questiona alta de 11%
Gabi Martins curte dia de sol em Miami e impressiona ao posar em moto aquática
Principais atletas do país destacam qualidade do complexo de skate no Parque Novo Mato Grosso
MPMT apresenta sistema e compartilha ferramentas com MPMS
CUIABÁ
Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica
A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas...
Cuiabá realiza na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde para debater o fortalecimento do SUS
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, realizará na...
Prefeitura de Cuiabá convoca 18 profissionais para reforçar a rede municipal de saúde
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), publicou novas convocações para reforçar o quadro de...
MATO GROSSO
Principais atletas do país destacam qualidade do complexo de skate no Parque Novo Mato Grosso
Os principais atletas do skate brasileiro já estão em Cuiabá para a disputa da etapa do STU National 2026, que...
Seaf apoia 1º Encontro da Mulher Rural de Jaciara e destaca protagonismo feminino no campo
A valorização das mulheres que movimentam a agricultura familiar foi o destaque do 1º Encontro da Mulher Rural de Jaciara,...
Governo de MT firma convênios com municípios do Alto Rio Paraguai: “parceria faz diferença na ponta”, afirma prefeito de Tangará da Serra
O Governo de Mato Grosso firmou, nesta quinta-feira (25.6), convênios e autorizações de investimentos que somam cerca de R$ 90...
POLÍCIA
Polícia Civil prende homem investigado pelo crime por estupro de vulnerável em Alto Garças
A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia de Alto Garças, cumpriu, nesta quinta-feira (25.6), um mandado de prisão...
Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável em Canabrava do Norte
A Polícia Civil cumpriu, nesta quinta-feira (25.6), um mandado de prisão temporária contra um homem, de 36 anos, investigado pelo...
Polícia Civil participa de evento nacional de combate ao narcotráfico em encontro técnico em Brasília
A Polícia Civil de Mato Grosso participa nesta semana do primeiro Encontro Técnico da Rede Nacional de Unidades Especializadas de...
FAMOSOS
Gabi Martins curte dia de sol em Miami e impressiona ao posar em moto aquática
Gabi Martins, de 29 anos, aproveitou o clima ensolarado de Miami para compartilhar novos registros de sua viagem aos Estados...
Larissa Saad celebra evolução de Lucas Moura após grave lesão: ‘Vitória enorme
Larissa Saad, de 34 anos, emocionou os seguidores nesta quinta-feira (25), ao compartilhar um momento importante da recuperação do marido,...
Luciana Mello celebra aprovação da filha Nina, no vestibular: ‘Estou toda boba’
Luciana Mello, de 47 anos, comemorou uma importante conquista da filha mais velha, Nina Levy, de 17 anos. A adolescente...
ESPORTES
Brasil vence Escócia e marca retorno de Neymar
A Seleção Brasileira confirmou sua força na Copa do Mundo de 2026 ao derrotar a Escócia por 3 a 0...
Suíça vence e garante liderança enquanto Canadá faz história com classificação inédita
A fase de grupos da Copa do Mundo reservou um momento histórico para o futebol da América do Norte nesta...
Inglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
A Inglaterra até tentou, mas não passou pela muralha defensiva de Gana. Pela segunda rodada do Grupo L da Copa...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
FAMOSOS6 dias agoLucy Ramos revela sexo do segundo bebê e celebra crescimento da família: ‘Felicidade’
-
CUIABÁ6 dias agoSegurança reforçada garante tranquilidade para torcida nos telões da Copa em Cuiabá
-
CIDADES6 dias agoÔnibus escolar ganha decoração da Copa do Mundo e transforma trajeto dos alunos em momento de alegria
-
FAMOSOS5 dias agoClássico do cinema brasileiro, Xica da Silva será relançado em versão restaurada




