CUIABÁ

Brasil recebe recertificação como país livre do sarampo e secretário de Saúde e Prefeito destacam contribuição local

Publicado em

Neste mês, o Brasil foi novamente reconhecido como país livre do sarampo, ao receber o certificado da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). A entrega oficial aconteceu em Brasília, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, celebrando o marco histórico. O país havia perdido a certificação em 2018 devido às baixas coberturas vacinais, mas, por meio de ações intensivas, recuperou o status de eliminação do sarampo endêmico, consolidando novamente as Américas como uma região livre da doença.

Entre os esforços do Governo Federal para essa conquista estão investimentos em vacinação nas fronteiras, busca ativa de casos suspeitos, ações de imunização em locais de difícil acesso, além de campanhas como o Dia S de combate ao sarampo e capacitações de manejo clínico da doença.

O secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira, que está em Brasília participando de um evento nacional sobre imunização, fez questão de parabenizar as equipes locais de saúde pelo papel desempenhado nessa conquista. “Quero parabenizar nossa Secretaria de Saúde pelo excelente trabalho desempenhado, que foi fundamental para ajudarmos a alcançar essa importante conquista. Essa vitória é um reflexo do comprometimento e da dedicação dos profissionais do Sistema Único de Saúde. No entanto, ainda enfrentamos desafios significativos pela frente. Precisamos continuar avançando, com o objetivo de ampliar cada vez mais a imunização da nossa população. É essencial garantir que essa proteção seja abrangente, incluindo não apenas os esforços atuais, mas também a cobertura contra outros vírus. Com união, planejamento e trabalho contínuo, podemos construir um sistema de saúde mais forte, que assegure o bem-estar e a qualidade de vida de todos”, enfatizou Teixeira.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá prorroga Mutirão Fiscal até 16 de janeiro de 2026

O prefeito Emanuel Pinheiro também celebrou a recertificação e destacou o empenho de toda a equipe municipal. “Esse reconhecimento é uma conquista de todos os brasileiros, mas especialmente das equipes de saúde que estão na linha de frente, garantindo que cada pessoa receba a imunização necessária. Quero agradecer e parabenizar nossos profissionais da Atenção Primária, que têm mostrado compromisso e dedicação em proteger a nossa população. Continuem trabalhando com afinco para que a imunização seja uma prioridade constante e que Cuiabá siga contribuindo para o fortalecimento da saúde pública no Brasil.”

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Colégio Isaac Newton conquista título do futsal na categoria A dos 49º Jogos Estudantis Cuiabanos

Published

on

A final do futsal masculino da categoria A (15 a 17 anos) dos 49º Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs) movimentou o Ginásio Verdinho, em Cuiabá, nesta quinta-feira (25).

Em uma decisão equilibrada, o Colégio Isaac Newton (CIN) venceu o Colégio Fato por 3 a 1 e garantiu o título da competição, além da vaga para representar a capital na etapa estadual dos Jogos Estudantis Mato-grossenses.

Promovidos pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, os JECs reúnem estudantes de escolas públicas e particulares da capital e são considerados a principal competição do calendário esportivo estudantil do município.

Os campeões da etapa municipal avançam para a fase estadual e, em caso de classificação, seguem para a etapa nacional dos Jogos Estudantis.

O secretário-adjunto de Esportes, Pablo Queiroz, destacou a importância da competição para a formação esportiva dos estudantes e o papel dos Jogos Estudantis como porta de entrada para disputas de maior alcance.

“Os JECs são a principal competição esportiva estudantil de Cuiabá. É aqui que começa a trajetória dos atletas rumo às etapas estadual e nacional, fortalecendo o esporte escolar no município”, disse.

Leia Também:  Em cerimônia da Sorp, mais de 900 jovens participam de juramento à Bandeira e recebem Certificados de Dispensa de Incorporação ao Exército Brasileiro

Após a conquista, o técnico do Colégio Isaac Newton, Marcos Antônio Duarte, ressaltou o trabalho desenvolvido com os estudantes dentro e fora das quadras. Segundo ele, o esporte é uma ferramenta de formação e desenvolvimento pessoal.

“Conquistamos o título com uma equipe dedicada, que treina com responsabilidade e tem os estudos como prioridade. O esporte agrega valores que os alunos levam para a vida”, pontuou.

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, desenvolve um amplo trabalho de formação esportiva, beneficiando mais de 2,3 mil crianças e adolescentes em diferentes modalidades.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA