CUIABÁ

Festival da Pamonha bate recorde de público, com visitação de mais de 35 mil pessoas, e venda superior a 40 toneladas de produtos derivados do milho

Publicado em

O 5º Festival da Pamonha, promovido pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com comerciantes da Comunidade Rio dos Peixes (no km 23, da Rodovia Emanuel Pinheiro), bateu recorde de público e de vendas de produtos derivados do milho, superando a projeção de 40 toneladas.

Conforme relatório preliminar da Secretaria Municipal de Turismo, organizadora oficial do evento, mais de 35 mil pessoas prestigiaram os três dias de Festival (19, 20 e 21), sendo cerca de 8 mil na sexta, 12 mil no sábado e 15 mil no domingo.

Para o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, o sucesso denota o compromisso da gestão, que mantém ações estruturadas para potencializar o comércio, o turismo, gerar renda e desenvolver a capital matogrossense. “Falamos de sucesso de organização e parcerias. Foram dias de intenso trabalho e eu participei aqui, com o que uma cidade tem de mais precioso, as pessoas. Mantivemos uma estrutura especialmente projetada, com climatizadores, espaço para praça de alimentação, atrações musicais e culturais”, avaliou.

Para o secretário de Turismo Lincoln Sardinha Costa, o sucesso de público se deu à intensa divulgação local e nacional. Foram mais de 250 reportagens ao longo dos três dias de evento.

Leia Também:  Congresso Técnico ajusta detalhes para o Pixote 2025 com mais de 1.000 atletas

“Esperávamos em média 5 a 6 mil pessoas por dia, isso porque sabíamos do nosso desafio que seria o sistema de pare e siga no Portão do Inferno, mas todo o apoio e divulgação da imprensa local e nacional, como Jornal Estadão, R7, no programa É de Casa, nos ajudou na intensa mobilização, assim como o trabalho muito bem formatado. O trabalho se refletiu em público e em vendas. Somos só gratidão”, enfatizou o secretário.

Em série histórica, 2018 vendeu 4 toneladas de produtos derivados do milho e 11 em 2019. Houve pausa em 2020 e 2021 devido à pandemia de Covid-19 e, em 2023 com o retorno, o Festival vendeu 30 toneladas em 2022 e 36 em 2023.

Para este ano, a estimativa era a revenda de 40 toneladas. Embora a divulgação oficial dos dados sobre a revenda dos produtos seja oficialmente apresentada pela Secretaria de Turismo na próxima terça-feira, o cenário aponta que cerca de 50 toneladas de produtos derivados do milho tenham sido comercializadas.

Esse recorde já pôde ser constatado por todos os comerciantes das barracas e comércio local. É o que aponta Maria Nazareth, 63 anos, que há 14 trabalha no Rio dos Peixes.

Leia Também:  Assembleia Legislativa promove nova visita ao Pantanal

“Este foi o melhor festival de todos os tempos. Os produtos que separei para vender nos três dias, esgotaram no primeiro. Foi realmente uma benção, em relação às quatro edições anteriores, minhas vendas cresceram mais de 200%. Só temos a agradecer todo o carinho do prefeito Emanuel Pinheiro, que desde de 2018 nos atendeu nessa demanda e ano após ano só melhora. Este ano estava tudo climatizado, mesas maiores e os shows, o povo teve prazer em sentar e comer diversos pratos”, destacou.

A 5ª edição do ‘Festival da Pamonha’ contou com a parceria das Secretarias de Turismo, Mobilidade Urbana e Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura e Conselho levam mais de 1,8 mil atendimentos a pessoas em situação de rua em Cuiabá

Published

on

Cerca de 300 pessoas em situação de rua foram atendidas durante a ação “COMPOD pela Vida”, realizada pela Prefeitura de Cuiabá e pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMPOD), na Praça Doutor Alberto Novis, no Centro Histórico da capital. Ao todo, foram ofertados 1.867 atendimentos e serviços gratuitos, integrando a programação da 3ª Semana Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, nesta terça-feira (23).

A iniciativa reuniu diversas secretarias municipais, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a Defensoria Pública e organizações da sociedade civil para oferecer atendimentos de saúde, assistência social, orientação jurídica, alimentação, doações de roupas e cobertores, além de encaminhamentos para tratamento, momentos de louvor e oração.

