CUIABÁ

Prefeito Emanuel Pinheiro lança obra no Córrego do Gambá que vai acabar com alagamentos enfrentados há mais de 30 anos

Publicado em

O problema crônico de alagamentos, enfrentado há mais de 30 anos pelos moradores do bairro São Mateus, teve seu fim decretado na noite desta segunda-feira (9). Em solenidade realizada na Avenida Beira Rio, às margens do Córrego do Gambá, a gestão Emanuel Pinheiro anunciou a obra de construção da travessia subterrânea (tunnel liner). A estrutura ampliará o volume de vazão da água que percorre a localidade.

Para sanar, de forma definitiva, o transtorno enfrentado pela comunidade no período chuvoso, a Prefeitura de Cuiabá está investindo o valor aproximado de R$ 1,7 milhão. A aplicação desse recurso resultará na substituição do bueiro celular, existente no local, por tubos armcos. O trabalho será coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e tem como objetivo aumentar a capacidade de escoamento do córrego, evitando ocorrências de alagamentos.

“O recurso destinado para essa obra representa muito mais que investimento em infraestrutura. Ele representa investimento em saúde, em qualidade de vida, em bem-estar, investimento no fim de uma situação que há 30 anos tira o sono dessa comunidade. Ou seja, vamos executar mais uma obra que vai transformar a realidade de milhares de famílias, assim como já fizemos em dezenas de outros bairros”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Leia Também:  Emanuel Pinheiro determina auditoria contábil e técnica junto à Concessionária Águas Cuiabá em razão da má qualidade dos serviços prestados à capital

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, destacou que, além de dos fatores de economicidade e qualidade, a opção pela utilização dos tubos armco também possibilita que o trabalho seja desenvolvido sem interferência na superfície. Segundo ele, com a ordem de serviço assinada, a empresa vencedora do processo licitatório deve iniciar a atuação no local já na próxima semana.

“Já adquirimos o material e assinamos a ordem de serviço. Agora, vamos fazer a limpeza da área, para que a empresa possa iniciar a obra. Tudo vai ocorrer sem qualquer prejuízo ao fluxo de veículos na Avenida Beira Rio. Aproveito para agradecer à concessionária Águas Cuiabá, que nos ajudou com o estudo da bacia, com a elaboração do projeto. Essa parceria também foi fundamental para que pudéssemos lançar essa obra”, disse Stopa.

O presidente da Associação de Moradores do São Mateus, Joeder Silva Barbalho (Lobão), agradeceu o prefeito Emanuel Pinheiro e o vice-prefeito Stopa pelo atendimento do anseio da comunidade. Ele enfatizou que sempre contou com compromisso da gestão e, agora, poderá ver isso se transformando em melhoria para as milhares de famílias que residem no bairro da região Leste.

Leia Também:  Empresa de terraplanagem é interditada por falta de Habite-se na MT-251

“Todos os moradores do nosso bairro têm uma participação nessa obra. Sofremos há mais de 30 anos com alagamento e estamos vendo o resultado da luta de toda comunidade. Qualquer chuva que cai, nosso bairro sofre com alagamento, a água invade a casa dos moradores, que perdem todos seus móveis. Mas agora esse problema vai ser resolvido. Então, agradecemos ao prefeito Emanuel, ao Stopa, e aos vereadores que estão ao nosso lado”, pontuou Lobão.

Também estiveram presentes na solenidade os secretários municipais de Governo, Wilton Coelho, de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, além do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Chico 2000, e dos vereadores Wilson Kero Kero, Mário Nadaf e Kássio Coelho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá

Published

on

Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.

No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.

“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.

Leia Também:  Prefeito anuncia calçadão noturno e restauração de casarões na Praça da Mandioca

“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.

Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.

Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro e primeira-dama Márcia Pinheiro lamentam o falecimento de Antonieta Ries Coelho, fundadora da primeira emissora de televisão em Cuiabá

Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.

Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.

Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.

Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA