CUIABÁ
Curso qualifica sobre manipulação de pescado e segurança alimentar no Peixe Santo 2026
Publicado em
25 de março de 2026por
Da Redação
Com foco na segurança alimentar e na qualidade do atendimento à população, a Prefeitura de Cuiabá, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso, realiza nesta quarta-feira (26) o Curso de Boas Práticas de Fabricação para Manipuladores de Alimentos, voltado especialmente aos trabalhadores que atuam na comercialização e preparo de pescado no projeto Peixe Santo 2026.
A capacitação reúne cerca de 50 participantes, entre manipuladores de pescado envolvidos diretamente no projeto e da feira do bairro Praeirinho. O curso acontece das 7h30 às 12h, na sala 47 da Faculdade de Nutrição da UFMT, e integra as ações preparatórias para o início das atividades do Peixe Santo, previsto para a próxima semana.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Vicente Falcão, a iniciativa busca elevar o padrão de qualidade no manuseio e na comercialização do pescado. “O curso de boas práticas para manipuladores de alimentos, voltado especificamente ao segmento de pescados, os nossos ‘peixeiros’, tem como objetivo elevar a qualificação no manuseio desse produto. Nosso foco é garantir a segurança alimentar de todos os consumidores que adquirirem peixes no projeto Peixe Santo”, destacou.
Ele reforçou ainda a importância da confiança do consumidor. “Queremos que a população tenha a tranquilidade de saber que os profissionais no atendimento estão plenamente capacitados para oferecer o melhor serviço, seguindo rigorosamente as normas de higiene, como o uso de toucas, máscaras e equipamentos adequados para a manipulação do pescado em cada barraca”, completou.
A formação é conduzida por especialistas da área de alimentos e nutrição, como a professora doutora Luciana Kimie Savay da Silva, e a professora doutora Damiana Diniz Rosa, ambas da Faculdade de Nutrição da UFMT. As docentes possuem ampla experiência acadêmica e atuam na formação de profissionais nas áreas de ciência e tecnologia de alimentos e nutrição.
A programação do curso contempla desde a recepção dos participantes e apresentação do cronograma até conteúdos técnicos fundamentais, como contaminação física, química e microbiológica do pescado, higiene pessoal do manipulador e boas práticas operacionais. Também são abordados temas como a higienização de utensílios e ambientes de trabalho e a relação entre a cadeia produtiva do pescado e a oferta de alimento seguro.
A iniciativa reforça o compromisso do município com a saúde pública, ao investir na capacitação dos profissionais que atuam diretamente na cadeia de alimentos. Ao mesmo tempo, contribui para fortalecer o Peixe Santo como uma ação que alia tradição, acesso ao alimento e responsabilidade sanitária.
O curso se encerra ao meio-dia, consolidando mais uma etapa preparatória para o início das vendas, com a expectativa de garantir produtos de qualidade e segurança à população cuiabana.
PROGRAMAÇÃO
07h30 – Recepção dos participantes
08h00 – Apresentação do cronograma do curso
08h10 – Apresentação da equipe do S.I.M.
08h30 – Micro-organismos contaminantes: contaminação física, química e microbiológica do pescado
09h30 – Higiene pessoal do manipulador
10h30 – Intervalo
10h50 – Higiene operacional dos manipuladores: higienização de utensílios e ambientes de trabalho
11h10 – Cadeia produtiva do pescado x alimento seguro
12h00 – Encerramento
SERVIÇO
Curso: Boas Práticas de Fabricação para Manipuladores de Alimentos – Peixe Santo 2026
Data: 26 de março de 2026 (quinta-feira)
Horário: 7h30 às 12h
Local: Sala 47 – Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso
Público: Manipuladores de pescado do projeto e da feira do bairro Praeirinho
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica
Published
5 horas agoon
25 de junho de 2026By
Da Redação
A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas podas de árvores realizadas próximas à rede de distribuição de energia elétrica. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Abilio Brunini e reuniu gestores municipais das áreas de meio ambiente, serviços urbanos, economia, ordem pública e comunicação, no dia 24 de junho.
Participaram da reunião o prefeito Abilio Brunini, a secretária municipal de Meio Ambiente, Lise Bokorni, a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, o secretário de Economia, Marcelo Bussiki, a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa, além de representantes técnicos da Energisa.
A agenda foi solicitada pela Prefeitura com o objetivo de compreender os protocolos utilizados pela concessionária nas intervenções que envolvem o manejo de árvores em áreas urbanas. O tema vem sendo acompanhado pela administração municipal em razão de questionamentos apresentados pela população sobre serviços executados na capital.
Durante a reunião, a Energisa informou que realiza mais de mil podas por dia em todo o estado como parte das ações preventivas voltadas à manutenção da rede elétrica e à garantia da continuidade do fornecimento de energia. A empresa destacou que eventuais ocorrências que geram questionamentos não representam o padrão dos serviços executados e informou que tem investido continuamente na capacitação das equipes responsáveis pelas intervenções.
O prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de que as ações sejam executadas de forma planejada, transparente e alinhada aos princípios de preservação ambiental. Segundo ele, a população muitas vezes associa as podas à atuação do Município, o que torna necessária uma atuação integrada entre os órgãos públicos e a concessionária para assegurar que os procedimentos ocorram dentro dos critérios técnicos adequados.
Abilio também defendeu que os serviços de poda sejam acompanhados do imediato reordenamento da fiação nos locais atendidos. Conforme alinhado durante a reunião, a Prefeitura passará a adotar critérios mais rigorosos para autorização e acompanhamento das intervenções, buscando garantir não apenas a segurança da rede elétrica, mas também a organização urbana e a preservação da arborização da cidade.
“O desenvolvimento da cidade precisa caminhar junto com a preservação ambiental. Cuiabá possui um patrimônio arbóreo importante, que contribui diretamente para a qualidade de vida da população. Nosso objetivo é assegurar que toda intervenção necessária seja realizada com responsabilidade, planejamento e respeito ao meio ambiente”, destacou o prefeito.
Ao final do encontro, Prefeitura e Energisa definiram o fortalecimento da cooperação técnica entre as instituições, com análise de novas técnicas de manejo arbóreo em áreas de rede elétrica, ampliação da fiscalização e aperfeiçoamento dos fluxos de autorização dos serviços. A iniciativa busca reduzir impactos ambientais, aumentar a eficiência operacional das intervenções e oferecer mais segurança, organização e transparência à população cuiabana.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Comissão de Fiscalização debate resultados do Relatório Anual de Gestão de 2025 em audiência pública
Diego Guimarães denuncia cobrança ilegal da Águas Cuiabá, aponta rombo milionário e questiona alta de 11%
Gabi Martins curte dia de sol em Miami e impressiona ao posar em moto aquática
Principais atletas do país destacam qualidade do complexo de skate no Parque Novo Mato Grosso
MPMT apresenta sistema e compartilha ferramentas com MPMS
CUIABÁ
Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica
A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas...
Cuiabá realiza na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde para debater o fortalecimento do SUS
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, realizará na...
Prefeitura de Cuiabá convoca 18 profissionais para reforçar a rede municipal de saúde
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), publicou novas convocações para reforçar o quadro de...
MATO GROSSO
Principais atletas do país destacam qualidade do complexo de skate no Parque Novo Mato Grosso
Os principais atletas do skate brasileiro já estão em Cuiabá para a disputa da etapa do STU National 2026, que...
Seaf apoia 1º Encontro da Mulher Rural de Jaciara e destaca protagonismo feminino no campo
A valorização das mulheres que movimentam a agricultura familiar foi o destaque do 1º Encontro da Mulher Rural de Jaciara,...
Governo de MT firma convênios com municípios do Alto Rio Paraguai: “parceria faz diferença na ponta”, afirma prefeito de Tangará da Serra
O Governo de Mato Grosso firmou, nesta quinta-feira (25.6), convênios e autorizações de investimentos que somam cerca de R$ 90...
POLÍCIA
Polícia Civil prende homem investigado pelo crime por estupro de vulnerável em Alto Garças
A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia de Alto Garças, cumpriu, nesta quinta-feira (25.6), um mandado de prisão...
Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável em Canabrava do Norte
A Polícia Civil cumpriu, nesta quinta-feira (25.6), um mandado de prisão temporária contra um homem, de 36 anos, investigado pelo...
Polícia Civil participa de evento nacional de combate ao narcotráfico em encontro técnico em Brasília
A Polícia Civil de Mato Grosso participa nesta semana do primeiro Encontro Técnico da Rede Nacional de Unidades Especializadas de...
FAMOSOS
Gabi Martins curte dia de sol em Miami e impressiona ao posar em moto aquática
Gabi Martins, de 29 anos, aproveitou o clima ensolarado de Miami para compartilhar novos registros de sua viagem aos Estados...
Larissa Saad celebra evolução de Lucas Moura após grave lesão: ‘Vitória enorme
Larissa Saad, de 34 anos, emocionou os seguidores nesta quinta-feira (25), ao compartilhar um momento importante da recuperação do marido,...
Luciana Mello celebra aprovação da filha Nina, no vestibular: ‘Estou toda boba’
Luciana Mello, de 47 anos, comemorou uma importante conquista da filha mais velha, Nina Levy, de 17 anos. A adolescente...
ESPORTES
Brasil vence Escócia e marca retorno de Neymar
A Seleção Brasileira confirmou sua força na Copa do Mundo de 2026 ao derrotar a Escócia por 3 a 0...
Suíça vence e garante liderança enquanto Canadá faz história com classificação inédita
A fase de grupos da Copa do Mundo reservou um momento histórico para o futebol da América do Norte nesta...
Inglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
A Inglaterra até tentou, mas não passou pela muralha defensiva de Gana. Pela segunda rodada do Grupo L da Copa...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
FAMOSOS6 dias agoLucy Ramos revela sexo do segundo bebê e celebra crescimento da família: ‘Felicidade’
-
CIDADES6 dias agoÔnibus escolar ganha decoração da Copa do Mundo e transforma trajeto dos alunos em momento de alegria
-
CUIABÁ6 dias agoSegurança reforçada garante tranquilidade para torcida nos telões da Copa em Cuiabá
-
FAMOSOS6 dias agoGabriela Versiani celebra três anos de relacionamento e se declara para cantor