Entre os serviços oferecidos, foram distribuídas 450 marmitas, 500 pães, 300 cobertores, frutas, chocolate quente e dois grandes caldeirões de escaldado. Também foram entregues 220 peças de roupas por meio do Armário Solidário da Secretaria Municipal da Mulher e outros 50 agasalhos doados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Salatiel Barroso, de 72 anos, que vive em situação de rua há cerca de dois anos, estava entre os beneficiários. Emocionado, ele agradeceu pelos serviços recebidos. “Isso caiu do céu. Melhor não precisava. Corte de barba, cabelo, refeição, atendimento, foi tudo perfeito. Muito obrigado”, afirmou.

De acordo com a presidente do COMPOD e secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, a ação vai além do atendimento emergencial e busca construir políticas públicas permanentes para enfrentar a questão das drogas e da vulnerabilidade social. “Estamos aqui reunindo diversas secretarias da Prefeitura, instituições não governamentais, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Justiça do Trabalho para levar serviços e esperança à população em situação de rua. Queremos oferecer a essas pessoas a oportunidade de iniciar uma nova etapa de suas vidas”, afirmou.

Leia Também:  Exposição de artes visuais é aberta gratuitamente ao público nesta quinta-feira (07)

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão participou da ação com equipes do Centro Pop, oferecendo acolhimento, atualização do Cadastro Único, orientação, alimentação e encaminhamentos. A secretária Hélida Vilela destacou que a proposta é aproximar os serviços já oferecidos pelo município da população em situação de rua.

“Trouxemos aqui os serviços do Centro Pop, que oferece acolhimento, alimentação, banho, guarda de pertences e acompanhamento social. Também contamos com parceiros institucionais que oferecem acolhimento e até emissão de passagens para aqueles que desejam retornar às suas cidades ou às suas famílias. Muitas dessas pessoas já são acompanhadas pela assistência social e recebem atendimento psicológico, apoio para inserção no mercado de trabalho e outras atividades”, ressaltou Hélida Vilela.

Na área da saúde, a equipe do Consultório na Rua Luz, da Secretaria Municipal de Saúde, aplicou 38 doses de vacinas essenciais para a proteção da população assistida. Foram administradas 15 doses contra influenza (gripe), 10 contra difteria e tétano (dT), oito contra hepatite B e cinco contra febre amarela.

Os cuidados pessoais também fizeram parte da programação. A Obra Kolping realizou cerca de 30 atendimentos entre cortes de cabelo, barba e design de sobrancelhas, proporcionando mais autoestima e bem-estar aos participantes. A ação também contou com a participação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que realizou quatro atendimentos, e da Defensoria Pública, responsável por 19 atendimentos. Além disso, foram realizados 16 acolhimentos e solicitações de encaminhamento para tratamento.

Leia Também:  Inscrições para a 36ª Corrida Bom Jesus de Cuiabá abrem às 19h

O juiz do Trabalho Fernando Galisteu ressaltou que a presença do Judiciário amplia o acesso a direitos e fortalece a cidadania. “Essas pessoas em situação de vulnerabilidade também precisam conhecer seus direitos trabalhistas e ter acesso à Justiça. Muitas vezes, elas não conseguem procurar um advogado ou um órgão público. Aqui, a Justiça do Trabalho vai até o cidadão para levar dignidade, respeito e garantir que seus direitos sejam conhecidos e exercidos”, afirmou.

Representando o Poder Judiciário de Mato Grosso, o gestor-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Sebastião José de Queiroz Júnior, destacou que a iniciativa reforça o compromisso institucional com a inclusão social. “A participação do Poder Judiciário reafirma o compromisso com uma Justiça mais próxima, acessível e sensível às pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades”, declarou.

Também participaram da mobilização as secretarias municipais de Ordem Pública, Governo, Mulher, Defesa Civil, Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, além da Limpurb, Tribunal Regional do Trabalho e entidades parceiras, como Obra Kolping, ATAAP, CEPROMA, Centro Terapêutico Bom Pastor, Comunidade Terapêutica Tenda de Abrão e Associação Missão Encheivos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA