CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá forneceu alimentação especial a 848 alunos em 2025

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá forneceu alimentação especial a 848 alunos matriculados em escolas e creches durante o ano de 2025. Os dados são da Coordenadoria de Nutrição Escolar (CNE), vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SME).

As principais patologias atendidas foram APLV (alergia à proteína do leite de vaca – 147 alunos), intolerância à lactose (167 alunos), TEA (Transtorno do Espectro Autista – 207 alunos), alergia ao ovo (35 alunos), doença celíaca, diabetes tipo 1, refluxo gastroesofágico, doença renal e alergias múltiplas (quando há várias alergias alimentares ao mesmo tempo).

Além dessas patologias, houve também o atendimento de alunos com restrição à carne suína devido à motivação religiosa e alguns casos mais específicos, como alunos com distrofia muscular (condição genética), síndrome de Down e paralisia cerebral.

“É um compromisso da gestão do prefeito Abilio Brunini e da primeira-dama Samatha Iris em garantir nas escolas boas condições de aprendizagem aos alunos e alimentação aos alunos especiais. Temos uma equipe de nutricionistas e gastrônomos comprometidos com a qualidade da merenda escolar e em atender às condições específicas quando demandados. Somos muito agradecidos a esses profissionais”. destaca o secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes.

Leia Também:  Está procurando uma renda extra no final de ano? Sine oferece vagas temporárias com remuneração de até R$ 2.440

As principais patologias atendidas pela equipe de nutrição da Prefeitura de Cuiabá foram as seguintes: APLV (alergia à proteína do leite de vaca) – 147 alunos, intolerância à lactose – 167 alunos, TEA (Transtorno do Espectro Autista) – 207 alunos, alergia ao ovo – 35 alunos, doença celíaca, diabetes tipo 1, refluxo gastroesofágico, doença renal e alergias múltiplas, casos em que várias alergias alimentares são registradas.

Além dessas patologias, houve também o atendimento de alunos com restrição à carne suína devido à motivação religiosa e alguns casos mais específicos, como alunos com distrofia muscular (condição genética), síndrome de Down e paralisia cerebral.

Para conseguir atender a esses alunos, a equipe de nutricionistas da Prefeitura de Cuiabá elaborou cardápios especiais individualizados. Esse procedimento avaliou cada particularidade, chegando até a disponibilizar produtos específicos.

Nos casos dos bebês do Berçário de CEIC (Centros Educacionais Infantis) e CMEI (Centros Municipais de Educação Infantil), que utilizam apenas o leite como única forma de alimento, a Coordenadoria de Nutrição Escolar enviou as fórmulas infantis próprias para as patologias dessa idade.

São exemplos as fórmulas à base de soja, fórmulas isentas de lactose, fórmulas com proteína extensamente hidrolisada e ainda a fórmula à base de aminoácidos livres, que chega a ter um custo de R$ 400,00 por lata.

Leia Também:  Educação e Energisa discutem estratégias para resolver demandas das unidades educacionais

Para os alunos maiores, os cardápios especiais tiveram preparações adaptadas a cada patologia com a inclusão de alimentos como tapioca, macarrão de arroz, adoçante, azeite de oliva, leite sem lactose, leite de soja, aveia, geleia diet e geleia sem açúcar, biscoito de arroz, entre outros.

Orientações para solicitar o cardápio especial para 2026

Os pais ou responsáveis devem apresentar no ato de matrícula do aluno um laudo que descreva a patologia alimentar. São aceitos laudos/relatórios de médicos, nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos.

Após essa identificação inicial, o gestor da unidade escolar, deve encaminhar esse documento para a CNE (Coordenadoria de Nutrição Escolar), junto com as seguintes informações: data de nascimento do aluno, turma e período que está matriculado, nome e telefone dos responsáveis.

Para as crianças que possuem restrição à carne suína são aceitos tanto declaração emitida pela entidade religiosa como também declaração preenchida pelos responsáveis do aluno.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Estudantes de Cuiabá terão passe livre nas férias

Published

on

Por ordem do prefeito Abilio Brunini, estudantes de Cuiabá poderão, a partir de segunda-feira (29), manter ativo o cartão de passe livre, permitindo assim circular gratuitamente nos ônibus de Cuiabá. As aulas na rede municipal de ensino estão programadas para retornar apenas no dia 2 de fevereiro.

“Todo estudante poderá usar o seu cartão de passe livre para aproveitar as férias até a volta às aulas. Poderá usar o seu cartão de passe livre para visitar amigos e familiares, frequentar espaços de esporte, lazer, entretenimento, parques ambientais. É o direito de ir e vir assegurado pelo município”, destaca o prefeito Abilio Brunini.

Importante ressaltar que, já está em plena vigência o decreto do poder Executivo que autoriza ônibus gratuito nos dias 31 de dezembro e também nos dias 1º e 2 de janeiro de 2026.

No dia 31 de dezembro, a partir das 18h, será realizado no Parque das Águas em Cuiabá o Réveillon da Família’. A programação contará com uma série de apresentações musicais gospel, incluindo atrações nacionais.

Leia Também:  Secretário de Saúde visita reitor da UFMT e encaminha parceria para capacitar servidores da SMS

Entre os destaques estão a banda Rosa de Saron, Samuel Eleotério e Fernanda Brum. Artistas regionais também integram a programação, como banda Os Bençãos, Bruno Cerqueira e banda Gaudium.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA