CUIABÁ

Parques, museu, aquário e Mercado do Porto são opções de visitação no feriado em Cuiabá

Publicado em

Em razão do feriado do Dia do Trabalhador, comemorado nesta sexta-feira (1º), não haverá expediente na Prefeitura de Cuiabá e nos demais órgãos da administração municipal, conforme o Decreto nº 11.584, publicado na Gazeta Municipal em 22 de dezembro de 2025.

No feriado, foram mantidos os serviços essenciais da saúde, de coleta de lixo, abastecimento de água, Defesa Civil, fiscalização e orientação do trânsito. Na área da saúde, permanecem em funcionamento em regime de plantão 24 horas, as Unidades de Pronto Atendimento (Upas), a Policlínica do Pedra 90, o Centro Médico Infantil (CMI), o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e o Hospital São Benedito.

Já as Unidades de Saúde da Família (USFs), os Serviços de Atenção Especializada (SAEs), o Centro de Especialidades Médicas (CEM), e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), não realizarão atendimentos. Os atendimentos serão retomados no próximo dia útil.

Entre as opções de lazer, o Complexo Biocultural do Porto, que reúne o Aquário Municipal e o Museu do Rio, estará aberto ao público das 9h às 18h, com entrada gratuita. Considerado uma das principais atrações turísticas da capital, o espaço preserva a história da Cuiabá antiga no Museu do Rio e abriga diversas espécies de peixes dos biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado no Aquário Municipal. O complexo também funcionará no sábado (2) e no domingo (3), fechando na segunda-feira para manutenção e retomando o atendimento de terça a domingo.

Leia Também:  Especialistas esclarecem informações e reforçam segurança do pescado inspecionado

O Mercado Antônio Moisés Nadaf, conhecido como Mercado do Porto, também é uma opção aos cuiabanos. No local, os turistas podem aproveitar com preços acessíveis um delicioso café da manhã com o famoso bolo de arroz ou almoçar ventrechas de peixe, farofa de banana, Maria Izabel e diversas diversidades da culinária regional. No feriado do Dia do Trabalhador, o Mercado do Porto funcionará em horários especiais: o atendimento será das 5h às 13h, com as lanchonetes abertas até as 16h. Quem não conseguir aproveitar o passeio no feriado pode ir ao Mercado do Porto no sábado (2), das 5h às 18h. Já no domingo (3), o local abre das 5h às 13h, com as lanchonetes também atendendo até as 16h.

As opções ao ar livre ficam por conta dos parques municipais. O Parque Tia Nair estará aberto das 5h às 22h, oferecendo pista de caminhada e mirante com vista para o lago. O Parque das Águas também funciona diariamente, das 5h às 23h, com acesso pelo Centro Político Administrativo, no bairro Paiaguás, e pela Avenida Doutor Hélio Ribeiro. No local, o público pode visitar o túnel das águas. Outro atrativo é a fonte das águas que, mesmo em fase de testes, já encanta os visitantes com seus jatos, antecipando o espetáculo do aguardado Show das Águas, que em breve será retomado no espaço.

Leia Também:  Sorteio da Casa Cuiabana será realizado nesta sexta-feira (12)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, dá início nesta segunda-feira (29) à 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos principais espaços de participação popular na construção das políticas públicas de saúde do município. O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e reunirá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil.

Neste primeiro dia, a programação começa às 7h, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial às 8h30. Na sequência, será realizada a Conferência Magna, que abordará o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, além dos quatro eixos temáticos que irão nortear os debates da conferência.

Em razão do ponto facultativo decretado pelo prefeito Abilio Brunini para a tarde de segunda-feira (29), devido ao jogo da Seleção Brasileira contra o Japão pela Copa do Mundo, às 13h, a programação do primeiro dia será encerrada às 12h. A leitura e aprovação do Regimento Interno, inicialmente prevista para o período da manhã, será realizada na terça-feira (30), quando a programação será retomada normalmente.

Leia Também:  Escola de Cuiabá cria medição de leitura dos estudantes

Durante os dois dias de evento, os participantes irão avaliar a situação da saúde em Cuiabá, discutir os principais desafios enfrentados pela rede pública e elaborar propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.

Na terça-feira (30), a programação terá início às 8h com a apresentação da análise da situação da saúde de Cuiabá sob a perspectiva da gestão municipal, conduzida pela secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon. Em seguida, será apresentada a visão do controle social, representada pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio Cesar de Souza Garcia.

Ao longo do dia serão realizados os trabalhos em grupo, a plenária final, a eleição dos delegados que representarão Cuiabá na 11ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso e o encerramento do evento, previsto para as 18h.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a conferência representa um momento fundamental para fortalecer o diálogo entre a gestão e a população.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos.”

Leia Também:  "Devemos debater soluções para a Saúde Pública Municipal e de Mato Grosso. Cada um fazendo a sua obrigação", diz prefeito Emanuel Pinheiro após visita ao HMC

Em razão do ponto facultativo, as unidades de saúde da rede municipal não realizarão atendimentos na tarde de segunda-feira (29). Os pacientes que possuíam consultas agendadas nesse período serão remanejados para o turno da manhã ou para a terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. Os serviços considerados essenciais permanecerão funcionando normalmente.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA