CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá atende 25 animais caninos da Ong Anjo de 4 Patas

Publicado em

O programa VacinAção polivalente, lançado há cerca de 20 dias pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria-Adjunta de Bem-Estar Animal, já vacinou mais de 85 animais. Do total, 50 pertencem a ONGs e os demais a munícipes de baixa renda. Nesta quinta-feira (05), foram 25 cães, a maioria na fase adulta, pertencentes à ONG Anjo de 4 Patas. O programa tem como objetivo ampliar o acesso à vacinação de cães e gatos, fortalecendo a saúde animal e contribuindo diretamente para a saúde pública. Além das ONGs (Organizações Não Governamentais), a vacinação está acessível gratuitamente a protetores independentes e munícipes que atendem aos critérios de baixa renda. A solicitação segue um passo a passo com o preenchimento de formulário.

Para a proprietária da ONG e tutora dos 143 cães e gatos que estão na Anjo de 4 Patas, Josenilda Avelino da Silva, ou simplesmente Rany Avelino, a iniciativa promovida pela administração municipal é muito importante, tendo em vista que o custo é alto para manter em dia as vacinas dos animais de que cuida. “Sem dúvidas, facilita e muito nos cuidados e ainda, vindo na ONG, é outro diferencial, porque é difícil ter que levá-los. Vejo que o trabalho está acontecendo. Foram pelo menos 6 anos invisíveis e agora estamos sendo vistos e valorizados pelo trabalho que realizamos pela causa animal”, declarou.

Leia Também:  Cuiabá apresenta queda nos casos de Covid-19 e monitora aumento dos casos de gripe

Os animais sob sua custódia são vítimas de maus-tratos, de abandono, de desova de filhotes e oriundos de resgates. Como a maioria dos tutores, ela enfrenta dificuldades para adoção dos animais. “Há uma seletividade na escolha por filhotes. E ainda tem muitos que acabam devolvendo por motivos diversos, como mudança de cidade ou porque não querem mais o animal. Esta semana recebemos de volta uma que a família adotante devolveu porque comprou um filhote e estava dispensando a adulta que foi adotada”, relatou.

Rany diz que há essa condição de receber de volta e até prefere, se for o caso, para evitar que o animal volte para a rua.

Há poucos dias também foram vacinados 25 animais da protetora Audineia Hita. Ela também possui dezenas de cães e ficou feliz com o apoio na vacinação dos animais.

60 DOSES SEMANAIS

O VacinAção 2026 prevê a aplicação contínua e organizada de 60 doses de vacinas polivalentes por semana. O imunizante, que protege contra 10 doenças, é ofertado pelo município de Cuiabá como proposta de atuação preventiva.

Leia Também:  Operação Santa Terezinha reforça limpeza urbana e melhora condições de vida no Grande Coxipó

Segundo a secretária-adjunta de Bem-Estar Animal e médica veterinária, Morgana Thereza Ens, a ação busca reduzir a incidência de doenças evitáveis, fortalecer a saúde animal e contribuir diretamente para a saúde pública, por meio do controle sanitário da população animal.

Para participar do projeto, como já informado, é necessário atender aos critérios de baixa renda e seguir o passo a passo da solicitação. Após o cadastro, o interessado deve aguardar a convocação, que ocorre conforme a ordem do formulário preenchido. O prazo médio de espera é de 7 a 14 dias úteis, podendo variar de acordo com a demanda.

“A organização por formulário e convocação garante ordem, critérios e rastreabilidade, priorizando munícipes de baixa renda, ONGs, protetores e animais comunitários”, explicou Morgana.

Mas atenção: caso o tutor seja chamado e não compareça com o animal para o atendimento, retornará para o final da fila.

Passo a passo para solicitação:

  1. Chame no WhatsApp: (65) 99207-4318

  2. Preencha o formulário Google Forms que será encaminhado pela equipe

  3. Aguarde a convocação, conforme a disponibilidade semanal do programa

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá

Published

on

Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.

No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.

“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.

Leia Também:  Emoção marca a premiação de unidades educacionais, professores e estudantes da rede pública municipal

“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.

Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.

Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.

Leia Também:  Cuiabá apresenta queda nos casos de Covid-19 e monitora aumento dos casos de gripe

Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.

Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.

Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.

Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA